• Carregando...

Municípios - Novos alvarás

O aumento no número de obras no litoral é confirmado pelas prefeituras. De acordo com a diretora de Urbanismo de Matinhos, Márcia Manske, o número de alvarás para novas construções expedidos em 2006 foi de 153. "De janeiro a setembro já estamos com 147." Além disso, a área construída dobrou, passou de 26 mil m2.

Em Guaratuba, segundo o secretário de Urbanismo Lúcio Correa Moura, o número de alvarás não deve aumentar. "Devemos manter os registros de 2006: entre 300 e 400 autorizações." No entanto, pelo número de empreendedores que têm nos procurado, acredito que em 2008 teremos um aumento significativo".

Em Pontal do Paraná, de acordo com o diretor de Urbanismo Vinícius Carli, a recuperação vem desde o ano passado. "Se compararmos os nove meses de 2005 com os de 2006, o número de alvarás passou de 107 para 136. Esse ano já estamos com 141".

Condições

R$ 40 mil

A partir desse valor já é possível comprar um imóvel novo, de pequeno porte, nas praias do Paraná. O tamanho é de aproximadamente 40 metros quadrados.

30% de entrada é uma das facilidades oferecidas pelas construtoras, além de financiamento direto com a empresa. Logo no início do período de lançamento o comprador pode oferecer um imóvel como parte do pagamento.

2 é o número de vagas de garagem que os novos empreendimentos em construção normalmente oferecem.

Os construtores de imóveis residenciais no litoral paranaense estão mais otimistas neste ano, o que tem refletido em novas obras particulares nas praias. Nos últimos nove meses seis empreendimentos foram lançados. Ao todo, são 81 unidades, entre apartamentos, sobrados e casas geminadas – quase metade já vendidas.

Os dados foram fornecidos por três construtoras atuantes na região: JL Massaro, HJ Construtora e Arrimo. Segundo as empresas, os novos empreendimentos seguem o aquecimento da construção civil em todo o Brasil, movido pela economia estável, o aumento do poder aquisitivo da população e do crédito imobiliário mais acessível. Mas, existem algumas questões pontuais. "Em Matinhos vemos um movimento motivado também pela instalação do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Unilitoral, que desde 2005 tem incentivado os empreendedores da região a investir e melhorar a qualidade dos serviços", explica o coordenador da Câmara do Curso Técnico de Gestão Imobiliária da Unilitoral, Manoel Lesama.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Matinhos, Nelson Cotovicz, em termos de infra-estrutura, iluminação, recuperação de calçadas e faixa da areia da praia, principalmente no trecho da Praia Brava, ainda há muito o que melhorar. "Mas acredito que é apenas uma questão de tempo."

Segundo José Luiz Massaro, proprietário da JL Massaro, construtora com 17 anos de atuação no litoral, a recuperação do setor nas praias começou há dois anos. "Antes disso não tínhamos o retorno do nosso investimento. Ainda não conseguimos dizer o quanto vai melhorar, é muito cedo, mas acredito que ano que vem já teremos uma perspectiva mais clara", diz ele.

Apostando no mercado em recuperação, Massaro lançou três empreendimentos do fim do ano passado para cá. O mais recente é o condomínio de sobrados Marrocos Home Beach, em Caiobá. "Para o ano que vem vamos lançar um edifício de sete andares na praia central de Guaratuba", diz o construtor.

Já HJ Construtora tem dois novos edifícios com previsão de entrega para dezembro de 2008. O mais recente é o Belize, de alto padrão de frente para o mar de Caiobá. Para um dos proprietários da empresa, Huber da Guia Rosa Filho, a retomada acontece também graças aos atrativos do litoral paranaense, como a tranqüilidade e a proximidade com Curitiba.

Em Guaratuba, a Arrimo, empresa com 21 anos de experiência, tem dois lançamentos. O mais novo é o Villa Toscana, edifício com 18 apartamentos de 173 metros quadrados, a 150 metros da praia central. "Há três anos tocávamos apenas um empreendimento. Hoje estamos construindo quatro", conta o diretor técnico da empresa, Maurício Fanini. Em Pontal do Paraná, que engloba os balneários entre Praia de Leste e Pontal do Sul, o construtor Angelo Ganho vendeu 38 unidades no ano passado, entre casas e sobrados de 40 a 70 metros quadrados. "A partir de outubro começo a entregar mais 30."

Serviço: Arrimo (41) 3472-1710. JL Massaro (43) 3326-7628. Angelo Ganho (41) 3329-3544. HJ Construtora (41) 3452-2758.

Leia na próxima edição sobre locação e compra de imóvel no litoral paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]