• Carregando...

Chegou a hora de decorar a casa. Por onde começar? Esta questão atormenta muitas pessoas que se vêem diante de inúmeras opções de mobiliário, revestimento, iluminação, acessórios existentes no mercado, com diferentes preços e estilos.

O risco de escolher e se arrepender faz com que essas pessoas sofram, já que o investimento não é pequeno. Essa realidade explica o boom na contratação de arquitetos e designers de interiores que, nos últimos dez anos, tornou esses profissionais mais requisitados. A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), entidade que congrega cerca de 4 mil associados em todo o Brasil, lançou uma campanha para organizar o exercício da profissão e ajudar os consumidores a conhecer melhor esse mercado. Veja as principais recomendações na hora de contratar um profissional:

• Um arquiteto ou designer de interiores pode criar apenas o projeto e a sua execução ser efetivada por outro prestador de serviço. Mas existem profissionais que cuidam de toda a etapa de seleção e compra dos produtos, contratação de pintores, gesseiros, eletricistas, etc.

• Em geral o valor cobrado por este profissional é calculado em função do tamanho do espaço a ser decorado ou reformado e pela complexidade da intervenção (quantidade de desenhos e horas/homem trabalhadas). O valor é diferente dependendo do currículo de cada profissional.

• Assine um contrato de prestação de serviços com cláusulas claras de tudo aquilo que será realizado, condições de pagamento e que determine as responsabilidades de cada parte.

• Na hora de escolher o profissional avalie o trabalho anterior já realizado e busque recomendações de clientes atendidos por ele.

• Observe a capacidade criativa e a estrutura dele para prestar serviços de execução (administração de obra quando for o caso).

• A afinidade é uma condição relevante na hora de contratar um arquiteto ou designer de interiores. Lembre-se: a sua casa é um templo e sua intimidade estará em foco. Estar à vontade junto desse profissional é muito importante para que as coisas aconteçam de forma positiva.

Informacões:www.abd.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]