• Carregando...
Mãe e filha em uma manifestação de apoiadores da organização de asiático-americanos e das ilhas do Pacífico (AAPI) para condenar o ódio e a violência contra a comunidade asiática, em Portsmouth Square, na Chinatown de São Francisco, Califórnia, EUA, 20 de março de 2021. A área da baía de São Francisco e todo os EUA têm visto um aumento de atos violentos contra o povo asiático.
Mãe e filha em uma manifestação de apoiadores da organização de asiático-americanos e das ilhas do Pacífico (AAPI) para condenar o ódio e a violência contra a comunidade asiática, em Portsmouth Square, na Chinatown de São Francisco, Califórnia, EUA, 20 de março de 2021. A área da baía de São Francisco e todo os EUA têm visto um aumento de atos violentos contra o povo asiático.| Foto: EFE/EPA/JOHN G. MABANGLO

No período eleitoral de 2020, viu-se a mídia fazer uma grande cobertura dos eleitores hispânicos e do seu apoio aos conservadores, surpreendentemente generalizado. Com as eleições de meio mandato no horizonte, o bloco asiático-americano poderia ser o próximo para se observar. Nos últimos 20 anos, a população asiático-americana votou regularmente nos candidatos e posições Democratas. No entanto, graças às políticas hiperprogressistas que estão irritando essas comunidades, outra mudança política pode estar a caminho. [Os "Asian-American" em geral são os descendentes dos imigrantes do Extremo-Oriente: Japão, Coreia, China... No entanto, sobretudo no contexto educacional, o termo pode incluir os indianos, já que estes, junto com aqueles, têm um desempenho acadêmico superior ao dos brancos. Isso se torna um problema em um país com "políticas afirmativas" voltadas à "proteção" de raças ou etnias supostamente menos espertas do que os brancos. (N. t.)]

Um indício precoce de uma reação política contra os Democratas foi o recall de três membros do conselho de educação em São Francisco. O recall ocorreu no contexto do que muitos pais tinham como negligência do dever por parte do conselho escolar. No ano anterior, o conselho gastara muito tempo renomeando um terço de suas escolas em vez de focar na educação dos estudantes e na reabertura das aulas durante a pandemia. Além disso, o conselho aboliu o sistema meritocrático para o ingresso no colégio de ensino médio [high school] de melhor desempenho, o Lowell High School, e retornou ao sistema de admissão por loteria. Muitas dessas mudanças no sistema educacional em São Francisco foram disruptivas e ineficazes, ameaçando a educação dos estudantes da área de São Francisco. Isto foi especialmente motivador para os asiático-americanos, dada a importância que a comunidade confere à educação, e eles ajudaram a entregar uma reprimenda aos agentes distritais por perderem tempo com politicagem progressista em vez de cuidarem do próprio trabalho.

Os eleitores asiático-americanos não pararam aí. Em 7 de junho, o advogado distrital progressista da cidade, Chesa Boudin, perdeu o seu recall também. Acredita-se que os asiático-americanos protagonizaram esse feito. Uma entrevista característica com uma sino-americana de São Francisco que mora nos EUA há quarenta anos revelou que ela só votou duas vezes na vida — nos recalls de Boudin e do conselho de educação — por ter sentido com muita força o declínio nas perspectivas educacionais dos netos e a sua própria falta de segurança sob a liderança Democrata. No recall de Boudin, a principal questão não era a educação, mas a criminalidade. A alta nas estatísticas e os ataques a residentes orientais desencadearam um maior apoio oriental a políticas de segurança pública mais duras, mesmo numa fortaleza Democrata.

O afastamento dos eleitores orientais dos políticos e políticas progressistas não é um fenômeno exclusivo de São Francisco. No condado de Fairfax, Virgínia, muitos pais orientais ficaram revoltados quando o sistema meritocrático de admissão no Thomas Jefferson High School — um dos colégios mais prestigiosos e competitivos do país — foi eliminado em favor de um sistema mais subjetivo que resulta em menos estudantes orientais sendo aceitos. Essa mudança foi percebida por alguns pais orientais na área como um jeito de alcançar um equilíbrio racial no colégio Thomas Jefferson. Asra Nomani, mãe de um aluno do Thomas Jefferson e voz de destaque na denúncia dessas mudanças, escreveu no USA Today, numa coluna, que o novo processo de admissão foi projetado para "excluir muitos alunos asiáticos". Os asiático-americanos sentem que os agentes Democratas os punem pelo sucesso acadêmico e pela ética do trabalho a fim de satisfazer ideais progressistas. Em outros colégios competitivos, os sistemas de admissão almejaram mudanças similares que, segundo se pensa, prejudicam estudantes orientais. Por exemplo, no Stuyvesant High School, na cidade de Nova Iorque, os orientais rechaçaram as demandas por reformas que reduzem os requerimentos de testes e instalam requerimentos mais subjetivos. Enquanto os agentes Democratas alegam que a intenção dessas reformas é dar mais oportunidades para alunos de baixa renda, mais de 60% dos estudantes do colégio são classificados como economicamente prejudicados, e os orientais têm a menor renda média da cidade.

Outro sinal de possível mudança política é essas tendências terem um alcance nacional, não apenas local. A aprovação do Presidente Biden caiu significativamente entre os eleitores orientais, mesmo em comparação com o eleitorado geral. Embora tenha vencido a eleição de 2020 por 44 pontos nesse grupo, sua aprovação líquida entre eles agora é de apenas sete pontos.

Kit Lam, um ativista sino-americano que ajudou a organizar o recall do conselho escolar de São Francisco, previu, numa entrevista ao San Francisco Examiner, que os orientais no futuro terão um papel mais forte na política: "Muitos pais imigrantes orientais estavam ocupados demais para prestar atenção à política, mas os eventos recentes nos deram uma oportunidade e um incentivo para formar um mecanismo de organização e mobilização."

©2022 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]