• Carregando...
YouTube deve tomar cuidado para não silenciar ativistas dos direitos humanos por causa de regras inflexíveis
YouTube deve tomar cuidado para não silenciar ativistas dos direitos humanos por causa de regras inflexíveis| Foto: Pixabay

Serikzhan Bilash fundou a organização de direitos humanos Atajurt Kazakh em 2017 para ser uma voz para os que não têm voz.

Ele criou o canal do YouTube para que as pessoas pudessem compartilhar suas experiências de perseguição e chamar a atenção para os membros da família presos na vasta rede de campos de concentração em Xinjiang, China.

Agora, a própria plataforma que uma vez deu a eles uma voz e uma audiência tentou silenciá-los.

Em 15 de junho, o acesso de Bilash à sua conta do YouTube foi temporariamente suspenso, inicialmente sem explicação. A conta tem mais de 11.000 vídeos, a maioria depoimentos de familiares de pessoas atualmente detidas dentro dos mais de 260 campos de reeducação política que atualmente mantêm entre 1,8 milhão a 3 milhões de cazaques, quirguizes e predominantemente uigures, uma minoria muçulmana na China.

Desde então, o YouTube esclareceu que revogou o acesso à conta devido ao uso de informações de identificação pessoal pelo canal, o que viola os padrões da comunidade. Embora o raciocínio do YouTube para não permitir o uso de informações de identificação pessoal em vídeos possa ser justificado para prevenir o bullying por um lado, pode impedir a boa manutenção de registros e o conhecimento das violações dos direitos humanos por outro.

Bilash inclui informações de identificação pessoal nos vídeos para verificar a identidade das pessoas que prestaram depoimento e de seus familiares detidos.

Aqueles que deram testemunho voluntariamente forneceram suas informações de identificação pessoal para o bem de suas famílias. Ao fornecer essas informações, Bilash acredita que isso fortalece a veracidade de suas afirmações e torna difícil para as autoridades na China rotular os vídeos como propaganda ou informação falsa.

O YouTube também serve como um arquivo importante dos vídeos (de acordo com Bilash, é o único arquivo completo), já que eles foram alvos do governo do Cazaquistão e de outras autoridades devido à natureza sensível de suas acusações.

O primeiro instinto de Bilash ao ouvir sobre a suspensão de sua conta do YouTube foi o medo de que a maior parte de seu trabalho tivesse sido perdida devido a uma aplicação incorreta da política do site.

Embora o YouTube tenha restabelecido o acesso de Bilash à sua conta e feito esforços para limpar informações de identificação pessoal dos vídeos já postados, Bilash teme que esta não seja a última vez que será alvo.

E ele provavelmente não está errado.

O uso massivo das regras das redes sociais para silenciar os inimigos políticos veio para ficar. Na verdade, já é comum.

Gente mal-intencionada trabalhando junta para travar uma guerra contra terceiros usando as próprias políticas de uma empresa de tecnologia adiciona um novo elemento ao jogo de gato e rato de moderação de conteúdo.

Ao contrário de casos mais explícitos, como o trabalho direto do executivo da Zoom com funcionários do Partido Comunista Chinês para derrubar e bloquear chamadas na Praça Tiananmen e outros tópicos "inaceitáveis" para o partido, novos esforços buscam ofuscar denúncias.

As tentativas anteriores incluem um exército de contas do Twitter diretamente controladas pelo regime saudita tentando abafar informações sobre a morte de Jamal Khashoggi amplificando o conteúdo pró-príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Mas casos mais recentes, como o de Bilash — mesmo que o ataque a ele não tenha sido diretamente patrocinado por um governo autoritário — destacam a combinação de intenções estratégicas por atores estatais com ativistas, cidadãos engajados e agentes do caos.

Por exemplo, durante a escalada da violência em Gaza em maio, um grupo pró-Israel no Facebook com 77 milhões de seguidores se viu alvo de mais de 800.000 “comentários e postagens de ódio [que] ocorreram em uma hora”, incluindo inúmeras citações de Hitler.

O Facebook fechou a página Jerusalem Prayer Team, alegando que o site violou suas regras de “comportamento inautêntico”, devido aos 2 milhões de “exemplos de discurso de ódio” que se acumularam nos comentários.

O “sucesso” desta campanha de pressão — supostamente conduzida por grupos islâmicos radicais e ativistas anti-Israel — encorajará hordas semelhantes na internet a tentar deixar páginas, organizações e indivíduos dos quais discordam sem espaço nas mídias sociais.

Embora alguns protestos possam ser orgânicos, as plataformas enfrentarão cada vez mais malfeitores que manipulam seu conjunto vago e inconsistente de regras para restringir a liberdade de expressão.

As empresas devem ser ágeis o suficiente para lidar com esse tipo de manipulação sem sacrificar a aplicação consistente e transparente das diretrizes da comunidade.

As plataformas devem reconhecer e reconhecer que os malfeitores abusam ativamente de suas regras para silenciar seus inimigos.

Devido ao seu tamanho, escala e alcance, Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e Google nunca serão capazes de erradicar completamente todos os danos em suas plataformas e produtos. Como tal, essas empresas — os novos guardiões das informações — também devem articular métodos de recurso claros e uniformemente aplicados para todos os usuários e organizações.

Além disso, as histórias da Jerusalem Prayer Team e do Atajurt Kazakh demonstram a importância dos esforços para capacitar os usuários por meio de soluções técnicas e plataformas alternativas que preservam a privacidade.

Bilash transferiu seus vídeos para o concorrente do YouTube Odysee, um site construído em um protocolo de blockchain que está rapidamente se tornando um novo lar para pontos de vista que estão fora das narrativas predominantes da cultura de hoje.

A diversificação é o caminho a seguir. Sem convencer as principais plataformas de que a moderação de conteúdo é uma questão de direitos humanos, a melhor opção para evitar a exclusão permanente é usar um provedor de serviços alternativo que endossa e defende a liberdade de expressão.

©2021 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]