i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fidelização

Clientes, amigos e bons vizinhos

Ações de pós-vendas criam laços entre construtoras e moradores

  • PorTaiana Bubniak
  • 14/09/2013 21:03
Moradores do edifício Alfredo Andersen se encontram regularmen-te no espaço gourmet: amizades se fortale-cem na convivência | Divulgação
Moradores do edifício Alfredo Andersen se encontram regularmen-te no espaço gourmet: amizades se fortale-cem na convivência| Foto: Divulgação

Clima de bairro

Condomínio é comunidade harmoniosa

No edifício Alfredo Andersen, entregue há dois anos pela Plaenge, os vizinhos promovem festas no espaço gourmet pelo menos uma vez por mês. Estimulados pela amizade surgida entre os filhos no condomínio, os moradores criaram um grupo, utilizando um aplicativo de troca de mensagem no celular, e passaram a promover as confraternizações.

A proximidade entre as famílias começou na entrega das chaves do prédio e se consolidou ao longo do tempo. O relacionamento não fica só nas festas: o clima de boa vizinhança é constante e lembra comunidades de bairro.

Todos se ajudam em tarefas do dia a dia, quando alguém precisa deixar os filhos em casa, por exemplo, ou se falta um ingrediente para o almoço.

A tecnologia ajuda. Em vez de bater na porta do vizinho para pedir uma xícara de açúcar, basta mandar mensagem.

"Essa convivência com os vizinhos é maravilhosa. Em outros prédios, não cheguei a conhecer quem morava ao meu lado", comenta Paulo Schmit, morador do Alfredo Andersen.

Ele salienta que a boa vizinhança faz com que o uso das áreas comuns seja harmonioso. Em vez de se transformarem em espaços subutilizados ou fonte de discussão, os ambientes se tornaram locais de encontro entre amigos. "Temos afinidades e usamos a estrutura do condomínio a nosso favor", opina.

Quem já passou por isso conhece o roteiro: comprar um imóvel é tarefa demorada, que exige muita pesquisa e envolve decisões importantes. Efetivar a aquisição, portanto, não é apenas assinar um contrato. As incorporadoras sabem disso e investem em ações de pós-venda, que fidelizam o cliente e criam laços com aquele que vai ser o principal "marqueteiro" do empreendimento - afinal, o futuro morador vai falar sobre a construtora para familiares e conhecidos.

Eventos que reúnem compradores, além de estreitar relacionamento com a empresa, incentivam a convivência entre famílias que vão habitar o mesmo condomínio e dividir espaços, por isso ganham importância no marketing das construtoras.

Fim de semana

"Na entrega dos empreendimentos promovemos um grande evento que dura um fim de semana inteiro", comenta Luiz Gustavo Salvático, gerente regional da Plaenge em Curitiba. A intenção é promover um ambiente familiar, incluindo recreação para crianças. "Os moradores conhecem as áreas comuns prontas e também se conhecem entre eles. Percebemos que é um momento crucial para o andamento da vizinhança", diz.

Ele mesmo é morador de um edifício da Plaenge e avalia essas ações de forma positiva. "Os eventos aproximam os clientes. Isso repercute na constituição do condomínio e também na convivência diária dentro do empreendimento", aponta Salvático.

"A construtora tem o papel de fomentar esse relacionamento", diz. Na Plaenge, a própria equipe de atendimento, que já conhece os clientes, organiza os eventos. "Fazemos essas ações nas áreas comuns dos empreendimentos. Como esse é um dos diferenciais da Plaenge, é bom fazer com que esses espaços funcionem", explica o gerente. De acordo com ele, o relacionamento saudável entre os vizinhos é um dos primeiros passos para o bom uso e compartilhamento dos ambientes comuns.

Clima de festa

A Thá também promove eventos antes da entrega do imóvel e preza pelo encontro entre vizinhos. "A oportunidade de os futuros moradores se conhecerem, em um ambiente informal e com clima de festa, é essencial. O momento da entrega é muito esperado pelos compradores e gera bastante expectativa", comenta Patrícia Alves, coordenadora de relacionamento com clientes da empresa.

Ela diz que, com essa ações, os clientes se sentem valorizados e seguros, conhecendo pessoalmente colaboradores da empresa com quem tinham esclarecido dúvidas apenas por telefone. "Nos eventos todos conversam e trocam informações sobre o dia a dia do condomínio. É muito positivo para todas as partes envolvidas", opina Patrícia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.