• Carregando...
Mulher usa seu telefone em frente ao prédio da sede da Bytedance, empresa dona do Tik Tok, em Xangai, China, 3 de agosto de 2020.
Sede da Bytedance, empresa controladora do TikTok, em Xangai, China, 3 de agosto de 2020: reportagem do BuzzFeed News, em 17 de junho, revelou que os engenheiros da ByteDance acessaram na China informações sobre os usuários americanos do aplicativo| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI

Dois republicanos na Câmara dos Deputados exigiram respostas do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, em uma carta no final da semana passada, depois que Chew se esquivou de perguntas anteriores sobre o relacionamento do TikTok com o Partido Comunista Chinês.

A carta vem após um furo de reportagem dado pelo BuzzFeed News em 17 de junho, que revelou que os engenheiros da empresa controladora do TikTok, ByteDance, acessaram na China informações sobre os usuários americanos do aplicativo.

Na carta, Cathy McMorris Rodgers e James Comer, os principais membros do Partido Republicano no Comitê de Energia e Comércio da Câmara e no Comitê de Supervisão da Câmara, respectivamente, descreveram suas preocupações sobre como o aplicativo popular poderia ser usado pelo aparelho de espionagem do governo chinês — e eles deram seguimento a uma questão importante que Chew havia ignorado.

“Em 2017, o PCC aprovou a Lei Nacional de Inteligência da República Popular da China. Esta lei exige que indivíduos, organizações e instituições ajudem os funcionários da Segurança Pública do PCC e da Segurança do Estado na realização e execução do trabalho de ‘inteligência’”, escreveram McMorris Rodgers e Comer. “Especificamente, exige que aqueles cobertos pela lei 'apoiem, ajudem e cooperem com o trabalho de inteligência do Estado'”.

Eles acrescentaram que as informações pessoais produzidas pelos usuários do TikTok nos EUA – que exigem que seus usuários concordem com a coleta de dados, incluindo localização, histórico de pesquisa, impressões faciais e impressões de voz – “seria um enorme risco de segurança nacional nas mãos da inteligência do PCC. ”

Depois que a reportagem do BuzzFeed foi divulgada no mês passado, um grupo de senadores liderados pela republicana Marsha Blackburn, do Tennessee, enviou sua própria carta exigindo respostas de Chew. Em sua resposta, Chew admitiu que os funcionários da ByteDance da China acessaram os dados dos usuários dos EUA, mas alegou que eles só poderiam fazê-lo de acordo com um processo de segurança “robusto” definido pelos funcionários do TikTok nos Estados Unidos. Ele também se esquivou de uma pergunta simples e importante: “Se o Partido Comunista Chinês lhe pedisse dados de usuários dos EUA, o que o impediria de fornecê-los? O PCC pode obrigá-lo a fornecer esses dados, independentemente da resposta? Eles podem acessá-lo, independentemente da resposta?”

Em sua própria carta, Comer e McMorris Rodgers observaram que a resposta de Chew a Blackburn “não abordou várias questões-chave e, de fato, levanta outras”. Eles também perguntaram se o TikTok e o ByteDance determinaram que a lei de inteligência da China não se aplica aos seus dados.

A questão é crítica porque a ByteDance, com sede em Pequim, tem um histórico bem documentado de cooperação com o estado de segurança chinês e o Partido Comunista Chinês. Suas fortunas corporativas dependem da disposição do PCC em deixá-las florescer, o que torna improvável que uma demanda por dados de usuários requisitada por Pequim não seja atendida.

Além de recuperar as perguntas da carta anterior que Chew evitou, McMorris Rodgers e Comer também solicitaram documentos descrevendo a relação entre TikTok e Douyin, o aplicativo semelhante ao TikTok que a ByteDance opera para usuários chineses. O governo chinês possui uma participação na Douyin, e os legisladores dos EUA alertaram anteriormente que a política oficial do TikTok permite o compartilhamento de dados de usuários americanos com afiliadas corporativas como a Douyin.

Além disso, McMorris Rodgers e Comer solicitaram informações específicas sobre quais funcionários chineses da ByteDance podem acessar os dados dos usuários do TikTok nos EUA, documentos corporativos internos sobre os esforços frustrados do governo Trump para banir o aplicativo TikTok em 2020 e uma resposta definitiva para a questão se ByteDance é dona de qualquer um dos escritórios do TikTok nos EUA.

Como relatores de seus respectivos comitês, McMorris Rodgers e Comer são vistos como os membros mais propensos a presidir esses painéis se os republicanos obtiverem a maioria na Câmara em novembro. Portanto, seus esforços para chegar ao fundo das negociações do TikTok com o Partido Comunista Chinês podem preparar o terreno para investigações lideradas pelo Partido Republicano na Câmara no próximo ano.

Em uma declaração à National Review, um porta-voz do TikTok reconheceu que a empresa havia recebido a carta de McMorris Rodgers e Comer. O porta-voz, no entanto, ignorou perguntas sobre o conteúdo da carta.

A reportagem do BuzzFeed News contradiz o testemunho juramentado de um alto funcionário do TikTok dos EUA no ano passado, bem como os esforços árduos de outros funcionários americanos do TikTok para criar a falsa impressão entre os funcionários dos EUA, o público americano e os usuários do TikTok dos EUA que a equipe da ByteDance na China fez não tem acesso aos dados dos usuários dos EUA.

O relatório teve um impacto tão grande, de fato, que Chew e outros funcionários do TikTok tentaram repetidamente desacreditá-lo em declarações públicas. O porta-voz do TikTok disse à National Review que “o BuzzFeed escolheu citações de reuniões” sobre os esforços para proteger os dados dos usuários dos EUA e acrescentou: “Estamos ansiosos para nos reunir com os membros do Congresso para corrigir o registro da reportagem enganosa do BuzzFeed”.

As revelações do BuzzFeed provocaram uma fúria bipartidária de legisladores que disseram ter sido enganados pela empresa de tecnologia chinesa. Em uma carta à presidente da FTC [Comissão Federal de Comércio dos EUA] , Lina Khan, no início deste mês, os senadores Mark Warner e Marco Rubio, que são o presidente e o relator do Comitê de Inteligência do Senado, respectivamente, disseram que o relatório sugeria que “o TikTok também deturpou suas práticas de governança corporativa, inclusive para comitês do Congresso como o nosso.” Eles pediram a Khan que “agisse prontamente” nessas “repetidas deturpações do TikTok”.

Jimmy Quinn é o correspondente de segurança nacional da National Review

©2022 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]