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Tracey Ullman interpreta a Rainha Elizabeth no especial de comédia “2020 Nunca Mais”, da Netflix
Tracey Ullman interpreta a Rainha Elizabeth no especial de comédia “2020 Nunca Mais”, da Netflix| Foto: KEITH BERNSTEIN/NETFLIX

Se houve um ano que realmente exigiu algum alívio cômico retrospectivo, este ano é 2020. O infame trecho de 366 dias (sim, foi um ano bissexto) nos deu um número angustiante de manchetes chocantes, reviravoltas bizarras na trama e catástrofes trágicas.

Portanto, o novo mockumentary da Netflix, "2020 Nunca Mais", é um alívio bem-vindo, apresentando uma linha do tempo global detalhada de todos os eventos com muito humor negro.

Em seu curto tempo de execução, o filme cobre os incêndios florestais na Austrália, Brexit, o discurso de Greta Thunberg sobre mudanças climáticas na cúpula do G7, impeachment, a pandemia, lockdowns e falta de EPI. Isso leva você a maio. Em seguida, examina a morte de George Floyd pela polícia e os protestos do movimento Black Lives Matter resultantes, a brutalidade policial, a demolição de monumentos confederados, a morte de Ruth Bader Ginsburg, a eleição e a vacina contra o coronavírus.

Tanta coisa aconteceu em 2020 que não tem problema se você esqueceu algumas dessas histórias, ou se pensou que elas aconteceram antes do ano passado.

O foco do filme está nos próprios eventos, mas a história que conta é da humanidade enfrentando tempos difíceis e incertos. E embora o comentário seja bastante engraçado, o comportamento de algumas das pessoas que ele cobre — os policiais assassinos, os saqueadores e os lockdowners etc — não é. No final de tudo, os espectadores ficam com uma aversão na boca por todos os envolvidos. “Talvez nós realmente sejamos o vírus!”

O que torna o mockumentary notável é que ele se recusa a tomar partido e não deixa poupa ninguém. Falhas do governo, abuso de poder, corrupção, violência de Estado e incompetência geral são reconhecidos em todo o espectro político. Em uma época em que a maioria dos comentaristas só identifica o que está errado quando é feito pelo "outro lado", achei isso refrescante em sua honestidade e precisão.

Como o falso documentário mostra, os humanos são falíveis — somos propensos à corrupção, tribalismo, inveja e erro — e essas falhas transcendem partidos políticos e fronteiras.

Muitos cometem o erro fatal de presumir que precisamos apenas eleger pessoas “melhores” com “boas intenções” para consertar o mundo. Eles acham que se “o cara deles” estivesse no poder, tudo ficaria bem, em vez de reconhecer essas verdades fundamentais sobre a humanidade. 2020 deve dissolver para sempre essa noção, já que o mau comportamento de ambos os lados ficou bem evidente e até mesmo a melhor das intenções criou efeitos devastadores na vida das pessoas.

Devido ao problema do conhecimento, os líderes não são capazes de planejar centralmente a vida de milhões de pessoas, e quando tentam acabam prejudicando os cidadãos — mesmo quando essas tentativas são feitas com boas intenções.

Veja os lockdowns, por exemplo. Daremos aos políticos o benefício da dúvida e presumiremos que a maioria deles pretendia salvar vidas com essas ações. Mas os bloqueios acabaram prejudicando muito mais as pessoas: empregos foram perdidos, a fome aumentou, a desigualdade cresceu, suicídios e overdoses dispararam, e os bloqueios em última análise não impediram a propagação de doenças.

Portanto, os humanos são imperfeitos e incapazes de tomar decisões por um grande número de pessoas. Adicione a isso a natureza do poder — sabemos que o poder corrompe e oferece incentivos perversos que fazem com que até mesmo os “mocinhos” se desviem.

Por essas razões, é imperativo que reduzamos os incentivos ruins que a natureza do poder cria e que removamos a capacidade de políticos falhos infligir danos à sociedade em geral. Só podemos fazer isso limitando o tamanho e o escopo do governo.

Volte ao exemplo dos lockdowns. Se o poder do estado fosse suficientemente restrito, os governantes não teriam infringido a liberdade individual em primeiro lugar. Não importaria quem fosse o governante, pelo menos não tanto.

É com essas realidades inescapáveis ​​em mente que nosso país foi originalmente estruturado.

No "Federalist No. 51", James Madison, que é lembrado como o Pai da Constituição, escreveu:

“Se os anjos governassem os homens, nem controles externos nem internos sobre o governo seriam necessários. Ao formular um governo que deve ser administrado por homens sobre os homens, a grande dificuldade reside nisto: primeiro você deve permitir que o governo controle os governados; e em seguida obrigá-lo a se controlar.”

Nosso governo existe para governar pessoas com falhas, mas também é dirigido por essas mesmas pessoas com falhas. É por isso que os Pais Fundadores dos EUA projetaram a Constituição para colocar limites estritos ao poder dos políticos. Os EUA são únicos no fato de que suas leis foram inicialmente consagradas para impor limites ao governo, mais do que ao povo. Os Pais Fundadores sabiam que qualquer governo instituído sempre buscaria enriquecer e se proteger a si mesmo em detrimento de seus cidadãos, e por isso procuraram contê-lo. Este é o princípio essencial que fundamenta a crença em um governo limitado.

Este princípio é metaforicamente bem ilustrado por um antigo mito.

Em "A Odisséia", de Homero, Odisseu é um herói de guerra voltando para casa. Em sua jornada, ele é avisado sobre as sereias — monstros que se passam por belas mulheres e atraem os marinheiros para a morte com uma canção encantadora. Odisseu diz a seus homens para colocarem cera nos ouvidos, mas ele quer ouvir a música, então ordena que sua tripulação o amarre ao mastro do navio. Com certeza, o canto das sereias o alcança enquanto o navio navega, prometendo-lhe paz e felicidade se ele se juntar aos monstros. Odisseu tenta rasgar suas cordas, desesperado para seguir as sereias, mas felizmente está amarrado e sobrevive.

James Buchanan, um economista americano, usou a história de Odisseu e as sereias como um exemplo de como devemos abordar o governo em seu livro "The Reason of Rules". Sabendo que os homens são falíveis e sabendo que o poder é o canto da sereia com o potencial de nos levar à morte, é imperativo que prendamos nossos políticos ao mastro do navio. Não podemos esperar que eles resistam ao canto das sereias por conta própria.

Essa compreensão da natureza da política, do governo e da natureza humana moldou o trabalho pioneiro de Buchanan na "teoria da escolha pública", que lhe rendeu um Prêmio Nobel. Buchanan descobriu que — como as pessoas normais — os políticos agem em seu próprio interesse de acordo com incentivos. E então, novamente, devemos limitar as oportunidades que eles enfrentam e que podem causar danos a outras pessoas.

"2020 Nunca Mais" começa com o narrador dizendo: "Estamos revivendo os eventos de 2020", ao que o personagem de Samuel L. Jackson brinca: "Por que você quer fazer isso?" Mas devemos olhar para os eventos de 2020 para que possamos aprender com as lições importantes que eles trazem. 2020 é um conto de falhas do governo, e a moral da história é que nunca deveríamos ter dado a ele tanto poder em primeiro lugar.

© Foundation for Economic Education 2020. Publicado com permissão. Original em inglês
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