i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Oswaldo Eustáquio, filie-se ao PSOL

  • 23/12/2020 15:27
Oswaldo Eustáquio, filie-se ao PSOL
| Foto: Divulgação

Quem é Oswaldo Eustáquio? O leitor deste jornal na certa há de se lembrar dele como o homem preso ilegalmente pelo STF, no famigerado inquérito de Alexandre de Moraes contra o inexistente crime de fake news. Nesta Gazeta, ele é referido como jornalista; em jornais outrora respeitáveis, é referido como “blogueiro bolsonarista”.

Se ele é blogueiro, há de ter um blogue. E quem é censurado merece ser lido. Assim, digo que o blogue na verdade é um site, e é este aqui: oswaldoeustaquio.com.br. Aí podemos ler a aba “Sobre o autor”, e descobrir como ele se descreve. (Se autodeclaração vale para o sexo, por que não para profissão?) Eustáquio se descreve como jornalista, e menciona inclusive prêmios recebidos nessa condição. Seu lugar original de atuação é o litoral do Paraná. Nunca vi as agências de checagem chamarem de fake news os seus prêmios jornalísticos.

Será bolsonarista? Eu sei reconhecer bem um bolsonarista quando vejo um: é o sujeito monotemático que vai defender Bolsonaro até em festa de aniversário de boneca. Não admite críticas ao Mito, está sempre com raiva de algum possível concorrente de direita em 2022, e faz o possível para desconversar quando perguntamos por Kassio Nunes no STF. O site de Eustáquio não revela esse perfil.

Mas eu sei também que, para um setor nada diminuto dos letrados, o mero fato de não ser um antibolsonarista faz de você um bolsonarista. Eu certamente não sou uma antibolsonarista, e não tenho peias em dizer que votaria nele de novo à falta de coisa que eu julgue melhor. Logo, sou uma bolsonarista para muita gente, e isso faz de mim um ser moralmente inferior aos seus olhos. Só não me mandam pra cadeia porque não podem mandar todo “bolsonarista” para lá. Mas se eu (e talvez o leitor) fosse pra cadeia, seria uma “bolsonarista” presa também. E ainda chamariam de fake news qualquer coisa que eu escrevesse aqui ou pelo WhatsApp.

Aliás, o que foi que Oswaldo Eustáquio escreveu e foi decretado fake news pelo Supermo Tribunal da Verdade, ou melhor, pelo Supremo Tribunal Federal? Acredito que o motivo tenha sido esta live, na qual o entrevistado – não o entrevistador – faz acusações ao STF. Mas é só uma especulação minha. Afinal, ninguém sabe ao certo o motivo, porque o inquérito corre em segredo de justiça. E todo mundo acha normal, porque bolsonarista é gente inferior. Contra “bolsonarista”, pode tudo!

Acidente

O homem não deveria estar preso. Preso, sofreu um acidente causado por problemas hidráulicos da cela. Ao que parece (segundo o tuíte afixado no perfil dele), ele está sem sentir as pernas. Ontem ainda circulou a notícia de que ele estava paraplégico, mas a deputada Bia Kicis afirmou que, de acordo com a ressonância, não ficou. Enfim: tudo um grande disse-me-disse, porque não há interesse muito grande de parte da maioria da imprensa de ir se inteirar do que realmente aconteceu.

Eu poderia dizer que Oswaldo Eustáquio tem a cor errada, a orientação sexual errada e o sexo errado, mas seria mentira. Todo mundo sabe que negro de direita é duplamente difamado. Oswaldo Eustáquio tem é a orientação política errada. O carimbo de “bolsonarista” faz dele um ser humano de segunda classe, cujos direitos podem ser violados.

Lembram-se de Eduardo Guimarães?

Eduardo Guimarães faz jus à qualificação de “blogueiro petista”. Tem um site chamado Blog da Cidadania, não se descreve como jornalista, e, durante a era petista, tratava mais de emitir opiniões governistas do que de apurar fatos. Quando Moro o conduziu coercitivamente para se explicar (por ter divulgado no blogue antecipações da investigação), foi um escarcéu. Os Jornalistas Sem Fronteiras se manifestaram. Chegou-se a um consenso de que blogueiros deveriam gozar do direito ao sigilo da fonte, coisa tradicionalmente reservada a jornalistas. Um blogueiro era tão bom quanto um jornalista e deveria ter direitos iguais. O ato de conduzir um blogueiro para depor representava a enésima fase do golpe, o fim da democracia, da liberdade de imprensa, aquela coisa toda.

Mas prender jornalista ilegalmente e largar lá por meses, pode.

Outra celeuma é a das algemas. Um escarcéu progressista é dizer que a algema fere os direitos humanos do bandido e devem ser usadas só quando “necessário”. (O necessário é o que der na telha do advogado de defesa.)

Entende-se que se use algema em enfermos, porque o hospital é melhor pra fugir, e preso não vira santo quando está dodói. Assim, não é de admirar que o pessoal da cadeia tenha tratado Eustáquio segundo os seus costumes, e o algemado à maca. Alguém fotografou isso e postou no Twitter dele. É claro, porém, que para quem não deveria estar ali, essa é uma humilhação maior ainda. De cidadão livre, passou a presidiário quebrado e algemado à maca.

Veja bem: se você for um traficante, um líder de organização criminosa sangrenta, entende-se que você teve uma infância pobre e expressa a sua revolta contra o capitalismo. Não será ainda mais traumatizado com um par de algemas. Mas se for carimbado como “bolsonarista”, aí pode tudo. Pode até matar, dar facada, botar culpa no Mossad.

A solução

Todo mundo sabe que, se Oswaldo Eustáquio fosse de esquerda (preferencialmente eixo Rio-São Paulo), a prisão, a queda e as algemas seriam o fim do mundo. Não ia sobrar uma vidraça na Avenida Paulista. A hashtag da vez subiria aos Trending Topics do Twitter. Levitsky declararia que as democracias não morrem mais por golpes de Estado clássicos, mas sim por meio de expedientes mais criativos, como a corrupção do Judiciário. E se Levitsky dissesse isso à luz de Eustáquio, eu concordaria com ele.

Seria bom se a sociedade se mobilizasse contra a escalada autoritária do STF. Não é Bolsonaro quem tem o poder efetivo de mandar alguém ilegalmente para a prisão. É o STF. É ele, portanto, o ator político que merece mais pressão e vigilância dos democratas.

Mas o cidadão ordeiro e trabalhador não tem tempo nem expertise em manifestação. A solução mais fácil é Oswaldo Eustáquio dizer que doravante é Oswalda e se filiar ao PSOL. (Se o PSOL negar, alegue transfobia.) Aí, sim ele deixa de ser um humano de segunda. Quem é do Partido Sol é um humano de primeira. Um nobre.

E nobre é tão nobre, que não é nobro nem nobra. Já vem em linguagem neutra, pronto para reinar na pós-modernidade.

93 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 93 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luis Coladel

    26/12/2020 15:35:44

    Isso já extrapolou qualquer razoabilidade. Bem como a ditadura judiciária nefasta e surreal, que, ironicamente, carece de uma dose (generosa) de equilíbrio e limpeza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Americo Lisboa Junior

      25/12/2020 15:16:00

      Belo texto, porém, o mais incoerente e hipócrita dessa história toda é o silêncio daqueles que diziam que os militares perseguiam, torturavam e censuravam jornalistas. Nada como o tempo para demonstrar a parcialidade e cumplicidade dos falsos virtuosos jacobinos. O Brasil, apesar de tudo, vive um período de grandes mudanças, máscaras tirânicas caem a cada dia. Resta ao povo livre assumir o controle e mostrar quem realmente manda. Mas tudo dentro da lei, porque as transgressões a legalidade constitucional já estão sendo praticadas, por quem em tese, tem o dever de aplicá-la e cumpri-la.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Aristóteles de Aleluia Júnior

        25/12/2020 14:28:07

        Excelente texto. Assino embaixo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Wellington Vasco

          25/12/2020 12:11:09

          Parabéns pelo excelente texto. Posicionamento digno de toda pessoa de bem!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Reinaldo Rabadan jr

            25/12/2020 12:01:13

            Parabéns pela matéria,inclusive a ironia do Título.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • .

              .

              25/12/2020 11:31:03

              Texto excepcional!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                ABFeitoza

                24/12/2020 22:14:05

                Ótimo texto! Alexandre de Moraes está construindo um belo currículo como canalha e autoritario. E parece orgulhar-se disto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alexandre Cesar Gurgel fernandes

                  24/12/2020 21:03:37

                  Parabéns pela postura de não se calar diante de um escândalo desses que é o caso da prisão de O. Eustáquio. O silêncio da grande mídia me causa asco.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carlos

                    24/12/2020 20:38:52

                    Cuidado, Bruna. Vc pode ser presa por emitir tais opiniões e aí como ficaria sem suas colunas?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Pedro Zanoni

                      24/12/2020 20:08:11

                      parabéns pela opinião

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Valdenize

                        24/12/2020 20:00:42

                        #liberdadeoswaldoeustaquio

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Magaly

                          24/12/2020 20:00:11

                          Texto excelente e esclarecedor. “Para os amigos, tudo. Para os inimigos, a forca “.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo Batista Dos Santos

                            24/12/2020 19:47:15

                            Uma pena que esta coluna chegará a um número reduzido de pessoas. Não conhecia a colunista, mas primeira impressão foi ótima. Não tanto por ela ser "bolsonarista" como eu, mas pela clareza, coerência e profundidade da escrita. Parabéns, Bruna Frascolla; Parabéns Gazeta do Povo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • E

                              Eden Lopes Feldman

                              24/12/2020 20:55:00

                              Concordo, e para minimizar, como os artigos são bloqueados, acabo copiando e mando com o link para diversos contatos. Já convenci vários a assinarem a Gazeta do Povo. Deixo minha sugestão.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Bernardo Andrade

                            24/12/2020 19:46:06

                            Texto excepcional e corajoso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo P.

                              24/12/2020 19:21:31

                              É impressionante o silêncio de grande parte da mídia sobre esse caso, felizmente ainda temos a gazeta.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cético

                                24/12/2020 19:15:09

                                Sem palavras para descrever a sensação de frustração ao assistir diariamente o terror a que é submetido o Jornalista Oswaldo Eustáquio, chega-se a supor que seria uma obra de ficção, daqueles filmes onde as pessoas são colocadas em vagões com destino triste. Mas não, é a realidade cruel, e perpetrada por quem tem por dever a defesa da da lei e a aplicação da justiça. Obrigado Bruna por ser a nossa voz de indignação, e pensar que o Presidente da República poderia ter nomeado um juiz de verdade para por fim a esses desmandos...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  LSB

                                  24/12/2020 18:28:42

                                  Correndo o risco de ser repetitivo (e chato, por conseguinte): mais uma vez, parabéns pelo artigo espetacular!!! Sem diminuir um “centavo” o valor de seus colegas, você sozinha já vale a assinatura!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Emily Sobral

                                    24/12/2020 18:28:04

                                    Putz, muito bacana sua atitude com esta matéria, que mostra uma das maiores injustiças cometidas contra um jornalista, por ser de direita, na atualidade. Quanto ao STF, não há mais o que xingar, gritar e pedir para que seja fechado, apenas aguardar a justiça divina.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eden Lopes Feldman

                                      24/12/2020 18:21:55

                                      Excelente analise. Apenas acrescentaria que jornalistas sérios não podem ser de direita por que a grande mídia progressista está perdendo muitos dos seus patrocinadores. Principalmente o governo federal, que na era da esquerda era o grande anunciante . O STF é uma vergonha nacional apenas superada pelo senado neste quesito. Precisamos de uma urgente renovação. E aos que me enquadrarem como bolsonarista, aceito. Mas quero Cássio Nunes fora também. Pois é urgente termos uma corte jurídica e não política.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Deocy França

                                        24/12/2020 18:11:11

                                        Temos a nítida sensação de impotência, um pessoa é presa pela PF,colocada numa cela, e esquecida. Para quem interessa, esta pessoa trancada?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pzig

                                          24/12/2020 18:07:03

                                          Ótima matéria! Uma vergonha o que estão fazendo com este jornalista e a narrativa da esquerda e isentosfera sobre isso....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Raimundo Nonato Moraes costa

                                            24/12/2020 17:48:42

                                            Obrigado Bruna! Meu deu um belo presente de natal. Que Deus te abençoe e te guarde!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luciano Ribeiro da Silva Oliveira

                                              24/12/2020 16:53:14

                                              Brilhante Bruna. Perfeito o comentário, filiar-se ao PSOL e fazer a transferência de gênero para escapar da perseguição do STF. Espetaculae matéria.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Antonio Marcos Ferreira da Silva

                                                24/12/2020 16:20:11

                                                Bruna vc foi perfeita nas colocações. Parabéns

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Antonio Marcos Ferreira da Silva

                                                  24/12/2020 16:19:02

                                                  Boa tarde .brilhante este artigo sobre O JORNALISTA Osvaldo ,me deixa muito contente de voltar ser assinante da gazeta do povo .parabéns aos colunista deste jornal

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luca Brasi

                                                    24/12/2020 16:04:53

                                                    Ótimo texto, Bruna!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JOSIL

                                                      24/12/2020 15:16:55

                                                      URGENTE! O ditador da Coréia do Norte, KIM JONG-UM, acaba de chegar em Brasília, irá fazer um intensivão no STF, ministrado pelo ilustre ministro e "lustrado" cérebro senhor "Xandico", sobre "COMO PRENDER E HUMILHAR PESSOAS CHATAS, QUE ME INCOMODAM". O curso contará com paineis de outros ministros do TRIBUNAL, bem como palestras de eminentes figuras do PSOL e do PT. Maria do Rosário e Zé Dirceu farão a grande aula inaugural. Será apresentado um grande exemplo de chato, um tal de Oswaldo, irá em grande estilo em cadeira de rodas.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • P

                                                        Paulo Roberto Pinheiro

                                                        24/12/2020 15:26:55

                                                        Boa, Josil!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Márcio de Abreu campana

                                                      24/12/2020 15:07:43

                                                      Texto de lavar a alma! Todos deveriam ler. Parabéns a insigne articulista.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Leonardo

                                                        24/12/2020 15:00:47

                                                        Parabéns pelo texto!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          WILSON LUIZ PILCH

                                                          24/12/2020 14:52:34

                                                          Ótimo texto! Uma síntese dos nosso momento.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Idaide Ferreira

                                                            24/12/2020 14:42:57

                                                            Tem muita gente dando fim na sua vida, por quê não aproveita e leva um ministro do supremo junto.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • L

                                                              Leonardo

                                                              24/12/2020 14:59:55

                                                              Assino essa junto contigo.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Cícero Alex Lamb

                                                            24/12/2020 14:35:49

                                                            Perfeita como sempre!!! Parabéns pelo trabalho!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              J.A.

                                                              24/12/2020 14:04:05

                                                              Vou nessa e me filiar... vai que precise né??? lindo artigo, meus parabéns!!!!! ops acho que agora sou bolsonarista kkkkk

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                João Mello

                                                                24/12/2020 13:23:21

                                                                O Torquemada do STF não hesita em perseguir os inimigos políticos, e livrar a cara dos larápios do PSDB.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • O

                                                                  Osmar Maurílio Bogo

                                                                  24/12/2020 13:20:10

                                                                  Faço minhas as palavras de "Marcio",com sua venia,logicamente. Sim porque me exigem ser "politicamente correto",coisa que abomino desde sempre. Quanto à dona do artigo,parabens,a ela e à Gazeta.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    Carmo Augusto Vicentini

                                                                    24/12/2020 13:14:38

                                                                    Excelente artigo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      marcio

                                                                      24/12/2020 12:46:32

                                                                      Nota-se pelos comentários e curtidas a repercussão e aprovação esmagadora das suas opiniões. Fantástica capacidade de expressar com palavras o sentimento de uma multidão incalculável de brasileiros reprovam os abusos do STF e a prepotência da esquerda infiltrada nos meios de comunicação. Essa jornalista me representa 100%. Gostaria de parabenizar quem a descobriu e a trouxe para a Gazeta.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.