Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investimentos

Construção aquece o litoral

Empresas lançam apartamentos e sobrados nas praias do Paraná e setor dá sinais de recuperação

Os construtores de imóveis residenciais no litoral paranaense estão mais otimistas neste ano, o que tem refletido em novas obras particulares nas praias. Nos últimos nove meses seis empreendimentos foram lançados. Ao todo, são 81 unidades, entre apartamentos, sobrados e casas geminadas – quase metade já vendidas.

Os dados foram fornecidos por três construtoras atuantes na região: JL Massaro, HJ Construtora e Arrimo. Segundo as empresas, os novos empreendimentos seguem o aquecimento da construção civil em todo o Brasil, movido pela economia estável, o aumento do poder aquisitivo da população e do crédito imobiliário mais acessível. Mas, existem algumas questões pontuais. "Em Matinhos vemos um movimento motivado também pela instalação do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Unilitoral, que desde 2005 tem incentivado os empreendedores da região a investir e melhorar a qualidade dos serviços", explica o coordenador da Câmara do Curso Técnico de Gestão Imobiliária da Unilitoral, Manoel Lesama.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Matinhos, Nelson Cotovicz, em termos de infra-estrutura, iluminação, recuperação de calçadas e faixa da areia da praia, principalmente no trecho da Praia Brava, ainda há muito o que melhorar. "Mas acredito que é apenas uma questão de tempo."

Segundo José Luiz Massaro, proprietário da JL Massaro, construtora com 17 anos de atuação no litoral, a recuperação do setor nas praias começou há dois anos. "Antes disso não tínhamos o retorno do nosso investimento. Ainda não conseguimos dizer o quanto vai melhorar, é muito cedo, mas acredito que ano que vem já teremos uma perspectiva mais clara", diz ele.

Apostando no mercado em recuperação, Massaro lançou três empreendimentos do fim do ano passado para cá. O mais recente é o condomínio de sobrados Marrocos Home Beach, em Caiobá. "Para o ano que vem vamos lançar um edifício de sete andares na praia central de Guaratuba", diz o construtor.

Já HJ Construtora tem dois novos edifícios com previsão de entrega para dezembro de 2008. O mais recente é o Belize, de alto padrão de frente para o mar de Caiobá. Para um dos proprietários da empresa, Huber da Guia Rosa Filho, a retomada acontece também graças aos atrativos do litoral paranaense, como a tranqüilidade e a proximidade com Curitiba.

Em Guaratuba, a Arrimo, empresa com 21 anos de experiência, tem dois lançamentos. O mais novo é o Villa Toscana, edifício com 18 apartamentos de 173 metros quadrados, a 150 metros da praia central. "Há três anos tocávamos apenas um empreendimento. Hoje estamos construindo quatro", conta o diretor técnico da empresa, Maurício Fanini. Em Pontal do Paraná, que engloba os balneários entre Praia de Leste e Pontal do Sul, o construtor Angelo Ganho vendeu 38 unidades no ano passado, entre casas e sobrados de 40 a 70 metros quadrados. "A partir de outubro começo a entregar mais 30."

Serviço: Arrimo (41) 3472-1710. JL Massaro (43) 3326-7628. Angelo Ganho (41) 3329-3544. HJ Construtora (41) 3452-2758.

Leia na próxima edição sobre locação e compra de imóvel no litoral paranaense.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.