• Carregando...
Diplomatas americanos argumentam que a linguagem usada em documentos da ONU é vaga e politicamente correta | BRENDAN SMIALOWSKI/ AFP
Diplomatas americanos argumentam que a linguagem usada em documentos da ONU é vaga e politicamente correta| Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/ AFP

A administração Trump quer remover a palavra “gênero” de documentos de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Diplomatas da missão americana na ONU têm defendido a mudança na redação de políticas da assembleia geral para remover a palavra “gênero” e substituí-la na maioria dos casos por “mulher”, segundo o jornal The Guardian

Leia também: Governo Trump estuda mudar a definição de gênero

Em reuniões recentes do comitê da ONU que trata dos direitos sociais, humanitários e culturais, os diplomatas americanos argumentaram que a linguagem usada é vaga e politicamente correta, refletindo o que eles consideram ser ideologia de tratar o gênero como escolha individual, em vez de um fato biológico imutável. 

O Guardian trouxe um exemplo de uma das propostas de alteração: em um documento sobre o tráfico de mulheres e crianças apresentado por Alemanha e Filipinas em outubro, os Estados Unidos querem substituir frases como “violência baseada em gênero” por “violência contra mulheres”. 

Leia também: Na questão dos trans, a administração Trump está retornando à realidade e à lei

Um diplomata da ONU não identificado informou ao Guardian que essas propostas têm sido frequentes no comitê, e ressaltou que a política americana sobre a palavra “gênero” não tem sido completamente consistente, já que pelo menos uma vez a palavra foi incluída em um texto após insistência de membro dos Estados Unidos.

A fonte especulou que as inconsistências podem refletir visões diferentes entre os membros da missão americana. 

A fonte acrescentou que, para ter sucesso nesta campanha, os Estados Unidos terão que se fazer alianças incomuns, com a Rússia e com estados islâmicos contra os países ocidentais da Europa. 

Nesta semana, o New York Times relatou que o governo do presidente Trump considera restringir a definição de “gênero”, em uma lei federal, para uma condição biológica e imutável determinada no nascimento.

Leia também: 4 coisas que você precisa saber sobre a nova política de Trump para transgêneros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]