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Na Casa Cor, marcas e prestadores de serviços buscam reconhecimento. Presença, indiretamente, se transforma em negócio fechado | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Na Casa Cor, marcas e prestadores de serviços buscam reconhecimento. Presença, indiretamente, se transforma em negócio fechado| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Padrinhos

Patrocinadores não dispensam apoio e montam parcerias

A Casa Cor é um evento nacional, que ocorre em diversas capitais. Para poder ser promovida, precisa do apoio (inclusive aporte financeiro) de empresas, fornecedores e profissionais. Umas das empresas que investe na Casa Cor é a Todeschini, fábrica de móveis. De acordo com Nereu Gonzatti, diretor comercial da empresa, patrocinar a Casa Cor é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que tem papel comercial, também indica um relacionamento diferente com o público.

"Patrocinar a Casa Cor é uma das ações que a empresa tem feito ao longo dos últimos anos, que faz parte do reposicionamento da marca. Com o apoio que damos, estamos nos relacionando com um público que é importante para a marca e fidelizando os arquitetos", explica. Ele não indica qual é o valor investido no patrocínio do evento, mas garante que estar presente nele é estratégia de mercado para reforçar a presença da marca junto a mídia segmentada e ao público consumidor. "O retorno do investimento é mais conceitual do que qualquer outra coisa. Conseguimos colocar a marca em evidência onde imaginamos que estão os formadores de opinião", diz Gonzatti.

Aproximação

Para a gerente de marketing do grupo Thá, Cris Kilter, que patrocina localmente o evento, o investimento foi para reforçar a presença da empresa na região. "Além do prestígio e reforço da marca, e do fato de sermos vistos como patrocinadores locais de um grande evento, percebemos uma aproximação ainda maior com nossos clientes", comenta.

Serviço

Aberta a visitas

A mostra Casa Cor está instalada na Casa Cultural União Juventus, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 389. O espaço funciona das 13 às 21 horas de terça a sábado e das 11 às 19 horas em domingos e feriados. Nos dias 09, 10 e 11 de julho acontece a Special Sale, que é a indicação de preços em algumas peças expostas, que poderão ser vendidas, no local, com até 30% de desconto.

Até o dia 11 de julho, estará aberta, em Curitiba, a exposição Casa Cor 2012, que está em sua 19 ª edição na capital paranaense e reúne empresas, arquitetos, paisagistas, designers e prestadores de serviço. A intenção da amostra é reunir o que há de mais atual no ramo da decoração e o que é tendência nessa área para o público. Além de servir como referência para o que é moda nos cômodos da casa, a amostra serve para estreitar os laços entre empresas que oferecem móveis, artigos de decoração, tintas, revestimentos e quem assina os espaços da amostra.

A concepção do projeto não é funcionar como feira de negócios, por isso não há estimativas sobre contratos fechados na mostra, de acordo com a diretora do evento no Paraná, Marina Nessi. Ela defende que o espaço é para interação. "A oportunidade consiste, principalmente, em se comunicar com o mercado. A Casa Cor é hoje a mais qualificada vitrine ao vivo e a cores para exibir produtos e serviços", aponta.

A simbiose entre fornecedores e profissionais se dá porque as empresas fornecem os produtos com os quais são montados os ambientes à mostra na Casa Cor. O evento vira oportunidade de negócio. "É uma maneira de estreitar o relacionamento da loja com o profissional, emprestando os produtos e dando o suporte de que ele precisa para mostrar o trabalho. Percebemos a fidelização dos profissionais parceiros, que acabam fechando outros grandes projetos em função do que foi apresentado na mostra e do retorno que tiveram do público. Além disso fica um compromisso, de indicar a loja àqueles clientes que se interessaram pelo o que viram", explica a empresária Márcia Cardoso de Almeida, proprietária da Vila Sierra Interiores.

A mesma percepção é sentida por Sônia Holtz, dona do Espaço Goya. A loja forneceu tecidos para cortinas e revestimento para paredes para ambientes de sete arquitetos. A empresa participa da Casa Cor desde a primeira edição e a impressão de Sônia é que o retorno não pode ser mensurado. "Nós temos a parceria com os arquitetos e fazemos a doação de material. O retorno mais efetivo para a empresa sempre vem, através desse mesmo profissional, que indica a empresa ou de pessoas que viram nossos produtos na amostra e gostaram", diz. Ela comenta que valeu a pena disponibilizar os cerca de oito rolos de tecido porque o espaço se torna uma vitrine. "Ficamos mais de um mês em exposição e a parceria se torna vantajosa", afirma.

A arquiteta Viviane Taba­­li­­pa endossa a possibilidade alcançada na Casa Cor. "É um evento que permite que o profissional divulgue o seu trabalho, as novas tendências. E o local nos coloca em contato direto com o cliente e possibilita novos projetos", avalia. Ela também dispensa o retorno imediato, mas acredita no potencial do evento como mostruário ímpar. "Independente do retorno, é de extrema importância para o profissional que o seu trabalho seja visto na Casa Cor. É a possibilidade de aumentar o leque de negócios", defende.

Quem participar e visita a amostra pode influenciar os negócios de quem investe no evento mesmo que indiretamente. "O público gosta muito do que vê na Casa Cor, se interessa pelas tendências. É uma época em que o público muda de comportamento, presta mais atenção. Acontece de virem algo interessante, que não leva a assinatura Vila Sierra Interiores e irem até a loja procurar peça semelhante, dentro do que viram na mostra", lembra a proprietária da empresa, Márcia.

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