i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

O lockdown, os evangélicos e a vida após a morte

  • PorDennis Prager
  • The Daily Signal
  • 30/05/2020 13:11
Ao menosprezar os evangélicos, o psicólogo Steven Pinker prega o ateísmo e ignora a luta deste grupo pela liberdade.
Ao menosprezar os evangélicos, o psicólogo Steven Pinker prega o ateísmo e ignora a luta deste grupo pela liberdade.| Foto: PIxabay

Na semana passada, o professor de psicologia em Harvard Steven Pinker tuitou:

A crença numa vida após a morte é uma ilusão maligna, já que ela desvaloriza as vidas reais e desestimula a ação que as prolongaria e as tornaria mais seguras e felizes. Prova A: o que está por trás do desejo dos republicanos de reabrir a economia? Os evangélicos.

Antes de responder ao tuíte incrivelmente ignorante de Pinker, tenho de elogiá-lo. Ele é um dos poucos professores norte-americanos a apontarem a destruição que a esquerda está causando em nossas universidades.

À maioria dos seres humanos falta coragem, mas nenhum grupo é mais covarde do que o dos acadêmicos. É assim há 100 anos.

Desde as universidades alemãs até os dias de hoje, os professores quase nunca assumem uma posição que requeira coragem. Na verdade, pode-se dizer que, quando você manda seu filho para a faculdade, ele aprende com um covarde a ser covarde.

Há dois anos, Pinker escreveu:

As universidades estão se transformando em covis de intolerância, com palestrantes não-esquerdistas silenciados por multidões enfurecidas, professores submetidos a investigações stanilistas por opiniões dissonantes, manuais ridículos sobre “microagressões” (como dizer “acredito que a pessoa mais qualificada deve ficar com o emprego"), alunos assediando um professor que os convidou a discutirem as fantasias de Halloween, e assim por diante. Esses incidentes têm atraído a zombaria do mundo e arruinado a credibilidade de cientistas e estudiosos quando eles se debruçam sobre assuntos importantes, como as mudanças climáticas.

É preciso coragem para que um professor escreva que nossas universidades são “covis de intolerância”, que elas promovem “investigações stalinistas” e que atraem a “zombaria do mundo”.

Depois de elogiar Pinker, agora vou responder ao tuíte dele.

Antes de mais nada, “A crença numa vida após a morte é uma ilusão maligna...”

Não sou cristão nem evangélico. Sou um judeu religioso que escreve e dá aulas sobre a vida após a morte. Minha crença na vida após a morte se baseia num argumento lógico: se há um Deus justo, é axiomático pressupor que exista uma vida após a morte. Não há muita justiça nesta vida, então, se Deus é justo, tem de haver uma vida após a morte.

Há apenas uma resposta honesta de um ateu a isso: “Deus não existe, então não existe vida após a morte. Mas, se Deus existe, você tem razão e deve haver vida após a morte”.

A crença na vida após a morte, então, não é “ilusão” maior do que a crença em Deus. Mas é necessária uma arrogância pouco sofisticada para desprezar a fé de que o mundo é planejado e que a inteligência tem de ser criada por uma inteligência.

Fiquei decepcionado com Pinker, que respeito por suas análises corajosas e com quem já conversei em meu programa de rádio. O tuíte dele revela quão raso é o ateísmo.

Na verdade, eu diria que o ateísmo é que é uma “ilusão maligna”.

Sobre a tal da ilusão, perguntei a um dos maiores pensadores norte-americanos da segunda metade do século passado, Charles Krauthammer, um agnóstico secular, o que ele pensava do ateísmo. Para minha surpresa, ele respondeu:

Acredito que o ateísmo seja a menos plausível de todas as teologias. Ela é claramente o contrário do possível. A ideia de que todo o Universo sempre existiu e se criou sozinho? Digo, isso é o que chamo de irracionalidade.

Quanto à acusação de que a crença é “maligna”, embora existam, claro, bons ateus, o ateísmo é moralmente inútil. Ele não faz exigências morais, enquanto o judaísmo e o cristianismo propõem um Deus que exige que as pessoas obedeçam, por exemplo, os Dez Mandamentos.

O ateísmo não querer nada. Ele apenas destrói as bases morais judaico-cristãs na civilização ocidental, bases que deram ao mundo a democracia, a liberdade, os direitos das mulheres e puseram um fim à escravidão.

Na verdade, os cristãos são os maiores defensores da civilização ocidental, enquanto os colegas ateus de Pinker em Harvard são os maiores oponentes dessa mesma civilização. Como Pinker explica isso? O que exatamente é uma “ilusão maligna”?

Por fim, cristãos evangélicos que se opõem ao lockdown não se opõem ao confinamento irracional, motivado pelo medo e destruidor de vidas — que deve resultar em mais mortes pelo mundo e em partes dos Estados Unidos do que o vírus em si — porque acreditam na vida após a morte.

Isso é uma estupidez e uma mentira. Isso mostra que até Pinker vira um tolo por causa do ateísmo.

Ninguém que conheça de fato os evangélicos acredita que eles se oponham à continuidade do lockdown porque valorizam menos a vida do que os defensores seculares do confinamento.

Os evangélicos amam seus filhos e netos menos do que os ateus? Os evangélicos não fazem todo o possível para salvar vidas? Há hospitais e médicos evangélicos trabalhando nos países mais pobres do mundo. Onde estão os hospitais ateus?

Os evangélicos se opõem ao lockdown porque eles, mais do que qualquer outra grande comunidade norte-americana, acreditam na liberdade. Sem a comunidade evangélica, jamais recuperaremos a liberdade.

Desde antes do nascimento dos Estados Unidos, a liberdade é uma pedra basilar porque sempre foi também uma pedra basilar do cristianismo. Os Fundadores gravaram um versículo em defesa da liberdade tirado da Bíblia (Levítico25:10) no Sino da Liberdade.

Ao mesmo tempo, de Lênin a Soros, passando pelo Partido Democrata de hoje, a liberdade nunca foi um valor esquerdista.

Para Pinker e seus colegas, a famosa frase de Patrick Henry, “me dê liberdade ou me dê a morte”, princípio essencial da nossa República, deve soar como uma baboseira. Deve ser produto de uma ilusão maligna.

Dennis Prager é colunista do Daily Signal, radialista e criador da PragerU.

© 2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês
21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 148 dias

    Já se tornou antiquado dizer-se que não há vida após a morte.Há sim e cientificamente provada.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      rdi

      ± 147 dias

      Oi?? Como foi provado?? Como ninguém ficou sabendo??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • S

    salcutrim

    ± 148 dias

    Dennis Prager eh bom de ler e ouvir. Os cristãos fundaram universidades, hospitais, criaram a escola e educação grato, a democracia tal qual conhecemos veio deles, tudo isso se originou em Genebra, na reforma protestante de Calvino e Farrel. O mundo deve a eles sua liberdade. Gostaria de saber das boas coisas que os ateus fundaram. Ah, tem sim, o comunismo soviético, chinês, cubano, etc. Seus heróis... Lênin, Stalin, Não, Fidel, Che, Pol Pot...e os últimos, Chaves, Maduro, Xi Jinping, Kim Jong-un, etc. Só gente boa. Depois diz que Deus não existe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nelson Vidal Gomes

      ± 148 dias

      Mais:onde estão os hospitais, orfanatos, asilos , abrigos etc,dirigidos ou mantidos por "esquerdistas"?"As religiões são meios,a espiritualidade é o fim.Para bem compreende-las,é preciso não as confundir com as estruturas de poder que as colocam em movimento.Certamente ajudam o homem a reconhecer-se grande, na medida que o faz ver-se igual a todos os outros e pequeno diante de Deus.(N.V.G.)Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        LEONARDO RIBAS GOMES

        ± 148 dias

        "se a um deus justo, ha vida apos a morte". A frase do autor esta correta. Como nao ha deus, nao existe, nao passa de um amigo imaginario. Assim, o restante da teoria se esvai, e sim, acreditar numa vida apos a morte e terrivel, pois desvaloriza a propria vida, e ainda transfere a responsabilidade para ninguem, ou para o amigo imaginario. quem realmente leu o antigo testamento, ou a biblia, sabe que tudo aquilo sao ficcoes antigas, de um tempo onde o homem nao sabia onde ia o sol a noite.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Leonardo Santana

          ± 148 dias

          Excelente texto. Continuem nos trazendo textos do Denis Prager por favor.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Afonso Pasquotto de Lima

            ± 148 dias

            Brilhante. Certamente muito para o cérebro de 8 bits de um esquerdista, como tem vários aqui.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Admar Luiz

              ± 148 dias

              "Não ha efeito sem causa", logo, Deus existe" , Onde se encontra a prova da existência de Deus? " Num axioma que aplicais nas vossas ciências. NÃO HA EFEITO SEM CAUSA. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá". (DE). Não há efeito sem causa. E para todo o efeito inteligente tem que haver uma causa inteligente. A matéria não existiria se não houvesse a inteligência. O PRINCÍPIO INTELIGENTE (DEUS) é que comanda tudo, meus caros.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sérgio Guerra

                ± 148 dias

                Eu ia escrever uma bíblia, mas este assunto nao cabe em 100 parágrafos para leigos. Porque choras a morte de um ente querido?? Porque desdenhas do imenso cosmos se ele é feitos de infinitesimais particulas? E qiem é esse tal de pink para merecer algumas letras

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Elias Quadros

                  ± 148 dias

                  Pelo bem da nação o importante seria se distanciarem do poder. Só apoiam demônios.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Josá Alberto Krueger Júnior

                    ± 148 dias

                    Se contentem com a esperança, só vamos saber quando chegar o dia, e se nada existir após a morte, tb não vamos ficar sabendo, simples assim

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maria

                      ± 148 dias

                      Texto interessante, mas ou foi traduzido com a ajuda de algum aplicativo de tradução de internet ou faltou uma revisão posterior.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • N

                        NH4NO3

                        ± 148 dias

                        Tem que tem paciência e estômago pra aguentar evangelico.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Maquiavel

                          ± 148 dias

                          O dia que alguém achar um esquerdista/comunista/socialista que preste...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • M

                            MateusMS

                            ± 148 dias

                            nenhum presta.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          rdi

                          ± 148 dias

                          por que um deus que exista haveria de ser justo??

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • R

                            rdi

                            ± 147 dias

                            que objetivo medíocre... uma pena pra quem acredita

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Maquiavel

                            ± 148 dias

                            Para poder mandar os comunistas e socialistas para o inferno!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          joseeduardo

                          ± 148 dias

                          Ótimo texto, mas revisão horrível! Isso é desrespeito com o autor.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Denise B

                            ± 148 dias

                            Há muito tempo não lia algo tão bom.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JOSMAR PORTUGAL VAZ

                              ± 150 dias

                              Se não existir vida após a morte para que vida ? De onde viemos ? E este universo imenso ? Sem ninguém ? Sòmente o ser humano extremamente egoista e ateu? Não dá pra acreditar que somos os únicos no universos e que tudo termina com a morte . Aliás, tudo começa com a morte ! Acredite, se quiser !

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.