Um dos feriados mais importantes comemorado nos Estados Unidos é o Dia de Ação de Graças. Alguns até diriam que é, na prática, o mais importante. Para os americanos, significa família, lautas refeições e congraçamento.
O feriado serve para celebrar a boa colheita que os colonos americanos de Plymouth, Massachusetts, tiveram em 1621, depois de um ano muito ruim, em que o que plantaram foi perdido por causa do rigoroso inverno.
Demorou mais de dois séculos para entrar para o calendário oficial americano, sofreu alterações de datas ao longo dos tempos até ser definido pelo Congresso para a quarta quinta-feira do mês de novembro. Uma curiosidade: o Brasil também tem seu Dia de Ação de Graças, comemorado na mesma data que os EUA. Uma lei de 1966, assinada por Castello Branco, instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, que por aqui obviamente não é feriado.
Dentre as várias datas e ideias importadas de fora, não seria o caso do Brasil também adotar o hábito de comemorar o Dia de Ação de Graças? Não seria uma forma de exercitar a gratidão e lembrar de tudo que nos trouxe até aqui, um dos períodos mais prósperos da humanidade, graças aos esforços de nossos antepassados?
Os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza respondem à pergunta.
-
O que o “novo pré-sal” brasileiro tem a ver com a disputa de Guiana e Venezuela
-
CPI das ONGs propõe transparência para Fundo Amazônia e restrição a “práticas abusivas” do MP
-
Quais são as ideias de Lira e Gilmar Mendes para o STF que avançam na Câmara
-
Oposição aposta em projeto de lei para liberar Estados para legislar sobre acesso a armas de fogo