• Carregando...
Perfil do Garotx do Blog tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.
Perfil do Garotx do Blog tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.| Foto: Reprodução/Instagram

O caso de Jéssica Canedo, que tirou a própria vida depois de uma notícia falsa sobre um flerte com o humorista Whindersson Nunes, colocou os holofotes sobre a página de fofocas Choquei e a agência Mynd8.

Mas outro personagem central da história recebeu menos atenção: a página Garotx do Blog — a primeira a publicar as imagens da suposta conversa entre Whindersson e Jéssica.

O perfil tem 1,2 milhão de seguidores no Instagram e 270 mil no X (antigo Twitter). O alcance era maior antes do episódio envolvendo Jéssica Canedo: depois da tragédia, o número despencou. Mas figuras populares como as cantoras Anitta e Luísa Sonza continuam seguindo o perfil.

A origem do Garotx do Blog, que se apresenta como "sua primeira fonte sobre a vida escandalosa da elite brasileira”, é problemática.

Histórico de difamação

Em 2019, Gabriel Alves Maximino (então com 21 anos) criou um perfil anônimo em que divulgada supostas acusações contra o ator José Loreto —, que, segundo o blogueiro, participava de orgias com outros artistas famosos em Fernando de Noronha.

Com o nome de "José Loreto Safado", Gabriel fez uma sequência de publicações anônimas em que afirmava trabalhar na TV Globo e que, por isso, sabia dos bastidores dos relacionamentos entre artistas.

O caso incendiou o mundo das celebridades, embora as afirmações de Gabriel nunca tenham sido corroboradas. Para evitar possíveis processos judiciais, o jovem decidiu mudar o nome do perfil. Nasceu então o Garotx do Blog. Antes, Gabriel já havia criado uma página para comentar o Big Brother Brasil, com menos sucesso.

Graças aos seguidores que reuniu ao espalhar rumores sobre o ator José Loreto, o então estudante de engenharia Química da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) passou a se dedicar à fofoca em tempo integral.

Demorou até que Gabriel admitisse ser o responsável pela página Garotx do Blog. Em 2020, em uma reportagem do site matogrossense MidiaNews, ele admitiu estar por trás da página e afirmou ter amizade com famosos. “Também tenho contato direto com Anitta, Ludmilla, que já fui na casa dela, conheci a família dela”, disse ele.

Em 2021, o colunista Léo Dias acusou o Garotx do Blog e outras páginas de fofoca de cobrarem para elogiar famosos. Em comum, essas publicações tinham o fato de serem agenciadas pela Mynd8.

Silêncio após morte de Jéssica Canedo

A página criada por Gabriel Alves Maximino foi a primeira a publicar as imagens que mostrariam um flerte entre Whindersson Nunes e a jovem mineira Vitória Canedo. A suposta conversa tem um tom quase inocente; ainda assim, a exposição repentina serviu como um gatilho para Jéssica, que não faz parte do mundo dos famosos e sofria de depressão.

Depois da morte de Jéssica, Gabriel colocou os perfis do Garotx do Blog no modo privado. Ele não se pronunciou sobre o caso, e a página continuou a publicar notícias sobre os famosos no ritmo habitual.

Já em 23 dezembro, dia seguinte à tragédia, o Garotx do Blog fez cinco publicações — uma delas, sobre uma possível vinda da cantora Beyoncé ao Brasil. “Emergência do POP! Os fãs de beyonce notaram que o segurança pessoal dela ainda se encontra na bahia, além do mais o jato que a cantora chegou no país, retornou ontem. Será que teremos Queen B em terras brasileiras nesse restinho de ano?”, dizia a postagem.

A falta de cuidado com o português é comum nas publicações do Garotx do Blog. As publicações da página seguem o padrão da Choquei e de outros perfis de fofoca: o Garotx do Blog não tem um site próprio, e raramente entrevista diretamente algum famoso. Em vez disso, ele se resume a fazer postagens com base em informações de terceiros. A fórmula é simples: a foto mais chamativa possível acompanhada de um parágrafo curto.

Muitas publicações da página são incompreensíveis para quem não acompanha o universo dos influenciadores digitais. Nos últimos dias, por exemplo, os seguidores do Garotx do Blog ficaram sabendo que Jojo Todynho discutiu com a dona de um quiosque em Fortaleza, que Thaís Carla apagou todas as fotos do seu Instagram e que Camila Loures mandou uma indireta para o ex-namorado.

Outras publicações chamam a atenção pelo tom elogioso direcionado a algumas personalidades sem uma razão aparente.

Cliente da Mynd8

Até o fim de dezembro, o Garotx do Blog era representado pela agência Mynd8 — que também tem no seu cast artistas como Pabllo Vittar, Elba Ramalho e Heloisa Périssé. A empresa mantinha o que chamava de “Banca Digital” com influenciadores digitais e páginas de fofoca. A Mynd8 se encarregava, dentre outras coisas, de negociar patrocinadores para os perfis.

Depois da morte de Jéssica, a empresa anunciou que o Garotx do Blog estava deixando a lista de agenciados da Mynd8. O site da agência saiu do ar em 2 de janeiro. Não está claro se as páginas de fofoca continuam associadas à empresa. Em 4 de janeiro, a Mynd8 emitiu uma nota em que diz ser vítima de "fake news" e assegura não interferir no conteúdo publicado pelos seus clientes.

Apesar disso, as acusações de que as páginas representadas pelo grupo formam um cartel do cancelamento vêm desde antes do caso Jéssica.

Em 2022, o apresentador Danilo Gentili já havia afirmado que os clientes da Mynd8 se articulam para atacar a reputação de quem consideram ser seus rivais. "A agência da Luisa Sonza tem uma rede massiva de perfis fakes e de fofocas que já lincharam e pediram a cabeça de muita gente. Fizeram muita gente perder patrocínio. Eu e colegas de comédia somos constantemente alvos deles quando fazemos piadas", ele escreveu, logo depois de a cantora ser acusada de racismo.

Investigação

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu inquérito para investigar a morte de Jéssica Canedo. As páginas que publicaram a informação falsa sobre a jovem podem responder pelo crime de difamação. Já a instigação ao suicídio, que também é prevista no Código Penal, só se configura quando há um incentivo direto para que a vítima tire a própria vida.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a página Garotx do Blog e não recebeu uma resposta até o momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]