• Carregando...
Zilna Penteado e seu cunhado, o chef André Sanches: ele é o responsável pela produção das pizzas nas reuniões em família | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Zilna Penteado e seu cunhado, o chef André Sanches: ele é o responsável pela produção das pizzas nas reuniões em família| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
  • A psicóloga Odete Ferraz utiliza com bastante frequência seu forno elétrico, não só para fazer pizza, mas também para assar pães e outros alimentos
  • Modelo a gás fabricado pela indústria paulista Di Volpi
  • Na residência de Carla Fonseca, os arquitetos Flávia Caldeira e André Bertoluci projetaram um forno de pizza a lenha seguindo os mesmos padrões da churrasqueira

Que tal reunir os amigos ou fa­­miliares em casa para uma pizza quentinha, preparada na hora, com o mesmo sabor das tradicionais pizzarias de forno a lenha? Para quem gosta de cozinhar ou simplesmente aprecia o sabor de um bom prato preparado artesanalmente, nada melhor do que ter em casa o seu próprio forno. É o caso da estudante Carla Fonseca, que une o gosto pela culinária ao pra­­zer de reunir os amigos em sua residência para desfrutar bons pratos. "Não há nada que se compare ao sa­­bor da comida caseira. Temos o for­­no há quase dois anos e usamos geralmente nos fins de semana. Faz muito sucesso entre os amigos. Meu marido prepara a massa e cada um monta a pizza de acordo com sua preferência."Embora o forno dê um toque tradicional à decoração, Carla buscava um ambiente bem moderno. Para esse resultado, os arquitetos André Bertoluci e Flávia Caldeira, responsáveis pelo projeto, escolheram um revestimento em pastilhas na cor preta. "Utilizamos um forno que vem em um kit pré-fabricado e optamos por embutir, para não ficar com aquele formato original de ‘iglu’. Assim o projeto ganhou um ar mais contemporâneo, seguindo a mesma linguagem utilizada para a churrasqueira", conta André Bertoluci.

O arquiteto explica que a vantagem do produto pré-fabricado está na praticidade de instalação, sendo possível colocá-lo em qualquer etapa do projeto, desde que seja planejado o espaço para instalar o duto de exaustão, importante para que a fumaça não volte para o ambiente. Na casa de Carla, primeiro foi montado o forno, que fica sobre uma base, distante mais ou menos um metro do chão. Depois veio a construção da parede que esconde o duto e deixa o forno no formato embutido. Embaixo, o espaço da base forma um nicho onde ficam armazenados a lenha e o carvão.

Toque interiorano

Na casa da engenheira florestal Zil­­na Domingues Penteado, a pre­­sença do forno de pizza a lenha é mais do que sinônimo de alegria e encontros agradáveis entre os familiares e amigos. "Nossa sala virou um espaço gour­­met. Além do forno, tem um fo­­gão a lenha e uma churrasquei­ra, que trazem um charme todo es­­pe­­cial para nossa casa. É um conjunto de sabor e encantamento, que re­­me­te às recordações da minha avó e da minha infância, vivida no interior."

A decoração tem uma pitada de rusticidade trazida pelo tijolo aparente e pela tampa de ferro na boca do forno. "Aqui é sempre um aprendizado. As pessoas se encantam e vi­­ra quase um ritual, um cuidado especial com a alimentação. Tem gente que nunca acendeu um fogo e que aproveita para aprender. Faze­mos o dia do pão ou o dia da pizza. Cada pessoa traz um ingrediente diferente e no final todos degustam o que foi feito. São encontros sempre muito agradáveis. Não é só a degustação, mas a preparação. É apreciar o momento que não teria o mesmo charme sem toda essa atmosfera envolvente que o forno nos traz."

O responsável por parte desse aprendizado e por comandar a maioria das reuniões familiares na casa de Zilna é o seu cunhado, o chef de cozinha André Sanches, que leva para a vida familiar um pouco do que faz profissionalmente. "É maravilhoso e um prazer muito grande reunir as pessoas em um bate-papo agradável, além de cozinhar. Sem­pre procuro interagir com todos. Abro a massa, cada um monta a sua pizza, ensino a levar ao forno, tem toda uma química envolvente que o forno nos traz. Moro em apartamento e, como o espaço é pequeno, não posso ter um forno assim em casa, por isso aproveito quando nos reunimos aqui na casa da Zilna."

Instalação

Os kits pré-montados de forno a lenha domésticos podem ser instalados com facilidade por um pedreiro ou por alguém com experiência em engenharia civil. Podem ser no formato embutido, semi-embutido ou aparente. Mas alguns cuidados devem ser observados, como a colocação de material isolante na parte externa, vendido em kits prontos, ou o isolamento com areia comum bem seca para os modelos que são embutidos. Irene Gobetti, gerente da Decorflama, fabricante de fornos de pizza a lenha pré-montados, chama a atenção para a qualidade do duto de exaustão. Os materiais nobres, como o aço inox, são os mais indicados, porque não corroem e não fissuram.

Após essa preparação prévia, é colocado o revestimento que personaliza a decoração, com opções que variam entre mármore, pastilhas, cerâmica, aço inox, madeira, tijolos, ou só a pintura comum, dependendo do estilo do projeto. "Esse modelo de forno permite diversas composições, em função do estilo de mobiliário que se tem ao redor. Além disso, o local onde há um forno ligado terá sempre uma temperatura agradável", destaca Irene.

A gerente da Decorflama recomenda a colocação dos termômetros, que ajudam a controlar a temperatura para a preparação dos alimentos. "O uso é seguro e o aprendizado é rápido. A principal vantagem do forno a lenha está no sabor dos pratos, completamente diferente de uma comida preparada no forno elétrico ou a gás. Mas a pessoa precisa ter espaço em casa e disposição, até porque o fogo precisa ser aceso com até duas horas de antecedência", diz.

Praticidade

Quem busca uma opção mais prática para o uso diário pode optar pelos modelos elétricos, como o da Gennaro, vendido em Curitiba pela Via Mundi. "É portátil, não ocupa muito espaço e pode ser ligado em qualquer lugar, desde que seja em local seco e com pelo menos dez centímetros de espaço para ventilação ao redor", diz Anelise Bueno Pardal, gerente da Via Mundi. Segundo ela, o diferencial desse modelo em relação aos fornos elétricos comuns está no design, que lembra o formato "iglu" de um forno de alvenaria, e na pedra refratária interna, que resulta em uma pizza com sabor e textura semelhante a de um forno a lenha.

A psicóloga Odete Baena Ferraz aprova e recomenda. "Tenho um forno como esse há dez anos e uso todos os dias, não abro mão. É melhor do que o microondas. Uso para fazer pizza, pão, lasanha, assar carne ou aquecer alimentos. É muito prático e a comida fica muito saborosa", garante Odete, que comprou mais um exemplar do forno, dessa vez para uma casa que tem em outra cidade. "Ele remete aos tradicionais fornos americanos de pizza, além de me fazer lembrar do forno a lenha da minha avó."

É possível encontrar fornos elétricos que oferecem a chamada exclusiva função pizza. "O mercado oferece algumas opções de modelos bem modernos, inclusive importados, com essa função específica que permite assar a massa com precisão, devido à alta temperatura que alcança, não convencional em fornos comuns", diz Luciana Ru­­­­binstein, da EXS Eletrodomésticos.

Modelos a gás

Embora menos comum, o forno a gás é uma opção para o preparo de pizzas, além de ser uma alternativa politicamente correta ao uso da le­­nha nos fornos tradicionais. Mas é preciso escolher um modelo adequado, já que o segredo está na produção de calor adequada. O forno da fabricante paulista Di Volpi, por exemplo, tem dupla ação calórica, o que permite que uma pizza seja assada em até dois minutos ou me­­nos, dependendo da espessura da massa.

A instalação é simples e não precisa de mão de obra especializada. "Esse forno funciona com dupla ação calórica, sendo de lastro por irradiação e a superior por propulsão convergente, o que resulta em impacto calórico que reproduz o mesmo efeito obtido pelo forno a lenha", explica Dino Volpi. O forno pode funcionar a gás natural ou GLP, tem cerca de 60 cm de diâmetro e pesa de 30 a 38 quilos, o que permite que seja colococado em qualquer ambiente, desde que se tenha espaço para instalação de um terminal a gás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]