Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fidelização

Clientes, amigos e bons vizinhos

Ações de pós-vendas criam laços entre construtoras e moradores

Moradores do edifício Alfredo Andersen se encontram regularmen-te no espaço gourmet: amizades se fortale-cem na convivência | Divulgação
Moradores do edifício Alfredo Andersen se encontram regularmen-te no espaço gourmet: amizades se fortale-cem na convivência (Foto: Divulgação)

Quem já passou por isso conhece o roteiro: comprar um imóvel é tarefa demorada, que exige muita pesquisa e envolve decisões importantes. Efetivar a aquisição, portanto, não é apenas assinar um contrato. As incorporadoras sabem disso e investem em ações de pós-venda, que fidelizam o cliente e criam laços com aquele que vai ser o principal "marqueteiro" do empreendimento - afinal, o futuro morador vai falar sobre a construtora para familiares e conhecidos.

Eventos que reúnem compradores, além de estreitar relacionamento com a empresa, incentivam a convivência entre famílias que vão habitar o mesmo condomínio e dividir espaços, por isso ganham importância no marketing das construtoras.

Fim de semana

"Na entrega dos empreendimentos promovemos um grande evento que dura um fim de semana inteiro", comenta Luiz Gustavo Salvático, gerente regional da Plaenge em Curitiba. A intenção é promover um ambiente familiar, incluindo recreação para crianças. "Os moradores conhecem as áreas comuns prontas e também se conhecem entre eles. Percebemos que é um momento crucial para o andamento da vizinhança", diz.

Ele mesmo é morador de um edifício da Plaenge e avalia essas ações de forma positiva. "Os eventos aproximam os clientes. Isso repercute na constituição do condomínio e também na convivência diária dentro do empreendimento", aponta Salvático.

"A construtora tem o papel de fomentar esse relacionamento", diz. Na Plaenge, a própria equipe de atendimento, que já conhece os clientes, organiza os eventos. "Fazemos essas ações nas áreas comuns dos empreendimentos. Como esse é um dos diferenciais da Plaenge, é bom fazer com que esses espaços funcionem", explica o gerente. De acordo com ele, o relacionamento saudável entre os vizinhos é um dos primeiros passos para o bom uso e compartilhamento dos ambientes comuns.

Clima de festa

A Thá também promove eventos antes da entrega do imóvel e preza pelo encontro entre vizinhos. "A oportunidade de os futuros moradores se conhecerem, em um ambiente informal e com clima de festa, é essencial. O momento da entrega é muito esperado pelos compradores e gera bastante expectativa", comenta Patrícia Alves, coordenadora de relacionamento com clientes da empresa.

Ela diz que, com essa ações, os clientes se sentem valorizados e seguros, conhecendo pessoalmente colaboradores da empresa com quem tinham esclarecido dúvidas apenas por telefone. "Nos eventos todos conversam e trocam informações sobre o dia a dia do condomínio. É muito positivo para todas as partes envolvidas", opina Patrícia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.