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polêmica

Protesto contra performance de homem nu no MAM termina em agressão

Funcionários do estabelecimento ficaram feridos após ação de cerca de 20 pessoas neste sábado (30)

Imagem de criança sendo incentivada a tocar em homem nu, durante perfomance no MAM, gerou polêmica no país | Reprodução
Imagem de criança sendo incentivada a tocar em homem nu, durante perfomance no MAM, gerou polêmica no país (Foto: Reprodução)

Uma nova manifestação contra a performance do bailarino e coreógrafo Wagner Schwartz na 35ª edição do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), terminou em agressão física a funcionários neste sábado (30). A assessora de imprensa do museu, Roberta Montanari, foi agredida por uma manifestante com um soco e xingada de "pedófila". Outros funcionários foram igualmente agredidos, física e verbalmente, por 20 pessoas que se reuniram em frente à sede do museu para protestar contra a performance de Schwartz.

Na terça-feira (26), na abertura do Panorama, tradicional mostra bienal do MAM, Schwartz fez uma performance, a La Bête, em que se colocava no lugar de um "bicho" da artista carioca Lygia Clark, para ser manipulado pelo público. O "bicho" da artista, representante do movimento neoconcreto brasileiro, é uma peça de metal que pode ser manipulada pelas pessoas. Uma mulher e a filha de cinco anos se aproximaram do artista e tocaram seu corpo. Um vídeo com a cena foi exibido por um internauta e desencadeou uma série de acusações de pedofilia na rede e ameaças à integridade física do curador da mostra, Luiz Camilo Osório.

O diretor do MAM, Felipe Chaimovich, acompanhado do advogado do museu, João Turchi, disse à reportagem que vai prestar queixa na delegacia. "O Icom (International Council of Museums) recomendou a todos os museus do mundo que não tratem suas obras de maneira diferenciada e é essa recomendação que o MAM vai seguir, pois a performance de Wagner Schwarz não é diferente". A solidariedade que entidades como a Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) e museus prestaram ao MAM prova, segundo Chaimovich, que a má interpretação dessa performance por quem não estava presente à abertura provocou acusações improcedentes.

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