
Os empreendimentos mistos, ou seja, de unidades residenciais, corporativas e comerciais no mesmo ambiente construído, começaram a se destacar em Curitiba com os lançamentos imobiliários projetados com essa vocação. A novidade, ao menos para a capital paranaense, indicou os primeiros sinais há alguns anos o Evolution, há sete anos, depois o New Concert e o Universe, na região central , e foi retomado em 2009 como aposta das empresas do setor para grandes áreas. Dois desses empreendimentos estão na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O primeiro a ser lançado foi o Neo Superquadra, Grupo Noster, que oferecerá o Neo Business e o Neo Residence, além de áreas corporativas destinadas a locação, distribuídas em três torres integradas. São prédios independentes, com total de 450 unidades, com áreas privativas entre 30 e 70 metros quadrados. As obras começaram em 2010, com entrega prevista para 2013.
Na mesma avenida, foi lançado em setembro desse ano o City Centro Cívico, da Incorporadora Monarca e das construtoras Tecnisa e Stuhlberger, em um terreno de seis mil metros quadrados, com 230 unidades de escritórios a partir de 40 metros quadrados, 180 apartamentos a partir de 32 metros quadrados, além de lojas e lajes corporativas. Praticamente todo o empreendimento foi comercializado nos primeiros dias.
De acordo com o diretor da construtora Monarca, Seme Raad Filho, restam quatro lajes, que totalizam R$ 8 milhões. "Poder morar em frente ao Shopping Mueller e ter o escritório no mesmo local ou poder alugar para quem trabalhará ali chamou muitos clientes", comemora Raad Filho. Deverão circular pelo empreendimento cerca de três mil pessoas ao dia. "Os moradores e trabalhadores terão a vantagem de estar próximos a muitos serviços nas lojas do térreo, como banco, farmácia e supermercado."
Em direção ao Sul
Em um terreno no Água Verde, entre as ruas Guararapes e República Argentina, está tudo pronto para a construção do Vega Work&Life, da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), com duas torres residenciais e uma comercial. Cerca de 50% está vendido, sendo a maior parte de escritórios. Outro empreendimento da empresa, com previsão de entrega em 30 meses, tem características semelhantes: o Mid Curitiba. A empresa tem mais apostas para os próximos cinco anos. "Está muito claro esse tipo de procura, por questões de deslocamento, facilidade de serviços e comodidade", revela a superintendente de incorporação da Camargo Corrêa, Ana Virgínia Pontes.
Tendência
A tendência dos empreendimentos mistos vem de cidades grandes e cosmopolitas, onde é muito ampla a área para construir, afirma o economista e analista do mercado imobiliário Fábio Tadeu Araújo, sócio da Brain Bureau de Inteligência Corporativa. Investir muitas unidades em apenas um segmento é perigoso. "Quando se dilui o produto, se dilui os riscos. Se a oferta é menor, maior será a velocidade de venda", afirma.




