i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Oswaldo Eustáquio, filie-se ao PSOL

  • 23/12/2020 15:27
Oswaldo Eustáquio, filie-se ao PSOL
| Foto: Divulgação

Quem é Oswaldo Eustáquio? O leitor deste jornal na certa há de se lembrar dele como o homem preso ilegalmente pelo STF, no famigerado inquérito de Alexandre de Moraes contra o inexistente crime de fake news. Nesta Gazeta, ele é referido como jornalista; em jornais outrora respeitáveis, é referido como “blogueiro bolsonarista”.

Se ele é blogueiro, há de ter um blogue. E quem é censurado merece ser lido. Assim, digo que o blogue na verdade é um site, e é este aqui: oswaldoeustaquio.com.br. Aí podemos ler a aba “Sobre o autor”, e descobrir como ele se descreve. (Se autodeclaração vale para o sexo, por que não para profissão?) Eustáquio se descreve como jornalista, e menciona inclusive prêmios recebidos nessa condição. Seu lugar original de atuação é o litoral do Paraná. Nunca vi as agências de checagem chamarem de fake news os seus prêmios jornalísticos.

Será bolsonarista? Eu sei reconhecer bem um bolsonarista quando vejo um: é o sujeito monotemático que vai defender Bolsonaro até em festa de aniversário de boneca. Não admite críticas ao Mito, está sempre com raiva de algum possível concorrente de direita em 2022, e faz o possível para desconversar quando perguntamos por Kassio Nunes no STF. O site de Eustáquio não revela esse perfil.

Mas eu sei também que, para um setor nada diminuto dos letrados, o mero fato de não ser um antibolsonarista faz de você um bolsonarista. Eu certamente não sou uma antibolsonarista, e não tenho peias em dizer que votaria nele de novo à falta de coisa que eu julgue melhor. Logo, sou uma bolsonarista para muita gente, e isso faz de mim um ser moralmente inferior aos seus olhos. Só não me mandam pra cadeia porque não podem mandar todo “bolsonarista” para lá. Mas se eu (e talvez o leitor) fosse pra cadeia, seria uma “bolsonarista” presa também. E ainda chamariam de fake news qualquer coisa que eu escrevesse aqui ou pelo WhatsApp.

Aliás, o que foi que Oswaldo Eustáquio escreveu e foi decretado fake news pelo Supermo Tribunal da Verdade, ou melhor, pelo Supremo Tribunal Federal? Acredito que o motivo tenha sido esta live, na qual o entrevistado – não o entrevistador – faz acusações ao STF. Mas é só uma especulação minha. Afinal, ninguém sabe ao certo o motivo, porque o inquérito corre em segredo de justiça. E todo mundo acha normal, porque bolsonarista é gente inferior. Contra “bolsonarista”, pode tudo!

Acidente

O homem não deveria estar preso. Preso, sofreu um acidente causado por problemas hidráulicos da cela. Ao que parece (segundo o tuíte afixado no perfil dele), ele está sem sentir as pernas. Ontem ainda circulou a notícia de que ele estava paraplégico, mas a deputada Bia Kicis afirmou que, de acordo com a ressonância, não ficou. Enfim: tudo um grande disse-me-disse, porque não há interesse muito grande de parte da maioria da imprensa de ir se inteirar do que realmente aconteceu.

Eu poderia dizer que Oswaldo Eustáquio tem a cor errada, a orientação sexual errada e o sexo errado, mas seria mentira. Todo mundo sabe que negro de direita é duplamente difamado. Oswaldo Eustáquio tem é a orientação política errada. O carimbo de “bolsonarista” faz dele um ser humano de segunda classe, cujos direitos podem ser violados.

Lembram-se de Eduardo Guimarães?

Eduardo Guimarães faz jus à qualificação de “blogueiro petista”. Tem um site chamado Blog da Cidadania, não se descreve como jornalista, e, durante a era petista, tratava mais de emitir opiniões governistas do que de apurar fatos. Quando Moro o conduziu coercitivamente para se explicar (por ter divulgado no blogue antecipações da investigação), foi um escarcéu. Os Jornalistas Sem Fronteiras se manifestaram. Chegou-se a um consenso de que blogueiros deveriam gozar do direito ao sigilo da fonte, coisa tradicionalmente reservada a jornalistas. Um blogueiro era tão bom quanto um jornalista e deveria ter direitos iguais. O ato de conduzir um blogueiro para depor representava a enésima fase do golpe, o fim da democracia, da liberdade de imprensa, aquela coisa toda.

Mas prender jornalista ilegalmente e largar lá por meses, pode.

Outra celeuma é a das algemas. Um escarcéu progressista é dizer que a algema fere os direitos humanos do bandido e devem ser usadas só quando “necessário”. (O necessário é o que der na telha do advogado de defesa.)

Entende-se que se use algema em enfermos, porque o hospital é melhor pra fugir, e preso não vira santo quando está dodói. Assim, não é de admirar que o pessoal da cadeia tenha tratado Eustáquio segundo os seus costumes, e o algemado à maca. Alguém fotografou isso e postou no Twitter dele. É claro, porém, que para quem não deveria estar ali, essa é uma humilhação maior ainda. De cidadão livre, passou a presidiário quebrado e algemado à maca.

Veja bem: se você for um traficante, um líder de organização criminosa sangrenta, entende-se que você teve uma infância pobre e expressa a sua revolta contra o capitalismo. Não será ainda mais traumatizado com um par de algemas. Mas se for carimbado como “bolsonarista”, aí pode tudo. Pode até matar, dar facada, botar culpa no Mossad.

A solução

Todo mundo sabe que, se Oswaldo Eustáquio fosse de esquerda (preferencialmente eixo Rio-São Paulo), a prisão, a queda e as algemas seriam o fim do mundo. Não ia sobrar uma vidraça na Avenida Paulista. A hashtag da vez subiria aos Trending Topics do Twitter. Levitsky declararia que as democracias não morrem mais por golpes de Estado clássicos, mas sim por meio de expedientes mais criativos, como a corrupção do Judiciário. E se Levitsky dissesse isso à luz de Eustáquio, eu concordaria com ele.

Seria bom se a sociedade se mobilizasse contra a escalada autoritária do STF. Não é Bolsonaro quem tem o poder efetivo de mandar alguém ilegalmente para a prisão. É o STF. É ele, portanto, o ator político que merece mais pressão e vigilância dos democratas.

Mas o cidadão ordeiro e trabalhador não tem tempo nem expertise em manifestação. A solução mais fácil é Oswaldo Eustáquio dizer que doravante é Oswalda e se filiar ao PSOL. (Se o PSOL negar, alegue transfobia.) Aí, sim ele deixa de ser um humano de segunda. Quem é do Partido Sol é um humano de primeira. Um nobre.

E nobre é tão nobre, que não é nobro nem nobra. Já vem em linguagem neutra, pronto para reinar na pós-modernidade.

93 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 93 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luis Coladel

    26/12/2020 15:35:44

    Isso já extrapolou qualquer razoabilidade. Bem como a ditadura judiciária nefasta e surreal, que, ironicamente, carece de uma dose (generosa) de equilíbrio e limpeza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Americo Lisboa Junior

      25/12/2020 15:16:00

      Belo texto, porém, o mais incoerente e hipócrita dessa história toda é o silêncio daqueles que diziam que os militares perseguiam, torturavam e censuravam jornalistas. Nada como o tempo para demonstrar a parcialidade e cumplicidade dos falsos virtuosos jacobinos. O Brasil, apesar de tudo, vive um período de grandes mudanças, máscaras tirânicas caem a cada dia. Resta ao povo livre assumir o controle e mostrar quem realmente manda. Mas tudo dentro da lei, porque as transgressões a legalidade constitucional já estão sendo praticadas, por quem em tese, tem o dever de aplicá-la e cumpri-la.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Aristóteles de Aleluia Júnior

        25/12/2020 14:28:07

        Excelente texto. Assino embaixo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Wellington Vasco

          25/12/2020 12:11:09

          Parabéns pelo excelente texto. Posicionamento digno de toda pessoa de bem!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Reinaldo Rabadan jr

            25/12/2020 12:01:13

            Parabéns pela matéria,inclusive a ironia do Título.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • .

              .

              25/12/2020 11:31:03

              Texto excepcional!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                ABFeitoza

                24/12/2020 22:14:05

                Ótimo texto! Alexandre de Moraes está construindo um belo currículo como canalha e autoritario. E parece orgulhar-se disto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alexandre Cesar Gurgel fernandes

                  24/12/2020 21:03:37

                  Parabéns pela postura de não se calar diante de um escândalo desses que é o caso da prisão de O. Eustáquio. O silêncio da grande mídia me causa asco.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carlos

                    24/12/2020 20:38:52

                    Cuidado, Bruna. Vc pode ser presa por emitir tais opiniões e aí como ficaria sem suas colunas?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Pedro Zanoni

                      24/12/2020 20:08:11

                      parabéns pela opinião

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Valdenize

                        24/12/2020 20:00:42

                        #liberdadeoswaldoeustaquio

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Magaly

                          24/12/2020 20:00:11

                          Texto excelente e esclarecedor. “Para os amigos, tudo. Para os inimigos, a forca “.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo Batista Dos Santos

                            24/12/2020 19:47:15

                            Uma pena que esta coluna chegará a um número reduzido de pessoas. Não conhecia a colunista, mas primeira impressão foi ótima. Não tanto por ela ser "bolsonarista" como eu, mas pela clareza, coerência e profundidade da escrita. Parabéns, Bruna Frascolla; Parabéns Gazeta do Povo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • E

                              Eden Lopes Feldman

                              24/12/2020 20:55:00

                              Concordo, e para minimizar, como os artigos são bloqueados, acabo copiando e mando com o link para diversos contatos. Já convenci vários a assinarem a Gazeta do Povo. Deixo minha sugestão.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Bernardo Andrade

                            24/12/2020 19:46:06

                            Texto excepcional e corajoso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo P.

                              24/12/2020 19:21:31

                              É impressionante o silêncio de grande parte da mídia sobre esse caso, felizmente ainda temos a gazeta.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cético

                                24/12/2020 19:15:09

                                Sem palavras para descrever a sensação de frustração ao assistir diariamente o terror a que é submetido o Jornalista Oswaldo Eustáquio, chega-se a supor que seria uma obra de ficção, daqueles filmes onde as pessoas são colocadas em vagões com destino triste. Mas não, é a realidade cruel, e perpetrada por quem tem por dever a defesa da da lei e a aplicação da justiça. Obrigado Bruna por ser a nossa voz de indignação, e pensar que o Presidente da República poderia ter nomeado um juiz de verdade para por fim a esses desmandos...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  LSB

                                  24/12/2020 18:28:42

                                  Correndo o risco de ser repetitivo (e chato, por conseguinte): mais uma vez, parabéns pelo artigo espetacular!!! Sem diminuir um “centavo” o valor de seus colegas, você sozinha já vale a assinatura!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Emily Sobral

                                    24/12/2020 18:28:04

                                    Putz, muito bacana sua atitude com esta matéria, que mostra uma das maiores injustiças cometidas contra um jornalista, por ser de direita, na atualidade. Quanto ao STF, não há mais o que xingar, gritar e pedir para que seja fechado, apenas aguardar a justiça divina.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eden Lopes Feldman

                                      24/12/2020 18:21:55

                                      Excelente analise. Apenas acrescentaria que jornalistas sérios não podem ser de direita por que a grande mídia progressista está perdendo muitos dos seus patrocinadores. Principalmente o governo federal, que na era da esquerda era o grande anunciante . O STF é uma vergonha nacional apenas superada pelo senado neste quesito. Precisamos de uma urgente renovação. E aos que me enquadrarem como bolsonarista, aceito. Mas quero Cássio Nunes fora também. Pois é urgente termos uma corte jurídica e não política.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Deocy França

                                        24/12/2020 18:11:11

                                        Temos a nítida sensação de impotência, um pessoa é presa pela PF,colocada numa cela, e esquecida. Para quem interessa, esta pessoa trancada?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pzig

                                          24/12/2020 18:07:03

                                          Ótima matéria! Uma vergonha o que estão fazendo com este jornalista e a narrativa da esquerda e isentosfera sobre isso....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Raimundo Nonato Moraes costa

                                            24/12/2020 17:48:42

                                            Obrigado Bruna! Meu deu um belo presente de natal. Que Deus te abençoe e te guarde!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luciano Ribeiro da Silva Oliveira

                                              24/12/2020 16:53:14

                                              Brilhante Bruna. Perfeito o comentário, filiar-se ao PSOL e fazer a transferência de gênero para escapar da perseguição do STF. Espetaculae matéria.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Antonio Marcos Ferreira da Silva

                                                24/12/2020 16:20:11

                                                Bruna vc foi perfeita nas colocações. Parabéns

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Antonio Marcos Ferreira da Silva

                                                  24/12/2020 16:19:02

                                                  Boa tarde .brilhante este artigo sobre O JORNALISTA Osvaldo ,me deixa muito contente de voltar ser assinante da gazeta do povo .parabéns aos colunista deste jornal

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luca Brasi

                                                    24/12/2020 16:04:53

                                                    Ótimo texto, Bruna!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JOSIL

                                                      24/12/2020 15:16:55

                                                      URGENTE! O ditador da Coréia do Norte, KIM JONG-UM, acaba de chegar em Brasília, irá fazer um intensivão no STF, ministrado pelo ilustre ministro e "lustrado" cérebro senhor "Xandico", sobre "COMO PRENDER E HUMILHAR PESSOAS CHATAS, QUE ME INCOMODAM". O curso contará com paineis de outros ministros do TRIBUNAL, bem como palestras de eminentes figuras do PSOL e do PT. Maria do Rosário e Zé Dirceu farão a grande aula inaugural. Será apresentado um grande exemplo de chato, um tal de Oswaldo, irá em grande estilo em cadeira de rodas.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • P

                                                        Paulo Roberto Pinheiro

                                                        24/12/2020 15:26:55

                                                        Boa, Josil!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Márcio de Abreu campana

                                                      24/12/2020 15:07:43

                                                      Texto de lavar a alma! Todos deveriam ler. Parabéns a insigne articulista.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Leonardo

                                                        24/12/2020 15:00:47

                                                        Parabéns pelo texto!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          WILSON LUIZ PILCH

                                                          24/12/2020 14:52:34

                                                          Ótimo texto! Uma síntese dos nosso momento.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Idaide Ferreira

                                                            24/12/2020 14:42:57

                                                            Tem muita gente dando fim na sua vida, por quê não aproveita e leva um ministro do supremo junto.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • L

                                                              Leonardo

                                                              24/12/2020 14:59:55

                                                              Assino essa junto contigo.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Cícero Alex Lamb

                                                            24/12/2020 14:35:49

                                                            Perfeita como sempre!!! Parabéns pelo trabalho!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              J.A.

                                                              24/12/2020 14:04:05

                                                              Vou nessa e me filiar... vai que precise né??? lindo artigo, meus parabéns!!!!! ops acho que agora sou bolsonarista kkkkk

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                João Mello

                                                                24/12/2020 13:23:21

                                                                O Torquemada do STF não hesita em perseguir os inimigos políticos, e livrar a cara dos larápios do PSDB.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • O

                                                                  Osmar Maurílio Bogo

                                                                  24/12/2020 13:20:10

                                                                  Faço minhas as palavras de "Marcio",com sua venia,logicamente. Sim porque me exigem ser "politicamente correto",coisa que abomino desde sempre. Quanto à dona do artigo,parabens,a ela e à Gazeta.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    Carmo Augusto Vicentini

                                                                    24/12/2020 13:14:38

                                                                    Excelente artigo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      marcio

                                                                      24/12/2020 12:46:32

                                                                      Nota-se pelos comentários e curtidas a repercussão e aprovação esmagadora das suas opiniões. Fantástica capacidade de expressar com palavras o sentimento de uma multidão incalculável de brasileiros reprovam os abusos do STF e a prepotência da esquerda infiltrada nos meios de comunicação. Essa jornalista me representa 100%. Gostaria de parabenizar quem a descobriu e a trouxe para a Gazeta.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        Luciano Borges de Santana

                                                                        24/12/2020 12:39:15

                                                                        Definitivamente, esse é um dos melhores artigos escritos ao longo do ano na Gazeta do Povo. E Bruna Frascolla uma das maiores pensadoras do Brasil contemporâneo.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • R

                                                                          Renata de Paula Xavier Moro

                                                                          24/12/2020 12:38:07

                                                                          “E nobre é tão nobre, que não é nobro nem nobra. Já vem em linguagem neutra, pronto para reinar na pós-modernidade.”... genial! Assim como ele virar Oswalda e ir pro PSOL. Parabéns!!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • C

                                                                            Carlos

                                                                            24/12/2020 12:22:14

                                                                            Excelente o texto. Parabéns

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • M

                                                                              mup

                                                                              24/12/2020 12:18:30

                                                                              Bruna, Mais um belo texto! Digno desta Gazeta, voz solitária, em meio a turba que domina a imprensa canalha. É uma vergonha a omissão dos " jornalistas de esquerda" que negam apoio a um colega que é um preso político, sem crime cometido. Sindicato de jornalistas, Associação Nacional dos jornalistas, ABI todos calados, cumplices descarados do arbitrio e da perseguição. Seu texto desmascara o duplo padrão que a imprensa usa e abusa. Aos nossos, os melhores gritos de protestos. Aos adversários, o mais odioso silêncio. Você e poucos outros não se calaram. Parabéns!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • N

                                                                                Nissim lopez

                                                                                24/12/2020 12:11:52

                                                                                Que artigo excelente. Feliz em poder lê-lo . Que esse cidadão tenha logo seus direitos constitucionais restabelecidos. E que a imprensa verdadeira, da qual a Gazeta faz parte continue nos brindando com colunistas como a autora deste.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • N

                                                                                  NILSON BORGES DO ROSARIO

                                                                                  24/12/2020 11:43:20

                                                                                  Parabéns Bruna! estamos indo para as trevas, via judiciário e tudo por causa de corruptos presos (pt) ou investigados (psdb) da lavajato.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • P

                                                                                    Paulo Roberto Silva

                                                                                    24/12/2020 11:28:12

                                                                                    Esse texto é para guardar. Excelente! Parabéns Bruna!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • P

                                                                                      Paulo Roberto Pinheiro

                                                                                      24/12/2020 11:22:34

                                                                                      Por que Bolsonaro ainda não visitou Oswaldo no hospital? Será que algum assessor cagão desaconselhou?

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • F

                                                                                        Fernando Colli

                                                                                        24/12/2020 11:17:20

                                                                                        eu iria fazer um comentário, mas desisti, não adianta, pois quem pertence à esquerda não ouve

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        1 Respostas
                                                                                        • D

                                                                                          Doc

                                                                                          24/12/2020 13:54:02

                                                                                          Não existe esquerda . Seu fundador Max nunca trabalhou São um bando de **** enganando os analfabetos úteis . Corruptos de carteirinha . Esquerda e direita é história da carochinha. Existe Quem trabalha e Quem vive às custas dos outros .

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                      • F

                                                                                        Fernando Colli

                                                                                        24/12/2020 11:12:25

                                                                                        Texto ótimo, parabéns

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • F

                                                                                          Fabio Serra Barbosa da Silva

                                                                                          24/12/2020 10:55:26

                                                                                          Que texto maravilhoso apesar de tratar de um assunto asqueroso. Vivemos tempos difíceis que só devem piorar. Precisamos hoje provar que a Terra não é plana, que existem heranças biológicas gostemos ou não, a linguagem/língua está acima de uma ideologia, a alimentação segue regras fisiológicas, de que não é o rabo quem balança o cachorro, existe 2 pesos 2 medidas na aplicação das leis. Viver é uma arte. Tudo tem um porque. Me consolo na esperança de que esse novo desafio global nos faça pessoas e mundo melhor.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • R

                                                                                            Reynaldo Mendes de Carvalho Júnior

                                                                                            24/12/2020 10:33:19

                                                                                            Palmas pra autora. Pensando (só um pouco já é suficiente), devo ser um bolsonarista do mesmo padrão da articulista. E assim se deveria ser. Na imparcialidade

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • O

                                                                                              Oirad Ojuara

                                                                                              24/12/2020 10:15:07

                                                                                              Eu tenho a impressão que a "Corte de STF" terá o mesmo destino da "Corte do Rei Luiz XV". Agem da mesma maneira e não percebem que o povo é um barril de pólvora quieto e calado em um canto esperando por uma minúscula faísca. Quando se derem conta será tarde demais!

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              1 Respostas
                                                                                              • H

                                                                                                Humberto

                                                                                                24/12/2020 11:52:33

                                                                                                Duvido,brasileiro é muito bonzinho!!!

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                            • R

                                                                                              RPM

                                                                                              24/12/2020 10:00:17

                                                                                              O senado e o congresso não caçam esses ministros do supremo, porque tem o rabo preso.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • V

                                                                                                Vinicius

                                                                                                24/12/2020 5:26:13

                                                                                                Isto me faz lembrar do tempo que blogueiros militantes do PT eram remunerados pela SECOM, com ótimas verbas para defender o indefensável e atacar o judiciário, sem ser importunado. Bons tempos para alguns.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • H

                                                                                                  Harley Jorge

                                                                                                  24/12/2020 3:59:37

                                                                                                  Perfeito!!!!

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • A

                                                                                                    Adenilson dos anjos dos santos

                                                                                                    24/12/2020 3:59:11

                                                                                                    Deu Show! Parabéns Bruna

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • C

                                                                                                      Carbonatto

                                                                                                      24/12/2020 3:31:00

                                                                                                      Bem isso, se fosse um blogueiro que fosse ligado ao PSOL a imprensa faria um estardalhaço.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • H

                                                                                                        Humberto Edson Cervelin

                                                                                                        24/12/2020 3:18:48

                                                                                                        Perfeito. Disse tudo. Pena que no Brasil os senadores só servem pra conchavos, repartir propina e brigar pelo poder. Se o Senado fosse sério já tinham tirado do DTF uns 4 ou 5 ministros, deveriam tirar todos, mas pelo menos os mais bandidos já teriam caído.

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • J

                                                                                                          Janio

                                                                                                          24/12/2020 3:10:27

                                                                                                          Parabéns “pele texte” inteligente, Bruna!!! De verdade, imagino quando esse besteirol de linguagem neutra se tornar a bola da vez (talvez, logo após a pandemia passar). Vai exigir muita paciência para se ouvir os argumentos falaciosos dos militantes da ideologia de gêneros. A propósito, “militante” deriva de “militar”, que por sua vez vem de “soldado”, cumpridor de ordens superiores. Assim, se a patota da esquerda (que detesta militar, hierarquia etc.) soubesse de Etimologia, com certeza, refugariam a palavra “militante”. Mas aí seria esperar muito da turma, né?

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          1 Respostas
                                                                                                          • F

                                                                                                            Fernando Colli

                                                                                                            24/12/2020 11:14:22

                                                                                                            Ótimo comentário

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • D

                                                                                                          DELMO FONSECA

                                                                                                          24/12/2020 2:26:32

                                                                                                          Excelente!

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • M

                                                                                                            Marcos Cesar de Melo Pinto

                                                                                                            24/12/2020 2:09:04

                                                                                                            Excelente!

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • N

                                                                                                              Natan Monteiro

                                                                                                              24/12/2020 1:20:35

                                                                                                              Excelente artigo, Bruna. Só de escrever um artigo tão lúcido , já desperta a fúria, gritos e berros da patota de extrema-esquerda, aquela que prefere eliminar o debatedor do debate, o opositor da oposição...Nas mesmas circunstâncias do jornalista Eustáquio, eu condenaria qualquer ato do "supremo" que fosse contra a liberdade de expressão de qualquer um que fosse. Até de blogueiro de extrema-esquerda. Coerência em nossa vida é tudo.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • C

                                                                                                                CSG

                                                                                                                24/12/2020 1:02:35

                                                                                                                Blogueira Bolsonarista sendo Bolsonarista. E se julga inteligente.

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                3 Respostas
                                                                                                                • C

                                                                                                                  Carmo Augusto Vicentini

                                                                                                                  24/12/2020 13:19:16

                                                                                                                  Outra coisa coloca seu nome de verdade. Seja corajoso e assuma o que escreve.

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • C

                                                                                                                  Carmo Augusto Vicentini

                                                                                                                  24/12/2020 13:18:44

                                                                                                                  Sua tentativa de desqualificação do texto é patética. Tente de novo. Veja se consegue melhorar.

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • J

                                                                                                                  JF

                                                                                                                  24/12/2020 3:54:33

                                                                                                                  Vou te falar uma coisa, tem gente considerada blogueiro bolsonarista que escreve muito melhor que uma renca de "jornalistas profissionais", que vendem bem baratinho suas matérias para agradar uns e outros por aí! O texto da moça está bem escrito e baseado na realidade! A tua tentativa de desqualificá-la é patética!

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • R

                                                                                                                renato mello

                                                                                                                24/12/2020 0:46:30

                                                                                                                Mas afinal de contas, se não tem nenhum crime a ele imputado o que estão esperando para denunciar o STF na Cortes Internacionais de Justiça. O Lula ladrão, mesmo tendo condenações em 1, 2 e 3ras instâncias teve seu caso analisado. Pq não um inocente?

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • J

                                                                                                                  J. Cruz

                                                                                                                  24/12/2020 0:44:21

                                                                                                                  2 palavras: para bens!

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • F

                                                                                                                    Felipe de Souza Marques

                                                                                                                    24/12/2020 0:06:29

                                                                                                                    Fenomenal

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • M

                                                                                                                      Martinho

                                                                                                                      24/12/2020 0:06:01

                                                                                                                      Bruna... muito bom este texto...os hyperlinks são o famoso "matar a cobra e mostrar o pau" tão em falta na era das narrativas...

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • G

                                                                                                                        Giba12

                                                                                                                        23/12/2020 23:49:17

                                                                                                                        Perfeito Bruna, na veia.

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                        • M

                                                                                                                          Marcelo Sousa Ramos

                                                                                                                          23/12/2020 23:14:52

                                                                                                                          Ótima coluna, por isso deixei de assinar veja, o Globo , para assinar a Gazeta do Povo.

                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                          • A

                                                                                                                            ANTONIO MENDONCA SOUSA BRITO

                                                                                                                            23/12/2020 23:01:03

                                                                                                                            Raiva com a situação e muito feliz com seu comentário.

                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                            • J

                                                                                                                              João Martins Donizete

                                                                                                                              23/12/2020 22:54:17

                                                                                                                              Sensacional. Como é dito na minha terra aqui nas Gerais: artigo escorreito, "sem tirar e sem por". E mais: verdade verdadeira. Se dito o blogueiro filiar-se ao PSOL passa imediatamente para a condição de Santo, Santíssimo jornalista e nobrelíssimo ser humano. Outro detalhe que muitos fingem desconhecer: o alcunhado autoritário Bolsanaro na prática não tem poder algum de prender ninguém. De outro lado o democrata e guardião da constituição o STF o faz amiúde a luz de um silêncio sepulcral da mídia mainstream aparelhada de cabo ao rabo.

                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • G

                                                                                                                                GUSTAVO

                                                                                                                                23/12/2020 22:50:55

                                                                                                                                Oswaldo Estáquio cometeu crimes, por isso foi preso preventivamente. Foi solto, devido a substituição da prisão por medida restritiva de direitos. Não cumpriu com as medidas, ou seja, outra vez infringiu a lei. Por isso, outra vez foi preso. Ao contrário do que a articulista escreve, a prisão dele não foi ilegal. Antes de repetir isso (pq aposto que sequer refletiu sobre a prisão ser legal ou ilegal) busque saber a diferença entre liberdade de expressão e crime e lembre-se: quem confunde liberdade de expressão com crime, irá confundir crime com liberdade de expressão. O Roberto Jeferson comparou esse criminoso com o Herzog. Jesus, vcs perderam a noção!

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                6 Respostas
                                                                                                                                • J

                                                                                                                                  JF

                                                                                                                                  24/12/2020 3:45:29

                                                                                                                                  Qual ou quais foram os crimes de Oswaldo Eustáquio? Cite-os para nós sabermos!

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • C

                                                                                                                                  Carlos

                                                                                                                                  24/12/2020 3:33:48

                                                                                                                                  Calma, para saber se houve crime é necessário que ele seja julgado e condenado. Creio que isso ainda não ocorreu.

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • G

                                                                                                                                  GUSTAVO

                                                                                                                                  24/12/2020 0:33:13

                                                                                                                                  Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Filho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido. Impõe-se, portanto, a decretação da prisão preventiva, haja vista que as medidas impostas não alcançaram o efeito disciplinar e pedagógico que eram esperados", escreveu o ministro na ordem de prisão.

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • M

                                                                                                                                  Martinho

                                                                                                                                  24/12/2020 0:08:35

                                                                                                                                  Aproveite pra me relembrar o código do "Fale News" no código penal...na minha versão não consegui achar...

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • L

                                                                                                                                  Luiz C F Pessoa

                                                                                                                                  23/12/2020 23:07:32

                                                                                                                                  Já que vc tem fonte no STF e acesso ao inquérito que corre em segredo de justiça, conta aí qual foi o crime dele! Obrigado!

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • G

                                                                                                                                  Gilson Clazer Moraes

                                                                                                                                  23/12/2020 22:58:02

                                                                                                                                  Abstinência de mortadela pra vc

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • O

                                                                                                                                Otacilio

                                                                                                                                23/12/2020 22:43:45

                                                                                                                                Parabéns pelo texto! Muito triste os dias que vivemos nesse país.... mas não há injustiça que dure pra sempre. As pessoas de bem deveriam se mobilizar mais, pois o mal vem ganhando de lavada.

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • G

                                                                                                                                  Geraldo José Correia de Melo

                                                                                                                                  23/12/2020 22:33:46

                                                                                                                                  Excelente!!!

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                  • F

                                                                                                                                    Fernanda Bitazi

                                                                                                                                    23/12/2020 22:27:09

                                                                                                                                    Gosto muito da sua escrita: sempre incisiva e com argumentos tão bem articulados entre si, que convence até uma tonta em política como eu! Rs... enfim, o final do seu artigo, com todo aquele uso dos termos "técnicos" da esquerda identitária, foi sensacional! É um prazer ler a maniera como vc expressa suas opiniões!

                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                    • P

                                                                                                                                      Pedro Abilio

                                                                                                                                      23/12/2020 22:17:45

                                                                                                                                      Mais um grande crime cometido pelo Sr Alexandre de Moraes contra as liberdades e os direitos do cidadão . A esquerda e todos essas instituições aparelhadas são coniventes . Porque os outros 10 Ministros também estão calados ... Covardia ou conivência . Algemar um paciente, com suspeita de lesão medular , na maca , é um puro ato de tortura . Inconcebível que a sociedade fique calada . Esses crimes precisam ser apurados por Tribunais internacionais .

                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                      • E

                                                                                                                                        Evaldo

                                                                                                                                        23/12/2020 22:12:59

                                                                                                                                        Parabéns, texto enxuto, cirúrgico, independente e cujo conteúdo deveria servir para uma reflexão séria. Os sapos só percebem que está quente depois de cozidos. Agora, se os esquerdopatas e o STF querem regulamos sapos, cozinhem mais, aumentem a temperatura. Cuidado para não explodir, poderão sair queimados.

                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                        • E

                                                                                                                                          Eudo

                                                                                                                                          23/12/2020 22:05:38

                                                                                                                                          Bruna, excelente texto. Foi ao ponto...

                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                          • M

                                                                                                                                            Moracir Cetara

                                                                                                                                            23/12/2020 20:17:12

                                                                                                                                            Excelente colocação de Bruna Frascolla! Parabéns!

                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                            • U

                                                                                                                                              URIA DE MELLO SOARES

                                                                                                                                              23/12/2020 18:57:04

                                                                                                                                              Realmente dá medo o que vem rolando no jornalismo brasileiro.. Há segundos atrás o G1 estava publicando "blogueiro bolsonarista".

                                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                              Fim dos comentários.