• Carregando...
A cortina Rolo Tela Solar, da Persianas Paraná, é indicada para a casa de praia. | Divulgação/Persianas Paraná
A cortina Rolo Tela Solar, da Persianas Paraná, é indicada para a casa de praia.| Foto: Divulgação/Persianas Paraná
  • Jogo americano com desenhos de praia, da Kapazi. Preço sugerido: Linha Deluxe R$3,50 cada.
  • De fácil manutenção, o tapete tipo capacho da Linha Vinilcolor, com estampa pode ser encontrado por R$ 40 na Kapazi.
Veja também

Verão, férias, sol e calor compõem o cenário perfeito para uma temporada no litoral. Mas para não ter dor de cabeça com a casa de praia nessa época – e continuar assim durante todo o ano, especialistas garantem que a manutenção e os cuidados periódicos com o imóvel são a melhor alternativa.

A arquiteta Carla Kiss diz que a conservação da casa de praia deve começar no planejamento da construção. "Como não é um lugar em que as pessoas vão estar sempre é fundamental pensar em praticidade. O projeto de uma casa no litoral é todo diferenciado." Para evitar os danos causados por fatores do litoral, como a maresia e umidade em excesso, Carla indica a utilização de materiais mais duradouros.

Produtos de ferro e metal cromado devem ser evitados, porque enferrujam facilmente com o efeito da maresia. Por isso é preferível substituí-los por outros de inox ou alumínio. Nas esquadrias, além do alumínio, também pode ser utilizado PVC. "A maresia destrói muito, principalmente à beira-mar. Conservar artigos em ferro e madeira vai exigir manutenção anual. Para os objetos de decoração não há o que fazer, mas para as grades, janelas e paredes externas, por exemplo, vai ser preciso lixar, aplicar produtos específicos para proteção e conservação e fazer uma nova pintura", recomenda Carla.

Um projeto com menos paredes e áreas mais integradas também pode ser uma boa opção para conservar todo o imóvel livre de danos. "As pessoas que moram na cidade buscam na casa de praia uma opção de lazer. Ambientes integrados promovem mais relaxamento e descontração, além de melhorar a ventilação, o que vai refletir na conservação da casa", afirma a arquiteta Juliana Fuzetto.

Tudo em ordem

Manter a casa limpa e bem ventilada é uma das saídas encontradas pela administradora Ana Cristina Tomaz para conservar bem sua casa de praia, que fica no Balneário Atami, em Pontal do Paraná. "É preciso abrir o local pelo menos uma vez por semana. O uso da casa com uma certa frequência também ajuda a manter o imóvel mais arejado. Não se pode pensar na limpeza e ventilação apenas uma vez por ano, na temporada."

Ana, que tem casa no litoral há mais de 15 anos, nunca teve sérios problemas com a conservação do imóvel. Mas ela sabe que tem de tomar alguns cuidados com certa periodicidade, como, por exemplo, a limpeza dos armários, para que não fiquem embolorados.

A administradora também costuma diluir água sanitária para limpar pisos e azulejos, porque ajuda a conservar o rejunte. Nas paredes, ela prefere a aplicação de texturas, tanto internas quanto externas, uma vez que o próprio produto já possui ação antimofo e oferece melhor impermeabilização. E se for necessário refazer a pintura, basta aplicar uma tinta específica, por cima da anterior.

Casas com piscina também merecem um cuidado especial. Na casa de Ana Cristina um caseiro é responsável pela conservação. O principal é manter a água limpa, até mesmo pelo risco de dengue. "A piscina nunca deve ser totalmente esvaziada. Os azulejos podem cair ou rachar, porque a água é que mantém as suas estruturas. Piscinas de fibra ou vinil poderão sofrer deformações irreversíveis", alerta a arquiteta Juliana Fuzetto.

O piso ao redor da piscina deve estar sempre limpo, para evitar a formação de limo. A arquiteta aconselha também o uso de faixas antiderrapantes ou pedras rústicas, que pela sua textura ajudam a evitar quedas.

Para Juliana, o desgaste que ocorre na praia é natural e por conta disso os cuidados devem ser permanentes. Pelo menos uma vez por mês é preciso fazer uma limpeza e abrir a casa para ventilar o espaço. Em períodos de chuvas, que aumentam ainda mais a umidade do ar, a atenção deve ser redobrada. "Em algumas casas, a deterioração decorrente das chuvas desse ano foi equivalente ao que seria normal em um período de cinco anos", ressalta.

A arquiteta sugere que uma vez por ano seja contratado um engenheiro para uma inspeção geral. O profissional deve verificar se está tudo em ordem com a estrutura da casa, o telhado, a rede elétrica e a hidráulica. O ideal é que esses fatores sejam verificados pelo menos um mês antes da descida para curtir a temporada de férias no litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]