• Carregando...
O advogado Alysson Sanches está construindo dois sobrados, com orientação de um arquiteto e engenheiro. Em visita ao Balaroti, ele checa  o preço do cimento | Antônio More/Gazeta do Povo
O advogado Alysson Sanches está construindo dois sobrados, com orientação de um arquiteto e engenheiro. Em visita ao Balaroti, ele checa o preço do cimento| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Materiais

Tipos e recomendações

Os tipos de cimento se diferenciam conforme a proporção de clínquer e sulfatos de cálcio, material carbonático e de adições acrescentadas no processo de moagem. O cimento portland comum (CP I) é puro, sem nenhuma modificação. Tem custo alto e menos resistência. A produção é praticamente toda dirigida à indústria.

O cimento portland composto é o mais encontrado no mercado. Pode conter adição de escória (CP II E), recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacadas por sulfatos; pozolana (CP II P), que é ideal para obras em concreto armado, argamassas em geral, pisos, calçadas e pavimentos de concreto; e fíler (CP II F), que atende obras convencionais em concreto armado, argamassas em geral, pisos e pavimentos de concreto.

Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV). Para os concretos pré-moldados, artefatos de cimento e concreto protendido, de obras onde seja necessário a desforma rápida, o cimento portland de alta resistência inicial (CP V-ARI) é o recomendado, devido à finura elevada.

Lixo gera energia para a produção de cimento

O lixo urbano, um grande problema das cidades em todo o mundo, é uma preciosa fonte de energia para fabricação de cimento e, eventualmente, um substituto de matéria-prima para produzir o material, sem interferir na qualidade. Após coleta seletiva, resíduos sólidos inertes (que não podem ser reaproveitados), como papel toalha e higiênico ou plástico engordurado, são triturados e utilizados como combustível em forno de cimento.

Leia a matéria completa

  • Confira dicas importantes para a hora de comprar e armazenar o cimento
  • Veja o que precisa conter na embalagem dos sacos de cimento

Mais de 50% dos 56 mi­­­lhões de domicílios brasileiros são construídos, reparados e reformados pelos próprios moradores, que contratam mão de obra e administram o processo. Os dados são da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Por consequência, as obras costumam ser marcadas por problemas de gestão e técnica construtiva. Muitas vezes o resultado é desperdício e um produto final mais caro, de baixa qualidade. Um dos materiais que se torna o vilão dessa história é o cimento, não por falta de qualidade do produto, mas pela falta de cuidado na hora de comprar, armazenar e utilizar, mesmo quando está dentro das normas exigidas. O material está presente em todas as etapas da construção, da fundação à cobertura. O mercado brasileiro oferece cinco tipos básicos de cimento, cada um com características específicas, que atendem de ma­­­neira mais adequada ao produto (concreto ou argamassa) e à finalidade. São eles: cimento portland co­­mum, composto, de alto forno, pozolânico e de alta resistência inicial. Eles se diferenciam, basicamente, na composição e grau de finura.

Segurança

Deixar de utilizar o cimento correto implica em patologias, podendo ocasionar até uma queda. O diretor comercial da Itambé Ci­­mentos, Lycio Vellozo, explica que, em algumas situações, pode-se ter prejuízos estruturais, que prejudicam o desempenho do concreto. "Em pequenas reformas ou pisos externos residenciais, por exemplo, a utilização de cimentos de alta resistência inicial (de finura elevada, que permite desforma rápida), acarreta custos elevados e possibilidade de aparecimento de trincas e fissuras."

Um exemplo comum de mau uso é de concretos dosados de forma artesanal, no qual as medidas de brita e areia são em pás e a água é adicionada sem qualquer critério. "Essa prática produz concretos com muita porosidade, baixa resistência e durabilidade reduzida, aumentando a necessidade de manutenção precoce", diz Paulo Roberto Niebel, coordenador de desenvolvimento técnico da regional Sul da Votorantim Cimentos.

O cimento mais utilizado para obras comuns tem adição de pozolana (matéria-prima oriunda de termoelétricas). "Vários tipos atendem ao usuário comum, mas o pozolânico é o mais indicado, por ser mais lento nas reações químicas após a adição de água, ajudando a trabalhar melhor", afirma o engenheiro Carlos Roberto Giublin, gerente da regional Sul da ABCP.

Ele recomenda que o produto seja comprado na quantidade para o uso do mês e não para estoque. "Cimento velho não oferece resistência. O prazo de validade dele é curto, de apenas três meses, porque tende a absorver a umidade relativa do ar com o tempo e começa a reagir." Também é importante escolher um revendedor de confiança, orienta Paulo Niebel, da Vo­­­­­torantim Cimentos. "Por ser perecível, se não estiver bem armazenado irá hidratar e perder as propriedades aglomerantes."

Obras em andamento

Na reta final da construção de dois sobrados, o advogado Alysson San­­ches relata que está seguro em relação ao andamento da obra. Um engenheiro e um arquiteto estão à frente da construção, em fase de reboco. "Só faço a compra do material. Eles é que orientam tecnicamente o trabalho, o que considero fundamental", comenta.

O vendedor Dário Sant’anna está ampliando a um mês a casa onde mora. Ele não tem o auxílio de profissionais, mas revela que procura seguir as orientações do que é divulgado na área para obter sucesso. "Se não sei a pro­­­­­cedência do ci­­mento, presto atenção na qualidade, na validade. Não compro tudo de uma vez, para evitar desperdício."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]