• Carregando...
Paulo Sen Lee, diretor-proprietário da Endepro Engenharia: sobrados custam 30% menos do que os aparta­mentos | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Paulo Sen Lee, diretor-proprietário da Endepro Engenharia: sobrados custam 30% menos do que os aparta­mentos| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Inovação

Localização e novidades nos projetos atraem clientes

Os bairros que concentram o maior número de lançamentos de sobrados são os que tradicionalmente têm essa característica. Entre eles estão: Santa Cândida, Barreirinha, Boa Vista, Bairro Alto e Atuba, na região Norte; e Jardim das Américas, Uberaba, Vila Hauer, Xaxim e Boqueirão, na região Sul da cidade.

Segundo o engenheiro civil da KS Construtora, Galvan Dalton Mendes, a localização é um dos aspectos fundamentais para o sucesso do negócio. Além do bairro, questões como proximidade de pontos de ônibus, supermercados, bancos e comércios estão entre as prioridades dos compradores.

Para atrair os clientes, que em geral saem dos apartamentos pequenos para terem mais espaço privativo nos sobrados, as construtoras têm investido em novidades nos projetos. Paulo Sen Lee, diretor-proprietário da Endepro Engenharia, conta que o terraço, comum em apartamentos, já chegou aos sobrados, principalmente às unidades de três pavimentos. "Os triplex antigos estão perdendo a preferência para esses novos modelos. Ter um terceiro pavimento com uma área coberta e outra descoberta traz a sensação de se morar em um apartamento de cobertura, mas com a privacidade de uma residência", diz.

Silderley Luz, gerente geral de vendas da JBA Imóveis, acrescenta os telhados embutidos, a utilização de janelas maiores e de paredes envidraçadas, que deixam as escadas aparentes, como outros destaques apresentados pelas construtoras. "Essas alterações têm tido boa aceitação pelos compradores. Eles gostam dessas novidades, que modernizam os empreendimentos", explica.

A expansão imobiliária dos últimos anos direcionou o foco do mercado para os apartamentos e fez com que os sobrados, queridinhos dos curitibanos, ficassem fora dos holofotes. Mas, ao contrário do que pode parecer, as residências de dois e três pavimentos continuaram a ter o seu público cativo, garantem as construtoras especializadas no segmento. Segundo os empresários, o cenário para o setor é de otimismo, resultado da estabilidade que se desenha para o mercado imobiliário.

A chegada de grandes construtoras de São Paulo provocou uma mudança no perfil imobiliário de Curitiba. A inserção do conceito dos condomínios clube, por exemplo, alterou as expectativas do consumidor em relação aos empreendimentos, fato sentido pelas empresas que trabalham com a construção de sobrados. "Alguns clientes acreditaram nessa nova proposta de área comum, com espaço gourmet e lazer – diferente do que existia em Curitiba –, e acabaram comprando por impulso", diz Paulo Sen Lee, diretor-proprietário da Endepro Engenharia, especializada na construção de sobrados.

O grande número de lançamentos também alavancou o preço dos terrenos, fazendo com que algumas construtoras, antes dedicadas exclusivamente aos sobrados, diversificassem sua carteira e começassem a construir prédios. "Cerca de 30% dos nossos clientes migraram para a construção mista e passaram a fazer apartamentos", conta Silderley Luz, gerente geral de vendas da JBA Imóveis, uma das empresas que mais vende sobrados na capital.

Dalton Mendes, engenheiro civil da KS Construtora Galvan, que trabalha com a construção de sobrados e de obras públicas, conta que a empresa chegou a retrair os lançamentos, pois o investimento na compra de alguns terrenos não compensava. "Vale ressaltar que o reflexo dessas mudanças existiu, mas foi sutil. O mercado de sobrados se manteve aquecido, pois os clientes do setor continuaram a existir", afirma.

Demanda constante

O gerente geral da JBA também afirma que a venda de sobrados mantém um bom fluxo, apesar da leve redução no comparativo com o ano passado. Segundo Luz, as perspectivas para o segundo semestre são boas – a JBA está com 50 novos lançamentos na carteira –, tanto que alguns dos construtores que migraram estão voltando a se dedicar exclusivamente aos sobrados.

Esse fato é influenciado pela acomodação dos preços dos terrenos, sinaliza Júnior Cristiano da Silva, sócio-diretor da Junicos Construtora, especializada em sobrados, e pela taxa de comercialização das unidades. Na Endepro, 50% dos sobrados são vendidos na planta. "As pessoas não estão mais iludidas com apartamentos minúsculos, nos quais dividem raias de piscina com os vizinhos. Elas voltaram os olhos novamente para os sobrados, inclusive porque custam cerca de 30% menos do que os apartamentos", diz Lee.

Na Junicos, a aposta é na construção de sobrados menores, com metragens entre 80 m² e 100 m² e valores na faixa dos R$ 250 mil. Silva conta que há dois anos percebeu a carência na oferta deste padrão, e tem quatro projetos em fase de aprovação para 2014. "O mercado de sobrados tem demanda. Basta trabalhar com qualidade e cumprir os prazos com o cliente", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]