• Carregando...
“O Talibã do Afeganistão parece os Ursinhos Carinhosos”: as frases da semana (edição especial)
| Foto: Agência EFE/ Gazeta do Povo

"Talibã de 2021 não é o de 2001, tem mais governança"

- Sandro Teixeira Moita, professor, em entrevista à CNN Brasil. Pouco depois disso, começaram a surgir notícias de execuções de opositores.

"Salutar lembrar que o Talibã é uma milícia de extrema-direita que cresceu combatendo comunismo. Renega ciência, cultura e educação, persegue minorias e submete mulheres a violentos arbítrios, inclusive escravidão sexual. Seu ideário cultua Deus, a pátria, a família e as armas" - Fábio Schaffner, repórter e analista político com ideias para lá de heterodoxas.

"Perto do Talibã cristão que apodrece o Brasil, o Talibã do Afeganistão parece os Ursinhos Carinhosos"

- Diego Moreau, editor que deve ter assistido a uma versão muito macabra dos Ursinhos Carinhosos na infância.

"Com o Talibã no poder, como ficam as startups no Afeganistão?" - pergunta a revista Exame. Esse pessoal do mercado financeiro tem umas preocupações estranhas, né?

"Toda derrota do imperialismo estado-unidense é bem-vinda, pois o enfraquece em termos mundiais. Mesmo quando os vitoriosos são uma fração reacionária como os Talibãs. Até porque esse grupo somente veio a surgir e ter força com a operação anti-soviética dos EUA no Afeganistão", Breno Altman, editor-chefe do site esquerdista Brasil 247 e aparentemente um manifestante antirreforma ortográfica.

"Estou preocupado com os LGBTs do Afeganistão. Mudei a localização do Grindr pra Cabul pra perguntar se alguém precisa de ajuda, mas o app não roda lá. Tenso!" - Mahmoud Baydoun, sexólogo.

"A China pode moderar o Talibã?"

- Marcelo Ninio, jornalista, evocando um grande enigma místico: você prefere morrer picado por uma cobra ou por um escorpião?

"Todo mundo pode andar armado, criminosos recebem castigos físicos ou são executados, mulheres não têm autonomia sobre o corpo, a religião está acima de tudo, direitos humanos são alvo de deboche. O Afeganistão é basicamente o ideal bolsonarista" - Daniel Bramatti, editor, verificador de dados (!) e habitante de uma realidade muito louca onde até o Talibã deve ser culpa de Bolsonaro.

"O fundamentalismo muçulmano é neoliberal"

- Viomundo, o "diário da resistência" que, fiel ao nome, resiste à verdade.

CUENCADA DA SEMANA

Talibã no Brasil? Há algo parecido: as milícias evangélicas cariocas (Complexo de Israel etc.), que destroem Casas de Santo, atacam a liberdade religiosa, realizam julgamentos particulares, torturam e matam inimigos e têm uma familícia como representante em Brasília - João Paulo Cuenca.

#MEMÓRIA

"A melhor vingança é não ser como o seu inimigo"

- Marcus Aurelius, imperador romano e filósofo estoico.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]