• Carregando...
 | Eva and Pertti Ingervo © Alvar Aalto Museum
| Foto: Eva and Pertti Ingervo © Alvar Aalto Museum
  • O Studio Alvar Aalto, em Helsinque, capital da Finlândia, segue os principais pilares da obra do arquiteto
  • O apartamento projetado pelas arquitetas Camilla Mota e Carla Ribas valoriza o entorno do espaço
  • Camilla Mota e Carla Ribas são arquitetas formadas pela PUC-PR e Universidade Positivo, respectivamente, e atuam nas áreas de arquitetura e interiores residenciais e corporativos há 10 anos

Hugo Alvar Henrik Aalto é um dos mais importantes nomes do movimento que ficou conhecido como organicismo. Seus projetos evidenciavam a preocupação do arquiteto em se render às formas da maneira mais livre possível.

Na visão do finlandês, uma obra arquitetônica deveria ser funcional e se adequar ao ambiente ao seu redor. Ao lado do estadunidense Frank Lloyd Wright, Aalto foi precursor da arquitetura orgânica que, em contraposição ao racionalismo de Mies van der Rohe e Le Corbusier, prezava por um trabalho que nascesse para atender às necessidades dos moradores.

Aalto projetava mediante uma relação dialética com a natureza e, aos olhos do organicista, arquitetura e design eram pontos indissociáveis – tanto que o arquiteto também se destacou como designer. Nascido em Kuortane, em 1898, produziu diversas obras em seu país, incluindo prédios tradicionais importantes, como os pavilhões finlandeses desenhados para as Exposições Universais de Paris (1937) e de Nova York (1939). Aalto foi membro do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) e morreu em 1976, aos 78 anos.

Inspiração

O grande mestre do organicismo europeu

"Alvar Aalto é inspiração para nós porque ele tinha uma visão ampla do trabalho do arquiteto e entendia que um produto arquitetônico era sempre uma obra de arte. Para ele, um projeto precisava estar estruturado em fatores que iam desde o mobiliário até o controle de espaço e de luz. Não é por acaso que ele ficou conhecido como o projetista de todas as escalas. Seu jeito eficaz e coerente de integrar o prédio ao ambiente também nos chama muito a atenção. A partir do uso de materiais naturais incorporados ao vidro e ao concreto, ele conseguia ótimos resultados e seus trabalhos são, até hoje, referência para grandes nomes da arquitetura internacional. O auditório Finlândia, na terra natal de Aalto, e o Teatro Aalto, em Essen, na Alemanha, são duas das obras mais importantes do arquiteto. Grandes marcos não só para a sua carreira, mas também para o mundo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]