• Carregando...
Segundo especialistas, mais da metade dos vídeos sobre TDAH no TikTok trazem informações incorretas.
Segundo especialistas, mais da metade dos vídeos sobre TDAH no TikTok trazem informações incorretas.| Foto: Unsplash/Gaelle Marcel

"O garoto não fica tranquilo nem por um segundo. Ele pegou o livro que você deu para ele, folheou por um tempo e o deixou na mesa de cabeceira. Ligou a TV, mas não prestou atenção nela. Imediatamente, pegou o celular e começou a mexer nele, como se estivesse com a mente em outro lugar. Isso me parece familiar. Vamos procurar no Google. Já achou? Que transtorno é esse? Sim, é isso que ele tem. Tenho certeza."

Com variações, essa situação se repete em um número crescente de lares. O problema é denominado Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e se tornou um tema recorrente na mídia e nas consultas psiquiátricas. Nos Estados Unidos, um estudo com uma amostra de quase 190 mil crianças de 4 a 17 anos, realizado entre 1997 e 2016, revelou que a prevalência da condição nessa faixa etária aumentou de 6,1% para 10,2% ao longo desses anos.

O fenômeno também é observado em outros lugares. No Reino Unido, uma pesquisa realizada entre 2000 e 2018 por especialistas do University College London, com dados de mais de 7 milhões de indivíduos, mostrou que quase 35,9 mil pessoas foram diagnosticadas com o transtorno. O maior aumento na taxa de diagnósticos ocorreu entre meninos de 6 a 9 anos (de 300 para 700 casos por 100 mil crianças) e entre jovens de 18 a 29 anos (de apenas 3 casos para 50 por 100 mil pessoas).

Na Espanha, o cenário é semelhante, embora com dados mais recentes: de acordo com o Grupo de Trabalho Multidisciplinar sobre Saúde Mental na Infância e Adolescência, a pandemia causou um notável aumento nos distúrbios de saúde mental em crianças. Especificamente, no caso dos afetados pelo TDAH, o número de diagnósticos aumentou de 2,5% para 7%.

Uma explosão de diagnósticos que levanta a questão se a incidência realmente atinge essa proporção ou, semelhante ao que aconteceu com as prescrições de outros transtornos ou "condições", os profissionais de saúde estão sendo excessivamente permissivos e simplesmente aceitando as avaliações feitas pelos pais das crianças sob seus cuidados. Isso ocorre enquanto, paradoxalmente, existem casos reais que não recebem diagnóstico devido à falta de preparo do médico ou tempo de consulta para avaliá-los.

Muitas avaliações são rápidas e superficiais, feitas em minutos por pediatras

Stephen P. Hinshaw, professor de Psicologia na Universidade da Califórnia-Berkeley e ex-presidente da Society for Clinical Child and Adolescent Psychology dos Estados Unidos, documentou o "rápido aumento" das taxas de diagnóstico em crianças e adolescentes em seu país no período de 2004 a 2018 – números que "talvez tenham começado a se estabilizar".

Segundo informações fornecidas por Hinshaw, entre as razões por trás desse aumento estão "a publicidade de medicamentos direcionada diretamente ao consumidor, políticas escolares relacionadas a incentivos para obter melhores notas em exames e avaliações 'rápidas e superficiais' feitas em apenas alguns minutos no consultório do pediatra, avaliações que são feitas sem históricos clínicos, testes, etc."

Pode estar ocorrendo com o TDAH o mesmo que com os diagnósticos de disforia de gênero em vários países – nos quais, em vez de realizar uma avaliação aprofundada do paciente, a prática tem consistido em não questionar sua perspectiva ou a de seus familiares?

"Eu não sei o suficiente sobre disforia de gênero para comentar com conhecimento, é um assunto complexo", diz Hinshaw. "Os médicos estão finalmente reconhecendo condições que antes eram ignoradas e estigmatizadas. Mas, na ausência de avaliações cuidadosas, pode haver um 'viés de confirmação' para fazer diagnósticos não fundamentados."

O especialista ainda afirma que as taxas de diagnóstico em adultos americanos, anteriormente baixas, dispararam na última década. "Parte disso se deve ao reconhecimento apropriado de que o TDAH pode existir e existe em adultos, mas também está relacionado com o TikTok e outros sites nos quais a pessoa interessada pode fazer uma simples autoavaliação, obter um diagnóstico de TDAH 'validado' e, em alguns casos, até obter medicamentos solicitados online."

"Não me diagnosticaram, mas definitivamente tenho isso." Talia Belowich, colunista do jornal The Michigan Daily, já ouviu essa afirmação em várias conversas informais em que o TDAH surgiu como tópico. Em um artigo intitulado "A epidemia do autodiagnóstico", ela observa a crescente tendência dos leigos que abordam as doenças mentais nas redes sociais – e proclamam, com grande confiança, que têm TDAH e obtêm a validação de milhões de outros usuários, que aprovam suas descrições do transtorno com curtidas ou emojis "tristes".

Mais da metade dos vídeos sobre TDAH no TikTok trazem informações incorretas

Para dar uma ideia da magnitude desse fenômeno, a autora menciona que os vídeos do TikTok do tipo "sinais de que você tem TDAH" tinham até junho 72,8 milhões de visualizações – e, até 31 de outubro, já contavam com quase 96 milhões.

Um exemplo disso é o vídeo intitulado "Coisas que eu não sabia que eram sinais de TDAH", em que uma jovem sorridente se filma passando por cima de objetos no chão em vez de recolhê-los, deixando a porta de um armário aberta e se deliciando com sorvete. As reações são em sua maioria de validação e identificação: "Muito verdadeiro", "Esse sou eu", "Agora faz sentido [o que faço]", etc.

Se somarmos isso à inclinação para imitar celebridades que foram diagnosticadas com TDAH (como a atleta Simone Biles, o cantor Justin Timberlake, a empresária Paris Hilton, a diretora do filme Barbie, Greta Gerwig, etc.) e à credibilidade dos gurus do TikTok entre seu público, a tentação de fazer um autodiagnóstico ou buscar uma avaliação médica que confirme a presença do transtorno pode aumentar.

Não importa que mais da metade dos vídeos sobre TDAH nessa plataforma sejam informações incorretas (52%, de acordo com um recente estudo canadense): sempre será mais fácil, e mais popular, fazer caracterizações simplistas, mesmo que o resultado seja retratar o transtorno como uma moda descolada e não como uma condição real.

No entanto, o TDAH não é um mito, uma invenção de uma época em que é quase cool dizer que se sofre de algum problema de saúde mental, real ou imaginário. Não se pode afirmar automaticamente que toda criança ou adolescente inquieto tem o transtorno, mas a condição existe, é real.

O CIE-11, o catálogo publicado pela OMS, define o TDAH como um transtorno identificável por meio de um "padrão persistente (por pelo menos 6 meses) de falta de atenção e/ou hiperatividade-impulsividade que tem um impacto negativo direto no funcionamento acadêmico, ocupacional ou social" e que "ultrapassa os limites esperados de acordo com a idade e o nível de funcionamento intelectual da pessoa".

A falta de atenção em um caso de TDAH refere-se à dificuldade em se concentrar em tarefas que não oferecem alto nível de estimulação e organização, enquanto a hiperatividade ou impulsividade se manifesta como "atividade motora excessiva e dificuldade em ficar parado" em situações que exigem isso (como na escola ou no trabalho). Além disso, em indivíduos específicos, o transtorno pode se manifestar como um comportamento predominantemente distraído, predominantemente hiperativo-impulsivo ou uma combinação de ambas as características.

Se tratados, sintomas desaparecem em cerca de 30% dos pacientes até a juventude

Para confirmar a presença do transtorno, os especialistas afirmam que os sintomas devem estar afetando a vida da pessoa "de maneira notavelmente desadaptativa". O site da associação ADHD Europe, que abrange associações de pacientes com TDAH no continente, lista entre os problemas mais comuns experimentados pelos pacientes a dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos de amizade, um desempenho acadêmico ruim, menor capacidade de vida independente, instabilidade no trabalho, etc.

Felizmente, existem terapias com bons resultados. Azucena Díez, diretora da Unidade de Psiquiatria Infantil e Adolescente da Clínica da Universidade de Navarra, na Espanha, explica que um tratamento eficaz combina abordagens farmacológicas e psicoeducacionais.

"Os lóbulos pré-frontais, responsáveis por organizar a atividade da pessoa, são exatamente o que mais nos diferencia em nosso comportamento como seres humanos em relação aos animais", diz. Segundo ela, nos casos de TDAH, "eles funcionam em baixa intensidade, como se estivessem adormecidos. É a medicação (metilfenidato e lisdexanfetamina) que ativa essas áreas, ajudando na autogestão e no controle".

Até que ponto uma condição de origem neurobiológica como essa pode ser curada? "Em cerca de 30% dos pacientes, os sintomas desaparecem completamente na idade adulta jovem", afirma Azucena. "Cerca de metade continua apresentando sintomas. Alguns optam por continuar com o tratamento ao longo da vida, enquanto outros o abandonam. Mas, sim, em alguns casos, com o apoio do tratamento adequado, os sintomas desaparecem."

Psiquiatra destaca falta de formação adequada dos profissionais que avaliam crianças

Na opinião da psiquiatra, além do sobrediagnóstico do transtorno, é necessário prestar atenção ao subdiagnóstico. "Ainda existem muitas crianças e adolescentes que sofrem com os sintomas do TDAH, mas suas famílias não procuram ajuda porque consideram que é apenas a maneira de ser da criança, algo normal, habitual. E também há diagnósticos errôneos: a ideia de que qualquer criança que seja inquieta ou desatenta tem TDAH, o que às vezes pode ser confundido com ansiedade. As crianças com ansiedade também são inquietas".

Possivelmente, há uma falta de formação adequada. Segundo ela, na Espanha, a especialidade de psiquiatria infantil e adolescente foi reconhecida pela primeira vez em 2022, o que significa que muitos profissionais que avaliam menores de idade não são especialistas.

"São especialistas em adultos ou pediatras com formação limitada", afirma. "E a especialidade em Psicologia clínica infantil ainda não é reconhecida, há muito poucos psicólogos. Portanto, na atenção primária, muitas vezes o médico é tentado a dizer: 'Tudo bem, se você diz, será assim', e prescreve medicação. O tempo médio para fazer um diagnóstico desse tipo – porque o diagnóstico é clínico, não há nenhum teste que o estabeleça – é de aproximadamente uma hora e meia a duas horas. E nem todos os profissionais estão aptos para fazê-lo."

Juncal Sevilla, psiquiatra de adultos e especialista em TDAH, confirma que há uma lacuna no conhecimento sobre o transtorno na Espanha. "No que diz respeito a questões de neurociência, o país está muito atrasado em comparação, por exemplo, com a Inglaterra, pioneira no diagnóstico e tratamento do TDAH. De fato, eles têm um programa de saúde pública que é o melhor da Europa, e o mesmo acontece nos Estados Unidos."

"Educação é muito necessária", ela afirma. "Os sintomas não são reconhecidos como sintomas, mas como comportamentos que são julgados pelo contexto social. E o problema é que os profissionais não querem se educar. Os jovens querem, mas os mais velhos não querem nem ouvir falar disso, porque, como o tratamento envolve anfetaminas, o diagnóstico já é condenado de antemão. É um absurdo."

Conclusão: entre aqueles que não têm conhecimento sobre o transtorno e opinam sobre ele e aqueles que deveriam fazer diagnósticos criteriosos, mas preferem ignorar o assunto, o TDAH pode continuar sendo um problema sem orientação clara. E qualquer criança inquieta (ou tiktoker com um comportamento específico) pode ser afetada.

© 2023 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol: “Tengo TDAH: lo vi en TikTok”

Conteúdo editado por:Omar Godoy
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]