• Carregando...
San Francisco, Califórnia
Vista de baixo do átrio do shopping Westfield, com o logo da Nordstrom. Rede de luxo fecha duas lojas em San Francisco devido ao aumento do crime, prejudicando economia na cidade. Expansão ocorre em outras cidades da Califórnia.| Foto: Bigstock/eddygaleotti

A Nordstrom, rede de artigos de luxo, fechará suas duas lojas em San Francisco, na Califórnia, devido ao aumento do crime que tornou perigoso e difícil fazer negócios na cidade.

Uma das lojas está no shopping Westfield, que fechará no final de agosto, e a outra é uma Galeria Nordstrom no centro da cidade, que fechará em 1º de julho, informou o jornal San Francisco Standard.

O diretor de lojas da empresa informou aos funcionários em um e-mail que "a dinâmica do mercado no centro de San Francisco mudou dramaticamente nos últimos anos, impactando o fluxo de clientes em nossas lojas e nossa capacidade de operar com sucesso".

Crimes e preocupações com moradores de rua não foram citados como os fatores motivadores, mas eles têm afligido San Francisco por muitos meses. A empresa proprietária do shopping Westfield, Unibail-Rodamco-Westfield, disse à publicação que a saída da loja de departamentos da cidade "ressalta a situação de deterioração no centro de San Francisco".

“Um número crescente de varejistas e empresas está deixando a área devido às condições inseguras para clientes, varejistas e funcionários, em conjunto com o fato de que esses problemas significativos estão impedindo a recuperação econômica da área”, disse o representante.

A Rodamco-Westfield acrescentou que vinha implorando aos líderes locais há anos para reprimir a ilegalidade, que tem sufocado o comércio e aumentando a falta de segurança para o turismo.

Enquanto a Nordstrom deixa San Francisco, está se expandindo para outras cidades do estado, abrindo cinco novas lojas, conforme mencionado no comunicado.

Um porta-voz do gabinete da prefeita London Breed disse que a cidade implementou várias medidas de segurança pública, como colocar dois policiais dentro do shopping Westfield, bem como "embaixadores" da comunidade no bairro.

“A cidade trabalhou com o [Westfield] para aprovar uma alocação de escritórios e um plano para reduzir a metragem quadrada da Nordstrom e trazer escritórios para a propriedade. Este plano passou pela Comissão de Planejamento, mas não foram tomadas outras medidas neste plano”, disse o porta-voz ao veículo. “O Westfield então começou a falar sobre outras opções para o redesenvolvimento. A cidade está ansiosa para receber um plano concreto deles que pudéssemos explorar, no entanto, eles nunca nos trouxeram nada para análise.”

Em abril, o Whole Foods [rede de supermercados de alimentos orgânicos, mais caros] no centro de San Francisco fechou suas portas apenas um ano após a inauguração, devido à deterioração das condições das ruas, principalmente o aumento do uso de drogas e do crime nas proximidades. Um porta-voz do Whole Foods disse ao San Francisco Standard que a loja não conseguia garantir a segurança dos funcionários.

Apenas uma semana antes desse anúncio, o fundador do CashApp [aplicativo de pagamentos], Bob Lee, foi fatalmente esfaqueado na cidade. A violência recente contra outras figuras proeminentes inclui incidentes em que o campeão de ciclismo Ethan Boyes foi atingido por um carro, causando sua morte, e o ex-comissário de bombeiros Don Carmignani foi brutalmente agredido na cabeça com um cano por um morador de rua, embora tenha sobrevivido.

©2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]