• Carregando...
Lula frases da semana
Lula mostra que veio para apaziguar.| Foto: EFE/ Joédson Alves/Phrase.it

“Alguém sabe alguma coisa sobre o histórico da marca Hering? Como a marca é de Santa Catarina, fico com o pé atrás. Não quero que minhas cuecas financiem fascismo” – Alvaro Borba, jornalista e youtuber do canal “Meteoro Brasil”. A xenofobia “do bem” contra o Sul está cada vez pior.

“Eu nunca vi a esquerda praticar 10% da violência que a extrema-direita está fazendo no Brasil” – Luiz Inácio Lula da Silva, represidenciado e descondenado por erro de CEP. Reparem que a “extrema-direita” é comparada à “esquerda”, não à “extrema-esquerda”, que, ao que parece, não existe.

“Eu pretendo procurar várias igrejas evangélicas e discutir com o chefe delas: ‘Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas?’ Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas”

Lula, ex-presidiário prestes a ser presidente, afastando aquelas preocupações de que, como seu amigo ditador Daniel Ortega, poderia perseguir cristãos. Tudo bem cobrar responsabilidade: cobre de quem defendeu vacina obrigatória, pelo risco de miocardite nos meninos e rapazes.

“Quem condena ideias à clandestinidade é depois surpreendido por elas” – Antonio Risério, intelectual baiano que se opõe à censura e organizou um livro novo, “A Crise da Política Identitária” (Top Books). Temos que destacar quando encontramos intelectuais assim: é como encontrar filhote de pombo.

“Democracia é uma luz à prova de túnel. Ditadura, um túnel à prova de luz” – Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF e poeta (como ele próprio se intitula). O Frases já estava com saudades dos versinhos do Britto. Vão os nossos: Para essa tirania / As outras não são páreo / Pesada ditadura / É do judiciário.

“Sem ele estaríamos vivendo em uma ditadura de extrema-direita. Alguns não querem reconhecer por falha de caráter, mas a História lhe fará justiça: ele garantiu as regras, não teve medo, agiu quando deveria agir e, mesmo atacado, sustenta a sua força na legitimidade do Direito” – Fábio Trad, advogado e deputado federal (PSD/MS), homenageando o autoritaríssimo Ministro Alexandre de Moraes. O Frases tem um sonho: passar uma semana, ou pelo menos dois dias, sem encontrar algum bajulador do Xandão.

“Conversei com várias lideranças. Muitas delas me ligaram. Muitas delas que estavam com Bolsonaro estão começando a recuar. (…) E quem não vier vai ficar para trás” – Neri Geller, deputado federal (PP/MT) vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, arrebanhando lideranças do agro “fascista” para Lula. A brincadeira é essa: quem quer meter a mão no bolso do pagador de impostos põe o dedo aqui, que já vai fechar, e não adianta chorar.

“Hoje eu sou o posto Ipiranga” – Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e parte da cada vez maior equipe de transição de Lula, se comparando ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Está mais para posto Lava Jato.

“Depois que o presidente começou a me atacar obsessivamente, aí começam a surgir ameaças de morte diárias e aí eu tenho que começar a andar com cinco seguranças, é um inferno de aborrecido” – Luís Roberto Barroso, ministro do STF, com saudade de quando podia pegar um avião sozinho sem problemas. Ameaças à parte, que são mesmo inaceitáveis, quem não tem saudade de quando quase ninguém se importava com o que os ministros faziam ou diziam, aqueles tempos em que eles não diziam “perdeu, mané” para cidadãos descontentes com coisas como ativismo judicial?

“Colocar Alexandre Frota na transição na área da Cultura é um desrespeito à Classe Artística” – José de Abreu, petista profissional e ator nos fins de semana. Aí estão duas pessoas que gostaríamos de esquecer que existem: Alexandre Frota e José de Abreu. Continuaremos trabalhando na nossa amnésia seletiva.

“Mesmo com as feministas antitrans boicotando o Tampax [marca de absorvente interno], continuarei sendo uma cliente leal” – India Willoughby, jornalista britânica transexual. Nós tínhamos um comentário, mas, segundo o STF, poderia ser crime.

“Multa de 22 (milhões), número de Bolsonaro. Xandão está se divertindo” – Ricardo Noblat, jornalista, sobre a multa aplicada por Alexandre de Moraes no PL, partido de Bolsonaro, quando insistiram em questionar os resultados das eleições. Brincar de monarca absoluto deve ser divertido, mesmo. Mas vem aí a CPI do abuso de autoridade, quem vai rir por último?

Cantinho do passarinho azul

“O Twitter pode morrer nesta madruga, segundo o Choquei. Elon Musk, seu incompetente, vc devia ter comprado o Facebook ou o Rumble” – Guga Noblat, jornalista. O que é pior: terem passado sete madrugadas e o Twitter estar vivinho da Silva, ou a fonte dele ter sido um site de futilidades?

“Aos nossos amigos no Brasil: Koo é o som de um passarinho amarelo fofo. Não é o que vocês pensam” – Koo, rede social indiana, considerada como alternativa ao Twitter para brasileiros descontentes com a compra dele por Elon Musk. E foi assim que os internautas brasileiros passaram a semana inteira de volta à quinta série.

“Remova os rótulos macartistas discriminatórios sobre as contas chinesas. É uma vergonha se você não remover” – Chen Weihua, chefe regional do jornal China Daily, reclamando para Elon Musk que sua conta tem um rótulo que diz “mídia afiliada ao Estado chinês”. O dono do China Daily é ninguém menos que o Departamento Central de Propaganda do Partido Comunista Chinês. O Twitter é banido na China.

“Votei pensando na presidência. Depois percebi que se tratava da conta dele no Twitter. Pode contar o meu voto em ‘não’ como um voto em ‘sim’, por favor?” – Joel Pinheiro, filósofo e comentarista político, errando ao votar na enquete do Elon Musk sobre Trump voltar ao Twitter. Joel, não sabe que mexer no voto eletrônico depois de já feito é uma ameaça à democracia?

“Eu vou ficar aqui. Torcendo para esse horroroso Elon Musk ir pra Marte. Gosto do Twitter. A verdade é essa. Decidido: eu fico. [Emoji de olhinhos.] E espero” – Míriam Leitão, jornalista, que acha que ela e o Twitter são tão importantes que merecem seu próprio Dia do Fico. Menos, menos.

Cantinho da Copa

“A Costa é rica, mas pelo jeito é fácil” – Arthur do Val, ex-deputado estadual mais conhecido como “Mamãe Falei”, ironizando a derrota da Costa Rica para a Espanha por 7 a 0. É uma clara referência às falas que o levaram a ser cassado quando fez uma viagem completamente inútil à Ucrânia assolada pela guerra, de onde fingiu que estava fazendo coquetéis Molotov e mandou áudios para um grupo do WhatsApp dizendo que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Vê-se o quanto está arrependido.

“E se o Tite colocar a Cristiane em campo? Ou a Marta? Ou a Adriana? Aí esse gol sai” – Caê Vasconcelos, repórter do UOL, antes dos dois gols do Brasil contra a Sérvia. Apesar dos esforços de equiparação de ganhos entre atletas mulheres e homens, que ignoram a desigualdade entre a popularidade das modalidades, ainda não está prevista a primeira Copa do Mundo Mista de futebol.

“Tinha que ser um LGBT anti Bolsonarista pra salvar. Assim até torço pro Brasil. Viva Richarlison!!!!” – Nina Lemos, colunista do Universa, site progressista do UOL e fonte constante de alegria para o Frases da Semana. Ela está confundindo Richarlyson Barbosa Felisbino, já aposentado aos quase 40 anos, que se declarou bissexual neste ano, com Richarlison de Andrade, 25 anos, que fez os dois gols na estreia da seleção na Copa.

“Brasil 2. Neymar 0” – Gregório Duvivier, “comediante” politicamente rancoroso que, se pudesse, colocaria em campo só os jogadores que votaram em Lula. Cuidado: pode não fechar o time.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]