• Carregando...
Aprenda com Ann-Marie Campbell: seja sempre ágil e humilde, mantenha-se curioso e compartilhe sua história com os outros.
Aprenda com Ann-Marie Campbell: seja sempre ágil e humilde, mantenha-se curioso e compartilhe sua história com os outros.| Foto: Reprodução/ Home Depot

Nascida em Kingston, na Jamaica, Ann-Marie Campbell e sua família migraram para os Estados Unidos pouco depois de ela concluir o ensino médio. Depois de perder o pai ainda na infância, ela foi criada pela mãe empreendedora que lhe ensinou tudo sobre o varejo. Em 1985, a fim de conseguir pagar a faculdade, ela conseguiu um emprego de meio expediente como caixa na gigante de materiais de construção Home Depot em North Miami Beach, na Flórida. Hoje, Ann-Marie é vice-presidente executiva de mais de 2.000 lojas da rede Home Depot nos Estados Unidos, com um total combinado de quase 400 mil funcionários.

Como Ann-Marie deixou de ser uma operadora de caixa anônima no Sul da Flórida e chegou ao primeiro escalão de uma das 500 maiores empresas do mundo? O que podemos aprender com sua capacidade de persuasão e suas decisões sábias e como isso pode ser aplicado em nossas vidas?

Nosso futuro

A tenacidade e a resiliência de Ann-Marie, vistas claramente à medida que ela subia na hierarquia da Home Depot e concluía com sucesso a faculdade, criando dois filhos com o marido e investindo na comunidade, são exemplos de como chamar para si a responsabilidade pelo próprio futuro. Ela teve que trabalhar duro, o que significou ir dormir muito tarde e acordar muito cedo. Significou sacrificar o bom em nome do melhor. Ao longo de nossas vidas, todos precisamos tomar decisões difíceis, mas, ao assumirmos o controle sobre o nosso futuro em vez de passivamente deixarmos que a vida aconteça, nós demonstramos o autorrespeito que merecemos ao optarmos por sermos participantes ativos e moldarmos nossas experiências e consequências.

Em vez de esperar permissão para buscar uma promoção, devemos procurar oportunidades para nos desenvolvermos profissional e pessoalmente. Ao nos tornarmos CEOs de nossa própria carreira, tomamos uma decisão consciente de assumirmos o controle de coisas como as habilidades que podemos aprender, nossas relações profissionais, imagem pública, e mais.

Sem dúvida, haverá desafios e em alguns dias você talvez sinta que é mais fácil deixar outra pessoa controlar sua carreira e vida. Mas, sem assumirmos o controle sobre nosso futuro, sempre estaremos à mercê da visão e dos objetivos alheios.

Seja curioso e humilde

“Fracasse, aprenda rapidamente com os erros e siga em frente”. Essa é a perspectiva que Ann-Marie leva para o trabalho todos os dias e também um de seus maiores ativos, de acordo com Tom Wrobleski, consultor da Home Depot.

O ponto forte de Campbell é sua disposição em experimentar. Ann-Marie realmente sabe como provocar mudanças. Ela é naturalmente assertiva e sabe como errar e rapidamente seguir em frente, diz Wrobleski.

A curiosidade de Ann-Marie e sua alta tolerância ao fracasso provaram ser valiosas para ela como líder numa época em que um cenário varejista em transformação levou ao fechamento de muitas lojas físicas. A Home Depot continua relevante porque está comprometida com o dinamismo. Isso se deve, em grande parte, à liderança de Ann-Marie, que percebeu a necessidade de uma mudança criativa.

Ao não permitir que estratégias arcaicas a impedisse de conquistar novos consumidores, a Home Depot optou pela agilidade, o que prolongou a vida da marca. Temos de encarar nossa vida profissional com a mesma humildade e versatilidade, aprendendo e nos transformando de acordo com a necessidade a fim de prosperar nas novas interações tecnológicas e nas demandas atreladas a um cenário mercadológico em evolução.

Um dinamismo profissional deste tipo não se baseia apenas numa aceitação humildade das limitações de aprendizado, mas também no alto nível de curiosidade intelectual. A curiosidade nos faz ultrapassarmos limites e nos joga em territórios desconhecidos. É o que Walt Disney exaltava ao dizer:

Aqui (...) não olhamos para trás por muito tempo. Continuamos seguindo adiante, abrindo novas portas e fazendo coisas novas porque somos curiosos (...) e a curiosidade continua a nos guiar por caminhos desconhecidos.

A presença de um mentor é essencial

Como Ann-Marie ouve pessoas mais experientes e se preocupa com os funcionários da Home Depot, ela está em sintonia com as áreas em que deve investir. Seu desejo de servir como mentora dos outros vem da própria experiência; a mentoria foi essencial no começo de sua carreira. Lynn Martin, então vice-presidente da Home Depot, conheceu Ann-Marie andando pela loja de North Miami Beach onde ela trabalhava como caixa.

Sua tenacidade e assertividade chamaram a atenção de Lynn e o ajudaram a perceber que investir na carreira de Ann-Marie seria bom para a empresa. A ousadia de Ann-Marie se revelou quando ela fez uma pergunta que ninguém mais na loja foi capaz ou estava disposto a fazer, e isso a fez se destacar entre seus pares, provando ser um momento de reviravolta em sua carreira.

Hoje Ann-Marie leva adiante o legado de seu mentor celebrando publicamente as realizações de funcionários que se esforçam, elogiando-os por seus esforços, grandes e pequenos. Ela faz questão de conduzir visitas e promover reuniões com os funcionários das lojas. Ao interagir com os funcionários, que ela reconhece serem a linha de frente do exército da Home Depot, ela faz questão de lhes dar orientações, preocupada em oferecer conselhos com base na situação única dos funcionários. O mais interessante disso tudo é que, apesar do sucesso inegável de Ann-Marie, ela continua a receber orientação de outras pessoas, entre elas a CFO da Home Depot, Carol Tomé.

A história de Ann-Marie é única de várias formas, mas suas realizações e o progresso que ela fez estão à disposição de todos que queiram se esforçar para assumir o controle de seu futuro. Ao desenvolver uma curiosidade humilde que esteja à vontade com o fracasso, estando motivada o bastante para não permitir que o erro tenha a última palavra, estamos nos posicionando para termos sucesso de uma forma que não acontecerá a uma pessoa bom baixa tolerância ao risco. E graças ao apoio de mentores e outros na nossa comunidade, não temos de enfrentar essa aventura sozinha. Então aprenda com Ann-Marie: seja ágil, humilde, curioso e compartilhe sua história com os outros.

Brooke Medina é diretora de comunicação do Civitas Institute, organização dedicada às ideias do Estado mínimo e da liberdade.

© 2019 FEE. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]