• Carregando...
Jair Bolsonaro, Frases da Semana
Jair Bolsonaro: “A única baleia que não gosta de mim está no ministério”| Foto: Modificado de EFE/ Sebastiao Moreira

“Nem tomei uma decisão, foi puro instinto e acabou em segundos. Eu tenho dois filhos, eu tinha que fazer alguma coisa” – Caio Benicio, brasileiro que migrou para a República da Irlanda, onde trabalha como entregador. Ao ver uma menina de cinco anos sendo esfaqueada, ele pulou da moto e usou o capacete como arma contra o agressor. Alguns imigrantes são melhores que outros.

“Quero sensibilizar nosso presidente, que passou pelo sistema, a Janja que já visitou [prisão]... Queria que olhassem a mim como a esposa de uma pessoa que errou, mas não como uma criminosa” – Luciane Farias, a Dama do Tráfico que visitou o Ministério da Justiça, traçando um paralelo entre a própria vida e a experiência do casal do Planalto.

“Não é o Judiciário que administra o sistema penitenciário” – Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, tentando amenizar a responsabilidade de sua corte pela morte de Cleriston da Cunha, acusado do 8 de janeiro, cuja defesa pediu repetidamente libertação por motivos de saúde. Foi o Judiciário, especificamente o relator do caso, Alexandre de Moraes, que decidiu ignorar os pedidos.

“A única baleia que não gosta de mim é aquela que está no ministério”

Jair Bolsonaro, ex-presidente, reagindo a uma nova investigação do MPF e da PF contra ele por suposta “importunação” de uma baleia jubarte.

“A pedra lançada não volta à mão que apedreja. A imprensa oligárquica brasileira (...) sabe dos danos que causaram às imagens de Flávio Dino e do governo Lula” – Jean Wyllys, ex-deputado, soando como o poeta Augusto dos Anjos. Escarra nessa mão que te apedreja! De escarrar ele entende.

“Quem financia a Dama das Fake News?” – Felipe Neto, youtuber e palpiteiro, tentando bajular o governo atacando a editora de política do Estadão, Andreza Matais, por causa da reportagem sobre a visita da Dama do Tráfico. Em mais uma felipenetice, ele apagou a publicação e depois fez sinalização de virtudes por ter apagado.

“Corinthians iria ganhar de presente da Odebrecht um estádio de futebol. Isso dito pelo dono da Odebrecht: 'é um presente para o presidente Lula'. (...) Houve a operação Lava Jato no meio do caminho” – Juca Kfouri, comentarista, falando com a maior naturalidade sobre as antigas relações do presidente com empreiteiras.

“Eu acredito que não seja meu ponto forte, porém eu faço gols” – Gabriel Jesus, atacante da Seleção Brasileira. Inspirou confiança.

“Motorista que atropelou Kayky Brito vira influenciador e faz harmonização facial” – manchete da CNN Brasil. Ele também harmoniza faces alheias com o uso criativo de veículos e asfalto.

“A gente achou que era brincadeira, que era boato, só que a gente entrou no Instagram da meliante e realmente ela tinha cancelado o show por causa das temperaturas extremas” – Fã da Taylor Swift, dando entrevista sobre sua decepção com a artista. ‘Meliante’ daria um bom nome para o próximo álbum.

“É difícil conseguir um ingresso para o tour da Britney [Spears], está meio quente no Brasil agora” – Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, descrevendo com sua característica lucidez a sina dos fãs da Taylor Swift.

“O fogo não é municipal, não é estadual, o fogo é responsabilidade de todos nós” – Marina Silva, ministra do Meio Ambiente. Poucos anos atrás, a responsabilidade era só do Ricardo Salles ou do Bolsonaro. Mas agora ela foi socializada.

“Exército de Israel divulga vídeo de suposto túnel do Hamas embaixo do hospital em Gaza” – UOL Notícias, fazendo suposto jornalismo.

Cantinho da rinha de instituições

“Não me permito fazer um debate político, tampouco receber agressões que gratuitamente eu recebi por membros do Supremo Tribunal Federal. (...) Nenhuma instituição tem o monopólio da defesa da democracia no Brasil” – Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Se o mineiro deixou de ficar quieto, é porque a coisa está feia mesmo.

“Esta casa não é composta por covardes, esta casa não é composta por medrosos” – Gilmar Mendes, ministro do STF. Ele chamou a maioria de senadores que aprovaram a PEC que limita decisões individuais de ministros do STF de “pseudo-representação” e lançou outra diatribe contra a “República de Curitiba”. Como disse o editorial da Gazeta do Povo: jus sperneandi.

“Ou o Jaques Wagner sai, ou não tem mais papo do STF com o Planalto e o governo” – Ministros anônimos do STF, descontentes com o voto do senador petista, líder do governo, a favor da PEC que limita suas decisões monocráticas, em fala resumida pela jornalista Eliane Catanhêde. Que papo seria esse? Seria mais um diálogo cabuloso?

“Honesta e sinceramente, considero uma instituição que vem funcionando bem” – Barroso, presidente do STF, sobre o tribunal.

“A OAB vai lançar outra nota contra mim, vão falar que eu não gosto do direito de defesa, vai dar mais uns quatro mil tweets dos meus inimigos” – Alexandre de Moraes, ao usar o Regimento Interno do TSE, não a Constituição, para rejeitar sustentação oral de advogado em processo. Quer dizer que os tweets incomodam? Fica a dica para o leitor.

“Uma PEC para encabrestar o STF, com a ajudinha decisiva do líder do governo” – Vera Magalhães, jornalista. Ela está gostando das decisões monocráticas que censuram jornais e jornalistas. Fazer o STF decidir em colegiado agora é encabrestá-lo.

Cantinho libertário anarcocapitalista

“A prosperidade está adiante para a Argentina” – Elon Musk, bilionário, reagindo à vitória do libertário Javier Milei na presidência da Argentina.

“Ganhou a extrema-direita na Argentina, é a decisão de sua sociedade. Triste para a América Latina e já veremos que o neoliberalismo não tem proposta, não pode responder aos atuais problemas da humanidade” – Gustavo Petro, presidente da Colômbia.

“Agora diga sem chorar” – Nayib Bukele, presidente de El Salvador, respondendo a Petro.

“Ele ofendeu de forma gratuita o presidente Lula. Seria um gesto dele como presidente eleito, de ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso eu pensaria na possibilidade de conversar” – Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, já colocando condições para as relações com Milei, que chamou Lula de comunista.

“Trio da antidemocracia: Trump, Bolsonaro e agora Milei” – Eliane Catanhêde, jornalista. Quando o povo não vota como querem alguns, não é mais democracia.

Memória

“Eles nos acusam de comunistas, como se nós ficássemos ofendidos com isso” – Luiz Inácio Lula da Silva, ao abrir o 26º Encontro do Foro de São Paulo, em 29 de junho de 2023.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]