• Carregando...
Washington Quaquá, Frases da Semana
Washington Quaquá: “A esquerda está muito dogmática, fundamentalista”| Foto: Modificado de Bruno Spada/Câmara dos Deputados

“A sociedade não tem que saber como vota um ministro da Suprema Corte” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República. A democracia relativa exige decisões a portas fechadas.

“Eu não teria qualquer prazer em trabalhar com esse último, ele é exemplo do populismo mais demagógico” – Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês e ‘conservador’, sobre Bolsonaro, em livro de memórias em que é só elogios a Lula. Se ele acha que o atual presidente não é populista nem demagogo, só pode ter comido Camembert estragado.

“Eu, do lado do Bolsonaro?” – Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo (MDB), tentando não atrair os inimigos do ex-presidente contra si. Em breve talvez até esqueça o nome.

“[Gêngis Khan] reconheceu as qualidades extraordinárias dos povos presentes em seu imenso território e as colocou a serviço de um desenvolvimento comum” – Papa Francisco, em visita à Mongólia, elogiando o famoso líder no ano de seu 860º aniversário. O próprio Khan responde: ‘minha maior felicidade é destruir meus inimigos, persegui-los, reduzir suas cidades às cinzas e seus entes queridos às lágrimas, e tomar suas esposas e filhas’. Só falta elogiar o diabo, agora.

“A esquerda está muito dogmática, fundamentalista”

Washington Quaquá, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores. Se até ele diz...

“[Eduardo Pazuello] é uma pessoa agradável, gosta de samba, é um malandro carioca” – Washington Quaquá, confirmando um apreço petista pela malandragem ao justificar foto com o ex-ministro de Bolsonaro.

“Parem de gostar de rico” – Renan Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre. Se posar de liberal não funciona para o seu movimento, experimente adotar a retórica do PSOL.

“Você acha que estou com cara de ministro do Supremo?” – Flávio Dino, ministro da Justiça, quando perguntaram se ele poderia ser nomeado. Até que há mesmo uma semelhança de fisionomia com o Gilmar Mendes.

“Em breve, o Brasil pode dar mais um passo rumo à independência plena retirando da vida pública todos aqueles que sabotaram a pátria fazendo emergir o fascismo, destruindo empresas e milhares de empregos” – Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça (!), irritado com uma publicação do senador Sergio Moro sobre as ruas vazias no 7 de setembro, e prometendo que ele será o próximo a perder o cargo eletivo após Deltan Dallagnol. Com ‘defensores da democracia’ como este, quem precisa de defensores de ditadura?

“Humor que ofende não é humor” – Pequena Lô, humorista ‘leve e divertida’ das redes sociais, em indireta ao politicamente incorreto Léo Lins, que continua alvo de censura. Ela é que sabe, não este time aqui de humoristas do passado.

“The Town dispensou serviços de Cacique Cobra Coral e enfrenta chuvas” – Folha de S. Paulo, a respeito de um evento de música e uma organização mística de pseudometeorologia. Nessas horas, está liberado associar índio à dança da chuva.

“Crise: fãs de Demi Lovato estão usando fraudas [sic] para urinar e fazer cocô sem perder o lugar na grade do The Town” – Choquei, conta de notícias e gramática questionáveis que fez campanha para Lula. “Frauda” é uma fralda fraudulenta, que não segura as coisas, ou parece cheia, mas está limpa? E onde está a fralda das redes sociais, que contenha esse tipo de publicação?

“Preço da gasolina cai R$ 0,01 nas bombas” – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), parafraseada em manchetes. Mudou minha vida.

Cantinho do juiz imparcial

“Valeram-se de uma verdadeira tortura psicológica, UM PAU DE ARARA DO SÉCULO XXI, para obter ‘provas’ contra inocentes” – José Antonio Dias Toffoli, ministro do STF, ao anular as provas obtidas com o acordo de leniência com a empreiteira Odebrecht pela Lava Jato. Notem o CAPS LOCK XANDÔNICO. Aguardem em breve a lei que criminaliza a ‘violência psicológica’ contra corruptos. Nem precisará passar pelo Congresso, já que os ministros andam criando leis.

“Já seria possível, simplesmente, concluir que a prisão do reclamante, Luiz Inácio Lula da Silva, até poder-se-ia chamar de um dos maiores erros judiciários da história do país” – Toffoli, na mesma decisão. O fato de Marcelo Odebrecht ter alegado que o ministro tinha o apelido ‘amigo do amigo do meu pai’ na lista de propina da empresa e o fato de que ele trabalhou como advogado em três campanhas presidenciais de Lula nada têm a ver com isso.

“Fui acusado de destruir a Lava Jato. (...) Hoje, a sociedade enxerga seu verdadeiro legado maldito” – Augusto Aras, procurador-geral da República nomeado por Bolsonaro, em aparente comemoração à decisão de Toffoli. Um legado bendito?

Cantinho do Eufemismo

“Lula atravessou a rua para escorregar na casca de banana” – Kennedy Alencar, colunista do UOL, sobre Lula defender voto sigiloso para ministros do STF. Alencar também fez questão de deixar bem claro que o Bolsonaro era muito pior, e prometeu que outro dia ele vai analisar a questão da Lava Jato etc. que o levou ao poder. Procrastinação de análise.

“Lula dá tiro no próprio pé ao defender sigilo no STF após votos de Zanin” – Leonardo Sakamoto, colunista do UOL. Casca de banana, escorregada no tomate, tiro no pé, gafe, descuido... é como jornalista chapa-branca descreve uma posição inconstitucional aqui, uma relativização da democracia a favor de ditadores ali...

“Lula faz gol contra, demite Ana Moser, e o esporte fica órfão” – Juca Kfouri, comentarista esportivo. Acrescente aí ‘gol contra’ à lista de eufemismos.

“Digo ao povo maranhense e ao povo do Brasil que voto sim a favor do impeachment” – André Fufuca, deputado do centrão que foi posto por Lula no lugar de Moser no ministério do Esporte, quando votou a favor de remover Dilma Rousseff da presidência em 2016. Para Lula e o PT, impeachment é um eufemismo para um pretenso ‘golpe’. Mesmo assim chamam supostos ‘golpistas’ para integrar o governo. Vai entender.

Cantinho do identitarismo pero no mucho

“Nós marcamos um café pro Lula conhecer algumas juristas negras com notável saber jurídico que podem ocupar a próxima vaga do STF. Ajude a gente a fazer o convite chegar até ele” – Gregorio Duvivier, humorista (dizem) do Porta dos Fundos. Notem que ‘notável saber jurídico’ vem só depois da menção de gênero e cor.

“Imagina você ser burro a ponto de não entender a diferença entre uma empresa e uma indicação pro STF” – Gregorio Duvivier, reagindo a uma conta que cobrou mulheres negras em uma foto de 2012 da equipe do Porta dos Fundos. Quando a Ável Investimentos, ligada à corretora XP, que é do Sul do país, virou alvo de linchamento dos identitários e do Ministério Público em 2022 pela distribuição de cores dos funcionários (completamente esperada para a região) em uma foto, ele não disse nada.

Memória

“Vocês concordam com o glamour do tráfico de drogas, banhado a sangue contra o trabalho sério do povo brasileiro?” – Alexandre de Moraes, ministro do STF, em 22 de outubro de 2017 no Twitter.

“Tem toda razão!” – Alexandre de Moraes, em resposta a si mesmo na época, minutos depois. Ficou parecendo que se esqueceu de trocar para outra conta. Não estou dizendo que é uma prova de que ele usa fakes para concordar consigo mesmo. Até porque, se fosse prova, seria anulada.

“Desculpe, a Odebrecht errou. A Odebrecht reconhece que participou de práticas impróprias em sua atividade empresarial. Reconhecemos nosso envolvimento, fomos coniventes com tais práticas” – Odebrecht, empreiteira, em confissão pública de culpa nos esquemas de corrupção revelados pela Lava Jato, em dezembro de 2016. Anula essa também, Toffoli.

Cantinho do Reinaldo Azevedo

O Frases da Semana informa: te poupamos das frases do jornalista Reinaldo Azevedo esta semana. Tua saúde mental agradece.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]