i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Perfil

Conheça Nadia Bolz-Weber, a pastora progressista que não vê nada de mau no aborto

  • 05/03/2020 16:14
Bolz-Weber: “Quando os cristão realmente me criticam por usar uma linguagem pesada, eu literalmente mando à m**da”
Bolz-Weber: “Quando os cristão realmente me criticam por usar uma linguagem pesada, eu literalmente mando à m**da”| Foto: Reprodução/ Youtube

Com cabelos espetados ou desgrenhados, às vezes curtos e de cores chamativas, tatuagens coloridas nos braços, calças jeans e decotes. Poderia ser alguma estrela do rock, mas trata-se de uma pastora ordenada luterana (mais especificamente da Evangelical Lutheran Church in America, um ramo evangélico progressista) de Denver, no Colorado.

Nadia Bolz-Weber é uma das estrelas da nova geração de evangélicos americanos. Ela parece ter encontrado uma maneira de romper as barreiras da guerra cultural de forma a poder defender a tradição sem ser homofóbica ou desagradável. Contudo, algumas de suas opiniões heterodoxas despertam críticas entre seus pares.

Abordagem progressista da religião

Bolz-Weber nasceu em uma família evangélica bastante conservadora e imaginava Deus como um alguém “temível como um filho da mãe cheio de caprichos e irritado”. Com 12 anos, ela foi diagnosticada com uma doença autoimune que a impedia de fechar as pálpebras. Isso a fez passar pela adolescência com os olhos esbugalhados e com raiva de como as pessoas a tratavam por isso.

No final da adolescência, Bolz-Weber abandonou o ensino médio e foi trabalhar nos restaurantes de Denver, fez shows de stand-up e abusou das drogas e do álcool. Com 22 anos, ela participou de seu primeiro encontro dos Alcoólicos Anônimos, mas sem ter pretensões de ficar realmente sóbria.

Depois da morte de um amigo comediante, em 2004, seus colegas pediram para que ela conduzisse as homenagens. Nessa ocasião, ela tinha 35 anos. Bolz-Weber percebeu nesse momento a oportunidade de ser pastora. Ela entrou no seminário e foi ordenada em 2008. No mesmo ano, ela fundou a igreja Casa de Todos os Santos e Pecadores, que começou como reuniões de grupos pequenos na sua sala de estar.

Boltz-Weber criou uma denominação inclusiva aos grupos LGBTQ e convidava pessoas de todas as denominações e religiões a tomarem a comunhão. Desde 2013, Bolz-Weber escreveu dois livros e passou a ser convidada a falar pelo mundo sobre sua abordagem progressista da religião.

Santa e pecadora

Entre eles está o livro Pastrix, a revolução de uma santa pecadora. O livro aborda sua relação com Deus e com a vida, e do chamado espiritual incomum de pastorear pessoas socialmente “desajustadas”, sempre com uma linguagem direta – às vezes divertida e até mesmo insultuosa.

Sobre o termo “pastrix”, a própria autora esclarece na abertura do livro que a palavra significa:  1) Termo insultuoso usado por seções da igreja sem imaginação para definir pastoras; 2) Heroína eclesiástica; 3) Uma fé bela e rabugenta de uma santa e pecadora.

Em entrevista à CNN, ela diz que adotou o termo justamente por ser tratada assim em blogs que difamam de alguma forma seu trabalho. “Pensei: por que não chamar de pastrix o meu livro de memórias? Então acho que, tecnicamente, venci”, disse ela.

Em outra oportunidade, ela diz que, “quando os cristão realmente me criticam por usar uma linguagem pesada, eu literalmente mando à m**da”. E ela não está brincando. Boltz-Weber tuitou uma foto em que mostrava o dedo do meio para a padaria de Jack Phillips, o padeiro que foi processado por se recusar a fazer um bolo para um casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora nada aponte que Phillips a tenha criticado de alguma maneira.

Mas não é só uma linguagem incomum para pastores que desperta críticas. O fato de ela acolher qualquer pessoa em sua igreja, por mais “estranha” que ela possa parecer e, sobretudo, de dar comunhão indistintamente a todos, levanta dúvidas, nos meios evangélicos americanos, sobre sua ortodoxia e sua adesão verdadeira aos ensinamentos de Cristo.

Anéis de pureza

Mark Tooley, um metodista que se tornou presidente do Instituto de Religião e Democracia (IRD) em 2009, aponta: “Menos de 5% dos americanos pertencem a denominações com ensinamentos sexuais progressistas. A porcentagem da população global pertencente a religiões sexualmente progressistas é ainda menor. Mas pessoas como Bolz-Weber, por ecoarem a cultura secular ocidental e suas elites, presumivelmente supõem que falam sob a perspectiva da maioria e que não devem respeito aos tradicionalistas cristãos”.

Mas não é só isso. Recentemente, Boltz-Weber aproveitou o lançamento de seu livro Shameless [Sem vergonha] para pedir às leitoras que lhe enviassem seus anéis de pureza (símbolo comum dos evangélicos americanos da abstinência sexual entre jovens até o casamento) para que ela pudesse derretê-los e remoldá-los em forma de vagina.

“Embora Bolz-Weber possa ter boas intenções, suas ações e palavras têm conseqüências e não estão acima das críticas. Fazer uma estátua de uma vagina a partir de anéis de pureza pode chamar a atenção e talvez até ser catártico, mas não é uma cura”, afirma Rebecca Lemke, autora do livro The Scarlet Virgins [As virgens escarlates], que examina a sexualidade “puritana” dos últimos trinta anos a partir de uma perspectiva baseada no Evangelho.

Bolz-Weber “perpetua o mito de que alguns de nós não temos pecados sexuais para nos envergonhar”, afirma Wesley Hill, professor na Trinity School for Ministry em Ambridge, Pensilvânia. Ela é “uma representante de cristianismo progressista, cuja espiritualidade da bondade da criação às vezes menospreza ou ignora completamente qualquer consideração séria de nossa queda”, diz.

Aborto

Recentemente, por ocasião do lançamento de seu livro Shameless, ela contou que fez um aborto quando jovem. Aos 25 anos, depois de conseguir abandonar o alcoolismo e estar tentando uma carreira mal-sucedida como vidente em um call-center, ela engravidou. Boltz-Weber decidiu que não tinha outra escolha a não ser fazer um aborto.

“Ganhando 200 dólares por semana, eu não podia sustentar uma criança”, afirmou ela à revista New Yorker. Embora Bolz-Weber tenha sido criada em uma igreja que reprova o aborto, ela não mantém a mesma visão. “Eu estava devastada, mas não porque sentisse que tinha feito algo mau ou errado. Estava destruída pela tristeza da minha situação”, disse.

Ela emprestou US$300 de um amigo para pagar pelo procedimento.

Até então, nunca havia falado sobre o aborto. Mas Boltz-Weber acredita que agora é a hora de começar uma nova conversa sobre aborto e religião. A história faz parte de seu modo de pregar quebrando tabus.

A aceitação, ao menos implícita, de que o aborto não é mau, indica que a reforma sexual pregada pela pastora não se restringe apenas a uma tolerância ou um acolhimento maiores em relação ao público LGBT, mas avança em direção a um cristianismo desnaturado, de mera aceitação, em que a redenção e a mudança de vida estão excluídas dos ensinamentos.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LSB

    ± 9 horas

    Ela se auto canoniza e também se torna vencedora por autodeclaração, dizer mais o quê? No mais, se o aborto for cristão, só falta afirmar q Jesus pregou o assassinato como algo divino!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Debora B.

      09/03/2020 14:04:24

      Não irei fazer textão. Vou resumir: acho ela equivocada sobre o verdadeiro cristianismo. Mais: a opinão dela não me representa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Mauro Tapajós Santos

        06/03/2020 19:07:19

        Crie sua igreja e se divirta. Só não afirme que é cristã.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • Z

          Zyss

          06/03/2020 19:05:59

          Mais um retardada enganadora, merecia apanhar por pregar o assassinato de crianças.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            José Buffo Filho

            06/03/2020 19:03:00

            Enfim uma pastora que soube e sabe compreender as mensagens de Jesus Cristo, que desde criança defendeu os pobres, os injustiçados, os renegados, os que sofriam de todas as chagas e preconceitos, bem ao contrário dos pastores daqui que vendem a alma ao diabo em troca bezerros de ouro! Parabéns, pastora. Siga com força a sua crença. É a mesma de Jesus!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • L

              LSB

              ± 9 horas

              Não se trata de NÃO ACOLHER e NÃO PERDOAR os pecadores. O problema é defender o pecado e dizer q não há mal algum neste..

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Milton Dias

            06/03/2020 18:57:10

            Anota aí mais uma herege para a extensa lista de quase 2000 anos de cristianismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Willian Cardoso de Souza Jesus

              06/03/2020 16:43:40

              Chamar essa mulher de pastora é uma OFENSA aos verdadeiros pastores e pregadores da VERDADEIRA PALAVRA DE CRISTO. Essa mulher não passa de uma VIGARISTA, infiltrada na igreja, com propósito de fazer algo nas igrejas protestantes semelhantes à Teoria da Libertação, implementada na Igreja Católica. Cabe a nós, cristãos protestantes, DENUNCIARMOS impostores e impostoras, como essa vigarista, EXPONDO-OS DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS, para q ninguém caia nos golpes de charlatanismo praticados por essa gente. E o mais importante de tudo: a hora dela prestar contas das BLASFÊMIAS chegará...!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • E

                Eduardo

                06/03/2020 17:03:44

                "Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." 1 João 4:1 "Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro." 1 João 4:5-6 Ps.: Não cabe o texto completo dos versículos 1 ao 6, por isso separei.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • K

              Keops Müller

              06/03/2020 15:59:58

              Sobre ela virá o terrível juízo do Deus único e verdadeiro, o qual ela não conhece.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                06/03/2020 15:58:09

                Mais uma doidinha pregando. E o pior, arrebanha ovelhinhas, né? Qualquer ser humano com valores cristãos, espirituais condena o abortamento. Como diz Raul Teixeira abortar é tisnar as mãos com o sangue de um inocente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  Isabelle Marques

                  06/03/2020 15:16:09

                  Ela simplesmente ignora todos os textos bíblicos e, além do mais, ataca ferozmente quem discorda de seus pensamentos. Se isso não é algo desrespeitoso e autoritário, não sei o que mais seria. Em seu histórico de vida, em nenhum momento fala de encontro com Jesus, arrependimento, redenção, mudança de vida e transformação a partir do relacionamento com Cristo, pilares da fé protestante e cristã, no geral. Uma pena. Pessoas poderão ser induzidas a um caminho de engano.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • V

                    Vinicius França Faria

                    06/03/2020 14:28:15

                    Pastora de satanás, isso sim. Afasta-se de mim, demônio!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo

                      06/03/2020 13:12:18

                      1º Viu a possibilidade de ser pastora quando foi chamada a conduzir uma homenagem em um funeral? Oi? Pois, é. Arrependimento, chamado e vontade de Deus pra quê, né? 2º Todos somos pecadores e somos chamados ao arrependimento e uma vida de santidade em Cristo, a santidade que há em nós, é nos dada por Ele. 3º "Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!" Mateus 7:22-23

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ALCIONE PRA

                        06/03/2020 13:05:43

                        RIDÍCULA!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          M Fernanda

                          06/03/2020 12:45:55

                          Claro que ela não vê nada de mau no aborto: praticou um. Me parece mais que essa senhora "virou"pastora por falta de opção mesmo. Perdida na vida desde cedo...Não é a primeira ex- drogada, alcoólatra que vai de 8 ao 80 e se acarra na religião não por vocação.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • M

                            M Fernanda

                            06/03/2020 13:55:34

                            *agarra.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Gustavo

                          06/03/2020 12:44:19

                          A igreja entendeu que não importa o cabelo, a roupa, tatuagem... Ou seja, não importa os religiosismos que não estão baseadas na Bíblia. Isso possibilitou um grande avivamento que vemos atualmente, que tem grande participação dos jovens. Todos eles buscando o verdadeiro relacionamento com Deus, e a verdadeira Igreja de Cristo, que não são as construções ou denominações. Mas, com isso também veio o Deus que cada um pode montar como quiser. Aquilo que eu entender, aquilo que eu sentir, que EU achar melhor e achar o que é certo, e que tudo é seletivo. Seleciona as regras que querem da Bíblia, seleciona aquilo que me fizer bem. Eis o maior risco e o cuidado que precisamos ter como Cristãos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Melissa Oliveira

                            06/03/2020 12:23:53

                            Engraçado que todos que defendem ou não veem problema no aborto nasceram, será que defenderiam se tivessem sido abortados?!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Senor Rodriguez

                              06/03/2020 12:04:53

                              Informo ao autor desse texto que a maioria dos cristãos, inclusive os evangélicos, consegue sim professar e viver sua fé sem ser "homofóbico ou desagradável". Lamento pela experiência que o autor teve, mas essa generalização preconceituosa desqualifica muito sua apreciação. A propósito, são muitas as igrejas que acolhem gente "estranha". Basta o autor visitar a "cracolândia", por exemplo e ver quem está lá sempre apoiando os derrubados pelo vício. Quanto a essa senhora "pastrix", acho que é só mais alguém querendo validar suas escolhas à força sob o manto de uma suposta espiritualidade que não edifica nem transforma, só aceita qualquer prática.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • G

                                Gustavo

                                06/03/2020 12:46:53

                                Não precisa ser santo para se achegar a Deus. O contrário, se achegue a Deus, e Ele fará a sua santificação durante a sua vida. Infelizmente, as igrejas por muitos anos não perceberam isso, e começaram a julgar antes mesmo da pessoa se achegar a Jesus. Ou seja, só afastou. E essas são realmente aquelas que mais são visíveis na sociedade, que denigrem todas as verdadeiras Igrejas de Cristo

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                J Pietrochinski

                                06/03/2020 12:45:16

                                É que lembramos de Edir Macedo, Silas Malafaia e de modo geral da bancada evangélica, aí não tem jeito: homofóbicos & desagradáveis, além de hipócritas... Mas se vivessem o verdadeiro cristianismo não o seriam.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              FRANCIELY

                              06/03/2020 12:04:23

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Decio mango

                                06/03/2020 12:04:30

                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fernando Cavalcante

                                  06/03/2020 11:09:00

                                  Com certeza ela é vegana e a favor da pena de morte para quem maltrata animais.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    MATHEUS CRISTIANO

                                    06/03/2020 10:27:44

                                    Eis a importância da tradição, para que loucos não fiquem picotando, modificando e selecionando os ensinamentos de Cristo a seu bel prazer. Como alguém pode ser cristã e ser tolerável com a promiscuidade e o aborto? Essa é a consequência daquela frase:"vá numa igreja onde você se sinta bem".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luciano Franquim

                                      06/03/2020 8:43:36

                                      "Quem não vive de acordo com o que crê, acaba crendo de acordo com o que vive".

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marçal

                                        06/03/2020 3:24:49

                                        "sem ser homofóbica ou desagradável. " Já gostei desta pastora.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • S

                                          Senor Rodriguez

                                          06/03/2020 12:06:37

                                          Talvez você conheça poucos cristãos. Dê uma chance a você mesmo, conheça mais igrejas e denominações.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maria das Graças Sousa Guimarães

                                        06/03/2020 2:38:40

                                        Mais uma líder de seita demente...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          Izio Machado

                                          06/03/2020 12:04:33

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rogério Portella

                                            05/03/2020 19:53:13

                                            A denominação americana que a recebeu (ELCA) não ensina as Escrituras há tempos. Nada mais natural que alguém não convertido dizer a outros não convertidos que sua vida está bem como se encontra — sem a necessidade de verdadeira mudança e submissão ao Senhor e Criador de todos... «Pastrix»? Nem isso; apenas alguém muito sofrida que tenta aliviar a dor alheia COM O REMÉDIO ERRADO. Que pena!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.