• Carregando...
O advogado Marcus  Carvalho  está satisfeito com a  aplicação de porcelanato sobre cerâmica na parte externa de sua casa | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
O advogado Marcus Carvalho está satisfeito com a aplicação de porcelanato sobre cerâmica na parte externa de sua casa| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Novidades

Modelos mais finos são opções para piso sobre piso

Acompanhando a tendência, há revestimentos especialmente produzidos para composição de piso sobre piso. Mais finos do que os convencionais, esses modelos devem ser aplicados com argamassa especial (piso sobre piso) e são ideais para quem não quer perder espaços. "Como não geram uma grande elevação da altura do piso, são indicadas para evitar grandes ajustes, como cortes nas bases das portas", comenta o

professor Ercio Thomaz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Lançado em setembro pela Incepa, o Parede Fácil é um revestimento cerâmico de seis milímetros de espessura e é exclusivo para aplicação em paredes de ambientes internos, como banheiros e cozinhas. Outra novidade é o porcelanato Extra Fino, da Portobello. Com quatro milímetros de espessura, ele pode ser usado em áreas internas e externas, tanto em pisos quanto em paredes e fachadas.

Thomaz explica que essas novidades são opções de aplicação, mas não é necessário comprar placas especiais para recobrir o piso sobre piso. Peças de cerâmica, porcelanato e azulejo comuns podem ser utilizados sem qualquer perda de qualidade. O professor ainda alerta que é preciso cuidado na manutenção dos mais finos. "Quanto menor a espessura do material, maior o risco de ruptura por impactos resultantes de quedas de materiais sobre o piso", ressalta.

Dê adeus ao "quebra-quebra" em reformas de casas e apartamentos. A opção do piso sobre piso, uma técnica que possibilita colocar uma nova camada de revestimento por cima da anterior sem necessidade de quebrá-la, vem ganhando adeptos por agilizar a duração das obras e evitar incômodos com barulho e sujeira. "Mais do que tendência, essa virou uma solução interessante para quem precisa de rapidez e eficiência na reforma", comenta a arquiteta Mariana Paula Souza. Mariana explica que, por dispensar a retirada do revestimento antigo, essa alternativa traz várias vantagens. "Ele evita o ‘quebra-quebra’ de pisos e paredes, reduz a quantidade de sujeira e entulho e ainda faz com que o morador ganhe tempo no cronograma da obra. O custo-benefício é muito bom", diz. Para quem mora em apartamento, há outra facilidade: sem a demolição, há uma redução nos barulhos produzidos na obra, o que agrada – e muito – os vizinhos. O segredo dessa técnica está no uso de argamassas desenvolvidas especialmente para esse tipo de reforma, que têm uma capacidade maior de aderência em relação às comuns. Segundo William Aloise, diretor de marketing da Weber Quatzolit, outra característica desse material é a economia de tempo que traz para a obra. "As argamassas comuns demoram cerca de três dias para secar, enquanto que a especial leva apenas seis horas devido a um acelerador de secagem que é incorporado ao produto", diz.

Versátil, o piso sobre piso é uma alternativa tanto para ambientes internos quanto externos – há argamassas diferentes para cada um dos casos –, e pode ser usado em paredes e pisos de cerâmica, porcelanato, azulejo ou acimentado. Sobre pisos de madeira ou laminado, essa alternativa não é indicada, já que esses materiais tendem a se alterar com a idade e variação de temperatura, o que pode fazer com que a segunda camada de revestimento se descole rapidamente. Devido à falta de aderência, carpete também não aceita bem essa técnica. Como segundo revestimento podem ser colocados porcelanato, azulejo, cerâmica e pedras de ardósia.

Há três meses, o advogado Marcus Fabricius Carvalho optou pela aplicação de porcelanato sobre cerâmica na parte externa de sua casa e disse não se arrepender. "Comprei o imóvel usado e, como o piso era muito antigo, decidi renová-lo. Com o piso sobre piso, além de poupar tempo na aplicação, ainda economizei por não precisar pagar pela retirada dos entulhos provenientes da quebra do piso anterior. Isso tornou a obra mais rápida e o trabalho ficou muito bom", conta.

Aplicação

Quanto à aplicação, o professor Ercio Thomaz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), comenta que o primeiro cuidado é verificar se a superfície está firme, sem sinais de desprendimento e totalmente limpa, sem umidade ou gordura. Caso haja defeitos ou desníveis entre as placas ou mesmo alguma peça quebrada, o ideal é removê-la e fazer o preenchimento com a argamassa para nivelar o piso antigo. Outro detalhe essencial é procurar por um profissional qualificado e que tenha ex­­periência nesse tipo de trabalho pa­­ra fazer a aplicação.

Segundo Mariana, como essa técnica aumenta a espessura do piso ou da parede, pode ser preciso fazer alguns ajustes na casa, como diminuir as portas e adequar pontos de saída de água aos novos níveis. Em ambientes em que há armários embutidos, há duas possibilidades: pode-se removê-los ou fazer a aplicação em volta dessas peças. "Nesse caso, é preciso verificar se esse aumento da superfície não compromete o espaço para abrir e fechar portas", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]