• Carregando...
Variação dos aluguéis residenciais nos últimos 12 meses foi de 3,75%. Os comerciais subiram 5,87% no mesmo período | Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Variação dos aluguéis residenciais nos últimos 12 meses foi de 3,75%. Os comerciais subiram 5,87% no mesmo período| Foto: Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cinco bairros próximos ao centro de Curitiba concentram a maior quantidade de imóveis para locação na cidade. Essa é a conclusão da pesquisa de mercado divulgada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), com dados de abril. Nos bairros Centro, Água Verde, Batel, Bigorrilho e Portão estão 38% das ofertas.

As irmãs Joyce e Jéssica Pires procuram moradia nessas regiões. As moças são de Aparecida, interior de São Paulo, e estão em Curitiba para estudar na Universidade Federal do Paraná. No quarto ano de faculdade, Joyce mora no mesmo apartamento desde que veio para a cidade. Com a chegada da irmã e o pedido da proprietária para entregar o apartamento atual, as garotas estão pesquisando novos imóveis para locação.

A busca está concentrada nos bairros Água Verde e Batel, por causa da boa localização, infraestrutura comercial e de transporte. Joyce confirma que a oferta na região realmente é boa e está fácil encontrar apartamentos vazios. O problema tem sido os valores dos aluguéis. Para caber no orçamento, as despesas com moradia, entre aluguel e condomínio para um apartamento de dois dormitórios, não devem passar de R$ 1,3 mil.

De acordo com a pesquisa do Inpespar, o preço médio do metro quadrado de um apartamento de dois dormitórios é R$ 13,93. Assim, as meninas teriam condições de pagar por um imóvel entre 60 e 70 m², descontado o condomínio. Nos bairros desejados, essa configuração é mais difícil de encontrar. A pesquisa não divulga o preço total dos imóveis ofertados, mas a variação, acumulada em 12 meses, foide 3,75% para os residenciais e 5,88% para os comerciais.

Outra característica da locação em Curitiba, de acordo com a pesquisa, é o modelo dos apartamentos. Os mais ofertados são os de três (28,7%) e dois (27%) dormitórios, justamente o perfil procurado nos bairros centrais, pela característica familiar. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Bernadete Jede, a análise do mercado de locações sempre traz os mesmos bairros nas primeiras posições, havendo apenas pequenas variações no número de ofertas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]