• Carregando...

O asfalto, que há pouco tempo era um material usado apenas para pavimentar ruas, hoje está nos telhados como uma nova opção para quem deseja emoldurar e dar melhor acabamento a casa.

A maleabilidade dos telhados asfásticos (também conhecidos como shingle) não é a única vantagem deste produto, que pode ser aplicado em diversos formatos de estrutura – de curvas e círculos a pirâmides. Por ser fabricada com fibra de vidro (revestida com betume – asfalto derretido – e pequenos pedaços de pedras), a telha shingle é mais leve do que as de cerâmica e concreto. "Ela pesa em média 10 quilos por metro quadrado, ou seja, é 70% mais leve que uma de concreto, que chega a 50 quilos por metro quadrado", explica o proprietário da Rossi Coberturas, Luiz Carlos Rossi. Por isso, na hora da instalação também é necessário estar atento à estrutura do telhado, que precisa de uma base sólida para que as telhas sejam pregadas. "Usa-se uma placa de compensado OSB e sobre ela uma manta que impede a passagem de umidade à madeira. É em cima desta manta que a shingle é fixada", afirma. Para Rossi, outra importante vantagem desta nova tecnologia está na segurança. "Nenhum ladrão consegue entrar na casa pela cobertura, já que ela tem uma placa de compensado que impede a passagem", destaca. Mas, para que aconteça a troca de calor, evitando assim que a casa vire uma estufa, é importante contratar mão-de-obra especializada para a instalação de uma cumeeira de ventilação.

Seguindo a tendência das telhas com design rústico, outra novidade no mercado são as telhas de aço galvanizado gravilhadas, que também são extremamente leves – pesam em média 6,2 quilos por metro quadrado. Elas podem ser instaladas na mesma estrutura de uma cobertura de telhas de cerâmica ou concreto. Segundo Júlio Benites, gerente de marketing da Brasilit, este produto foi lançado com o objetivo de aumentar o uso de telhas de aço em residências. "Antigamente elas eram usadas apenas em projetos comerciais, mas agora, por terem este aspecto mais rústico, também podem estar nas coberturas das casas", diz. As gravilhas (pequenas pedras) que cobrem a telha de aço, além de proporcionarem um aspecto decorativo, também amenizam o barulho da chuva, trazendo conforto acústico e térmico – já que refletem uma alta porcentagem do calor e não absorvem umidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]