i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Bandeira do estado da Califórnia e dos EUA
Podcast

Ideias #138: Como funciona o federalismo nos EUA

    • Por Gazeta do Povo
  • 27/12/2019 16:08

Quando os pais fundadores dos Estados Unidos organizaram o novo país, um dos desejos era manter as 13 colônias originais livres do jugo opressor de um todo poderoso governo central. A maneira que eles encontraram para isso foi o Federalismo, um sistema que concentra alguns poucos poderes no governo federal, como o de imprimir moeda e declarar guerras, e dá bastante poder aos estados, que podem fazer suas próprias leis. Ou pelo menos assim deveria ser.

O modelo, com suas falhas e imperfeições, se mostrou acertado. Enquanto a Europa passou por revoluções, ditaduras e secessões, os Estados Unidos se mantiveram unidos e democráticos mesmo passando por uma dura Guerra Civil.

Neste programa, os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza recebem Maxwell Hamilton, diplomata de carreira do Departamento de Estado norte-americano e cônsul-geral adjunto e chefe da seção de Política e Economia do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Conteúdo editado por:Jones Rossi
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.