• Carregando...
Trabalho remoto
Alguns trabalhadores estão deixando seus empregos atuais por posições que oferecem opções totalmente remotas| Foto: Pixabay

O aumento do trabalho remoto impulsionado pela pandemia mudou a visão de muitas empresas sobre a necessidade de espaços físicos de escritório. Empresas, especialmente dentro do setor de tecnologia, que antes se orgulhavam de ter muitos escritórios, descobriram em 2020 que suas forças de trabalho também eram produtivas trabalhando remotamente via Zoom. A mudança para o trabalho remoto parecia prenunciar uma nova era de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e flexibilidade operacional.

À medida que o mundo emergiu da pandemia, no entanto, algumas empresas que haviam adotado políticas de trabalho estritamente remoto estão trazendo os trabalhadores de volta para o escritório. A tendência de retorno ao escritório (RTO - Return to Office, em inglês), observada em anúncios corporativos e retórica de liderança, parece estar em desacordo com os desenvolvimentos no mercado imobiliário, onde as taxas de vacância de escritórios continuam a subir, atingindo recordes em algumas áreas.

A lacuna entre os objetivos corporativos declarados e as escolhas reais tem várias explicações possíveis, com implicações para o futuro das cidades e dos espaços de escritório. Por um lado, as altas taxas de vacância demonstram que a demanda por espaços de escritório não se recuperou e podem indicar que uma parcela significativa da força de trabalho está comprometida com o trabalho remoto sustentado.

Por outro lado, estudos e novas políticas deixam claro que pelo menos algumas empresas não veem o trabalho totalmente remoto como sustentável; de fato, alguns líderes corporativos insistem que o trabalho presencial é essencial para a colaboração, construção de cultura e talvez sinalização de estabilidade.

À medida que o poder do mercado de trabalho se desloca dos trabalhadores para os CEOs após os anos de política de taxa de juros zero [nos EUA], os empregadores que preferem normas presenciais ganharão vantagem?

Dois estudos recentes sobre trabalho remoto oferecem possíveis respostas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh descobriu que, embora as empresas muitas vezes explorem a RTO quando o desempenho corporativo está abaixo do esperado, elas não veem uma melhoria no desempenho ao retornar ao trabalho presencial; alguns CEOs podem estar usando o trabalho remoto como bode expiatório para o fraco desempenho corporativo. Outra pesquisa, envolvendo o guru do trabalho remoto Nick Bloom, investigou as previsões de mais de 2.000 empresas do Reino Unido e descobriu que os gerentes esperam que a proporção de trabalhadores remotos seja mais ou menos a mesma de hoje daqui a cinco anos.

Além desses estudos, outros dois fatores implicam a possível permanência do trabalho remoto. Em primeiro lugar, novas empresas estão optando cada vez mais por operar remotamente. Em segundo lugar, os trabalhadores em geral, incluindo contratados e autônomos, muitas vezes preferem trabalhar totalmente remotamente. Embora os gerentes na pesquisa de Bloom esperassem um alto grau de trabalho híbrido (trabalhadores indo para o escritório alguns dias por semana), os dados mais recentes da Pesquisa de População Atual descobriram que cerca da metade das pessoas que relatam trabalhar em casa estão fazendo isso totalmente remotamente.

A tensão entre as altas taxas de vacância de escritórios e o receio dos empregadores de uma força de trabalho totalmente remota reflete a reavaliação das empresas e dos funcionários sobre o trabalho moderno — não apenas sobre onde ele é feito, mas como é feito de forma mais eficaz. No geral, as empresas se tornaram mais flexíveis desde a pandemia; enquanto algumas estabeleceram políticas RTO, outras adotaram abordagens híbridas e ainda outras mantiveram ou até expandiram opções amigáveis ao trabalho remoto. Alguns trabalhadores também estão deixando seus empregos atuais por posições que oferecem opções totalmente remotas. A longo prazo, as empresas que oferecem tal flexibilidade provavelmente expandirão as perspectivas de emprego e empreendedorismo.

Apesar dos sinais mistos e das narrativas em evolução, portanto, a evidência aponta para a realidade de que o trabalho remoto, de alguma forma, veio para ficar. As altas taxas de vacância de escritórios são um lembrete concreto do impacto duradouro da pandemia nos hábitos e preferências de trabalho.

Ao mesmo tempo, a mudança em direção a políticas "amigáveis ao trabalho remoto" reflete a compreensão de muitas empresas e funcionários de que o futuro do trabalho não é binário, mas híbrido, mesclando os benefícios do trabalho remoto com o valor inegável das interações presenciais. À medida que empresas e funcionários navegam por esse cenário, o desafio será encontrar o equilíbrio certo que maximize a produtividade, a inovação e o bem-estar — tanto para as empresas quanto para as cidades que anteriormente dependiam de sua presença.

©2024 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: Remote Work Is Here to Stay
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]