• Carregando...
"Independência ou morte", obra feita por Pedro Américo em 1888 e exposto no Museu Paulista
“Independência ou morte”, obra feita por Pedro Américo em 1888 e exposto no Museu Paulista| Foto: Reprodução

Você conhece a história da Revolução Liberal do Porto, evento ocorrido em 1820 em Portugal que foi essencial para a Independência do Brasil? E já ouviu falar de Hipólito José da Costa, o jornalista que nasceu onde hoje é o Uruguai, foi perseguido pela Inquisição em Portugal e fugiu para Londres, de onde passou a publicar o primeiro jornal do Brasil? E quantas vezes se deparou com o clichê de que a nossa independência foi um evento pacífico, sem derramamento de sangue?

A história do Brasil nem sempre recebe a devida atenção e o respeito, seja nas universidades ou nos bancos escolares. Para suprir essa lacuna, a Gazeta do Povo está lançando simultaneamente três ebooks contando episódios distintos e diferentes visões da Independência do Brasil, que completa exatos 200 anos neste 7 de setembro de 2022. As obras são totalmente gratuitas para nossos assinantes.

Confira as obras:

Guerras Esquecidas do Brasil

Escrito pelo editor da Gazeta do Povo e historiador Giorgio Dal Molin, trata das guerras que ajudaram a consolidar o território nacional. “Esqueça a história de que a Independência do Brasil foi algo pacífico. A formação do nosso país é feita de guerras, suor, sangue e sacrifício de vidas literalmente de Norte a Sul do país”, afirma o autor. No ebook, você saberá como a província Cisplatina deixou de fazer parte do Brasil e como o Acre foi incorporado ao nosso território, além de saber mais sobre a Independência da Bahia, a Batalha do Jenipapo e os conflitos no Maranhão, e no Grão-Pará. 

Clique aqui para baixar gratuitamente 'Guerras Esquecidas do Brasil'

Capítulos da Independência

No ebook escrito por Tiago Cordeiro, colaborador de longa data de publicações como Aventuras na História e Superinteressante, além da própria Gazeta do Povo, você conhecerá episódios — como a já citada Revolução Liberal do Porto — e personagens que foram fundamentais para que o Brasil se separasse de Portugal, desde a Princesa Leopoldina, cuja presença de espírito e amor pelo país ajudaram a convencer D. Pedro I da necessidade de agir; até o boa-praça Francisco Gomes da Silva, conhecido pelo apelido “Chalaça” (expressão que significa zombeteiro, gozador ou piadista), que acompanhava o primeiro imperador do Brasil na noite do Rio de Janeiro, mas cujo papel não se resumia à fanfarronice, já que ele também foi um importante conselheiro político. 

Clique aqui para baixar gratuitamente 'Capítulos da Independência'

Jornalistas da Independência

Organizado por Amanda Peruchi, doutora em História e Cultura Social, e Jean Marcel Carvalho França, professor titular de História do Brasil na Universidade Estadual Paulista (UNESP), o ebook reúne uma série de oito artigos escolhidos entre as dezenas de reflexões políticas impressas nos 20 periódicos editados no país ao longo de 1822. Os ensaios publicados, todos assinados por destacados atores políticos do período, inclusive pelo próprio Príncipe Regente, tiveram um significativo impacto sobre a opinião pública nascente e, indiretamente, sobre os rumos do processo de Independência. O ebook ainda traz a história dos autores dos artigos escolhidos para compor esta obra.

Clique aqui para baixar gratuitamente 'Jornalistas da Independência'

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]