Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara do Deputados

Câmara dá “Prêmio Paulo Gustavo” a Gregório Duvivier e outros artistas de esquerda

Gregório Duvivier, que está em cartaz com a peça "O céu da língua", é um dos escolhidos para receber o Prêmio Paulo Gustavo. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Em meio ao turbilhão político em Brasília, a Câmara dos Deputados reservou um momento para homenagear artistas de esquerda. Nesta quarta-feira, a Casa vai entregar o "Prêmio Paulo Gustavo" a cinco figuras que se destacam “por suas contribuições à cultura brasileira através do humor”.

Segundo a Câmara, o objetivo do prêmio é destacar profissionais que usam a risada como ferramenta de expressão cultural.

Cada deputado federal poderia indicar um artista para concorrer ao prêmio. Os vencedores foram escolhidos pelos membros da Comissão de Cultura da Câmara e pelo 2º Secretário da Mesa Diretora da Casa, Lula da Fonte (PP-PE).

Os agraciados de 2025 são os Anjos do Picadeiro; o ator e roteirista Gregório Duvivier; a atriz e influenciadora Lívia La Gatto; a bióloga Mari Krüger e o professor de História e comediante Matheus Buente.

Os escolhidos receberão um diploma de menção honrosa. O site da Câmara não menciona qualquer premiação em dinheiro.

O nome do prêmio é uma homenagem ao humorista Paulo Gustavo, que ficou conhecido por suas performances cômicas no teatro, na televisão e no cinema, entre elas “Minha Mãe é uma Peça”. Ele morreu em maio de 2021, vítima da Covid-19. A premiação foi criada no mesmo ano.

Conheça os artistas premiados pela Câmara.

Anjos do Picadeiro

O Anjos do Picadeiro é um encontro internacional de palhaços realizado pelo Teatro de Anônimo desde 1986. O festival foi indicado pelo deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ).

A 15ª edição do evento aconteceu em abril deste ano no Rio de Janeiro – o mesmo local onde o grupo se reuniu pela primeira vez na década de 1980. Os locais de encontro variam, assim como os homenageados em cada congresso.

O Anjos do Picadeiro reúne uma ampla gama de artistas, de formação clássica a atores que se apresentam na rua, para discutir temas em torno da palhaçaria e comicidade entre comediantes, palhaços de circo de lona e pesquisadores.

Durante os dias em que o congresso acontece, os artistas do riso apresentam diversas peças pela cidade onde estão. A ideia é que o festival possa gerar desdobramentos no decorrer do ano: encontros entre artistas, parcerias, oportunidades de trabalho, fóruns de discussões, publicações, entre outros.

“O Anjos do Picadeiro, ao completar quinze anos de existência, reforça a máxima de que o encontro simboliza uma grande rede de intercâmbio, ultrapassando os seus sete dias de encontro”, diz a página do grupo, cujos parceiros são a prefeitura do Rio, Petrobras e Governo do Rio.

Lívia La Gatto

Lívia La Gatto é atriz, humorista e roteirista. Ela nasceu na capital paulista e formou-se em artes cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Lívia começou a fazer vídeos na pandemia e criou alguns personagens, como Bernardinho e TheMônia. Ela aborda temas como política, feminismo e preconceito.

Os personagens mais recorrentes são Neyde Pistola, uma senhora sem filtro que faz comentários sobre diversos assuntos, e a argentina Consuelo Dicaboa, focada em críticas políticas.

Embora publique uma ou outra crítica aos dias atuais, como a alta do óleo, Lívia não julga especificamente o governo Lula nem o PT. Na última eleição presidencial, “fez o L” em suas redes, em apoio a Lula. Seus comentários negativos são voltados em especial para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lívia também faz parte do dueto "Aquela Dupla", com Renata Maciel. Juntas, elas criam paródias sobre qualquer assunto, inclusive política. Uma dessas sátiras chamou a atenção do cantor Caetano Veloso, que passou a seguir a dupla. A partir dessa interação, Lívia ganhou projeção nacional – e também foi convidada por Paula Lavigne para uma das famosas festas da casa do artista.

Em 2023, Lívia denunciou publicamente ter recebido ameaças de morte do influenciador Thiago Schutz, conhecido como “coach do Campari”. As ameaças ocorreram depois que ela satirizou um vídeo dele em suas redes sociais.

Além do conteúdo para internet, hoje ela também faz apresentações de "Aquela Dupla" e, neste ano, começou um espetáculo solo no teatro como Neyde Pistola. O show “Paródias In Concert” foi aprovado na Lei Rouanet.

Lívia foi indicada pela deputada Samia Bomfim (Psol-SP).

Mari Krüger

Mari Krüger usa sua formação como bióloga para levar informações de saúde com humor. A influenciadora gaúcha é também atriz e DJ e tem mais de 2,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi indicada pela deputada Denise Pessôa (PT-RS).

Como divulgadora científica, nome que usa para definir seu trabalho, ela utiliza esquetes cômicos para, de forma didática, esclarecer polêmicas que circulam pela internet sobre bem-estar. Os seus vídeos são educacionais e têm a premissa de desmistificar produtos e ações que prometem milagres, mas sem embasamento científico.

Os temas abordados vão de vacina, cuidados com a pele e saúde ginecológica e intestinal à alimentação. Por exemplo: deve-se lavar o frango? Segundo ela, não.

Apesar de fazer publicidade em sua rede social, ela é considerada uma referência em influência responsável devido à sua abordagem.

Mari Krüger não costuma postar sobre política. Na época da pandemia, ela fez críticas pontuais ao então presidente Jair Bolsonaro por conta do seu posicionamento em relação à vacina.

Matheus Buente

O baiano Matheus Buente é professor de História da educação básica há mais de 15 anos. Nos últimos dez, conciliou o trabalho de educador com o de comédia stand-up.

O humorista é conhecido pela sagacidade de suas piadas de cunho racial e político, apresentadas de maneira provocativa. Ele defende pautas do atual governo, como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e é contra a anistia dos condenados de 8 de janeiro de 2023.

Buente foi indicado pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

Gregório Duvivier

Gregório Duvivier é ator, escritor e roteirista e figura de referência da esquerda. É também conhecido pelo seu humor com críticas afiadas à política e questões sociais.

A fama veio com o programa Porta dos Fundos, do qual ajudou a criar, em 2012. Duvivier permanece na cocriação de conteúdo do canal de humor, mas ampliou sua atuação.

No momento, além do humorístico, o ator também roda o Brasil com a peça “O Céu da Língua” e participa do “Calma Urgente”, um clube de cultura com Bruno Torturra e Alessandra Orofino. Ambos faziam parte da equipe do seu antigo talk show “Greg News”.

Alessandra é também cofundadora do Nossas Cidades e conselheira do Instituto Cultura, Comunicação e Incidência (ICCI), duas das três organizações que mais receberam verba da fundação da família do filantropo de esquerda George Soros em 2024.

O “Greg News” foi um programa de noticiário humorístico lançado em 2017, onde Duvivier analisava com humor e sátira temas como política, cultura e economia. Depois de sete temporadas, o programa encerrou no ano passado.

Duvivier foi indicado ao prêmio Paulo Gustavo pela deputada Jandira Feghali (PcdoB-RJ).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.