Esquerda treme e ministros do STF riem (de nervoso) com vitória de Trump. O comentário de Guilherme Oliveira no Em Alta desta terça-feira (11), aborda as reações de integrantes do Governo Federal, do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) à vitória do candidato republicano nas eleições americanas, Donald Trump.
De um lado, o presidente Lula (PT) "parabenizou" o futuro presidente norte-americano e disse que a democracia deve ser respeitada. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o dia da vitória do republicano "começou tenso", diante da escolha dos americanos. Gleisi Hoffmann, presidente do PT, chegou a dizer que a "extrema-direita" do Brasil teria se "assanhado" com a vitória de Trump.
Do outro lado da Praça dos Três Poderes, no STF, os ministros fizeram brincadeiras e deram risada ao discutir qual deles seria o primeiro a ter o visto cassado por Trump. Será que é medo da democracia? Estão rindo de nervosos?
Esquerda treme e ministros do STF riem (de nervoso) com vitória de Trump
Ah! O sabor amargo da derrota! Não bastasse em nível nacional tomar um atropelo nas eleições municipais de 2024, a esquerda teve que aturar a vitória do republicano Donald Trump em um retorno triunfal à Casa Branca. Depois de um apoio descarado à candidata democrata Kamala Harris, coube a Lula colocar o rabo entre as pernas e “parabenizar” Trump pela vitória.
Além do Lula, tivemos manifestação do ministro da fazenda, o petista tocador de violão, Fernando Haddad. Ele disse que o dia havia amanhecido mais tenso com a vitória de Trump. Nem para tirar uns acordes de parabéns para você... Que deselegante!
Outra que não perde uma manchete é a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. Ela disse que a extrema-direita brasileira estava se assanhando com a vitória do republicano. Ela foi até capa na gazeta do povo.
Ministros do STF dão risada...de nervoso
A desfaçatez, no entanto, não pairou apenas e tão somente nos integrantes do Poder Executivo ou na liderança do Partido das Trevas. O STF também ficou um tanto desnorteado com a vitória de Trump. Ao modo deles, é claro.
A descontração ocorreu enquanto os magistrados aguardavam o início da sessão do plenário na última quarta-feira (6), data da consagração de Trump. Eles comentaram em tom de brincadeira sobre quem seria o primeiro a ter o visto cancelado pelo novo presidente norte-americano. Na sala, estavam presentes o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes.
Risadas à parte, todos os togados sabem muito bem que a reputação da turma não anda lá essas coisas por lá. Por aqui, a gente nem precisa comentar. Fato é, que a risadaria incontida pode representar duas coisas: a garantia de uma impunidade que blinda a mais alta corte do país. Mas também o medo, puro e simples. Rindo de nervosos.
O resultado da eleição presidencial americana bem como a presença de Elon Musk no apoio a Trump, deve escancarar verdades para temas como o de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, o bloqueio do X, o 8 de janeiro e uma infinidade de assuntos que se interligam com os absurdos cometidos pelo judiciário brasileiro.
Assista ao Em Alta todas as terças-feiras
O programa Em Alta promove uma análise política ácida, sem medo e cheia de boas sacadas, pautada por um tema pertinente da semana. Com comentários de Guilherme Oliveira, o programa vai ao ar todas as terças, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
STF menos confortável com vitória de Trump
Lula diz esperar relação de "interesse de Estado" com Trump
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião