• Carregando...
Confira: para quem está interessado em aplicar grafiato em um imóvel, é preciso tomar alguns cuidados |
Confira: para quem está interessado em aplicar grafiato em um imóvel, é preciso tomar alguns cuidados| Foto:

Visual

Diferenças entre grafiato e textura

Apesar de parecidos, grafiato e textura têm algumas diferenças. A principal delas é a marca deixada na parede. "O grafiato possui ranhuras e não tem uma forma definida, porque a proposta é justamente render um visual rústico. Já as texturas formam desenhos geométricos e, em geral, uma aparência mais elegante", explica a arquiteta Monica Raeder. Além disso, a textura é uniforme ao toque, o que a torna ideal para trabalhos decorativos, principalmente em áreas internas. Já o grafiato fica poroso, sendo mais indicado para fachadas e revestimentos externos.

Nos ambientes internos, a ordem é não exagerar na quantidade

Tendência para revestimentos de fachadas e áreas externas, o grafiato também pode ser utilizado na parte interna de imóveis. Nesse caso, a primeira recomendação é não exagerar. "Mesmo que a pessoa ache o grafiato um efeito lindo, não pode se empolgar e aplicar na casa toda. O ideal é utilizar em uma parede só e apenas em alguns cômodos", explica a arquiteta Cristiane Maciel.

Leia a matéria completa

  • Detalhe tropical na parede da casa da designer Gisele Busmayer. Nesta parede, ela decidiu amenizar o aspecto rústico do grafiato com um desenho personalizado
  • A designer Gisele Busmayer também optou pela aplicação de grafiato na fachada de sua casa
  • Edifício Spazio Cannes, da construtora MRV, no bairro Portão: fachada combina textura e grafiato

Tendência para revestimentos de imóveis, o grafiato alia praticidade, durabilidade e bom preço. Muito procurado para composição de fachadas em casas e edifícios, ele é hidrorepelente, oferece grande proteção às paredes e ainda precisa de pouca manutenção. "Além de econômico e prático, ele tem um efeito final muito bonito quando bem aplicado", diz Alessandro Andrade, proprietário da Grafiale, loja especializada em revestimentos especiais. Para Marcelo Melo, gestor executivo de obras da construtora MRV, hoje o uso de grafiato nas fachadas é realmente uma tendência pelas vantagens que apresenta em relação a outros materiais. "É um revestimento nobre e relativamente barato que fica elegante em qualquer fachada. Além disso, é durável e impermeável, o que, no caso dos edifícios, ga­­­rante aos condôminos poucos gastos com reparos". Quanto às cores escolhidas, Melo comenta que há muita diversidade, com utilização tanto de tons neutros, como bege, palha, camurça e verde claro, quanto de tons mais escuros, como vermelho e azul. Segundo ele, um efeito que fica interessante, e usado com frequência, é mesclar cores. "Pode-se pro­­­jetar um imóvel com tons escuros e alguns detalhes em cores bem claras, dando contraste entre esses dois elementos", diz. Além da combinação de cores, a arquiteta Cristiane Maciel pontua que outra tendência é combinar grafiato e pastilhas de cerâmica nas fachadas. "Nesse caso, é mais por uma questão de custos. Pastilhas são mais caras, mas criam efeitos visuais bem interessantes. Já o grafiato é mais prático e barato. Assim, a combinação rende um visual bonito e diferente do convencional."TiposO grafiato é um tipo de revestimento acrílico usado no acabamento de pintura, externos e internos. Com aplicação rápida e fácil, é vendido em latas e se assemelha a uma massa com alguns grãos em sua composição, em geral de areia, responsáveis por fazer os efeitos na parede. O resultado é uma espécie de textura cheia de frisos e com visual "enrugadinho". "Essas ranhuras podem ser verticais, horizontais, com desenhos geométricos, enfim, há várias opções de efeitos. Tudo depende da desempenadeira utilizada", explica Cristiane. Andrade diz que o visual do grafiato também varia conforme o tamanho dos grânulos na composição da textura escolhida, designados pelas malhas. São três tipos diferentes: malha 8 (com grãos grossos que deixam um visual rústico), malha 10 (o mais utilizado) e malha 12 (que produz riscos finos, indicados para decoração de interiores). É justamente essa escolha que determina se o grafiato terá um visual rústico ou elegante. "Quanto mais fina a ranhura, mais discreto será o efeito, o que é indicado para decoração de interiores. Já ranhuras grossas ficam bem em fachadas externas", aconselha Cris­­tiane.

Vantagens

Para a arquiteta Monica Raeder, uma das principais vantagens do grafiato é sua capacidade de proteger a parede, o que o torna mais durável que a pintura comum e uma boa opção para revestimento de fachadas. "Por ser uma massa, ele garante uma camada grossa na parede, de 2 a 3 centímetros, o que protege contra umidade e variação de temperatura", diz.

Além disso, o grafiato proporciona fácil limpeza, principalmente em ambientes externos. "O material é impermeável e hidrorepelente", diz. No caso das fachadas, a própria ação das chuvas facilita esse processo e a recomendação para limpeza de fachada em prédios é a contratação de empresas especializadas. "Já em áreas internas é mais difícil de limpar, sendo preciso recorrer a uma escova macia", indica Monica.

Também vale a pena aplicar o grafiato na fachada externa por sua durabilidade. "Ele não tem o problema de descascar e cair, como ocorre com as pastilhas. Por isso, especialmente na fachada de edifícios, leva muito tempo para precisar de reparos", diz Melo. Para prolongar ainda mais a vida útil desse material, Melo recomenda que, a cada três anos, a fachada seja repintada, mesmo que não aparente desgaste. "Assim ele dura mais e fica por muito tempo com aspecto de novo", afirma.

Eduardo Grossl, síndico do Spazio Cannes, no Portão, cuja fachada é uma combinação de textura e grafiato, aprova o uso desse material. Segundo ele, a expectativa dos condôminos é gastar pouco com a manutenção. "Possivelmente, a fachada só vai precisar de uma nova pintura em alguns anos, o que rende uma boa economia para os moradores", conta.

Cores e preço

Outra característica do grafiato é o grande número de opções de cores. "A pessoa que escolhe essa textura tem à disposição um número enorme de opções de tons. É quase impossível não encontrar uma que se encaixe na expectativa do cliente", diz a arquiteta Monica.

Ela ressalta que além das cores oferecidas pelas próprias marcas, o consumidor ainda tem a opção de comprar a massa em um tom neutro e depois aplicar cor em cima. "Nesse caso, qualquer tipo de tinta pode ser aplicada, porque o grafiato aceita bem todas elas", diz. Essa é a facilidade de, caso se arrependa da cor, poder mudá-la. "Caso o consumidor compre a massa em uma cor, aplique e não goste, pode tranquilamente aplicar outra cor por cima sem danos", explica. Quanto ao preço, o grafiato é mais caro que a pintura comum, mas mais barato do que o uso de pastilhas. Na Grafiale, por exemplo, a aplicação custa, em média, R$ 12 o metro quadrado (o valor inclui o material e a mão-de-obra).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]