• Carregando...

O novo parque fabril da NovoPiso Engenharia de Revestimentos, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi construído de maneira diferente da tradicional. A obra foi contratada por um sistema de gestão compartilhada, na qual a construtora, além de fornecer a mão-de-obra acompanhou as compras dos materiais, apresentando cotações de mercado e alternativas técnicas.

O projeto da fábrica da NovoPiso, executado pela Construtora Fontanive, apresenta alguns diferenciais, como a utilização de estruturas pré-moldadas em concreto para pilares e "vigas calha" associadas à estrutura metálica da cobertura, utilizando-se telhas zipadas. "Dessa forma conseguimos eliminar as calhas internas, que sempre geram risco adicional em função da necessidade de manutenção desses elementos", explica o diretor da construtora, Benito Fontanive Junior.

O executivo explica que essa modulação foi a escolhida, após diversas análises e comparações, por tornar possível uma solução menos onerosa para o empreendedor – o que foi possível graças à durabilidade do concreto e às características da cobertura zipada. A estrutura pré-fabricada também permitiu maior agilidade à obra, que acabou sendo executada em apenas 15 meses. "A gestão compartilhada permitiu a melhoria do processo construtivo e também a redução de custos", diz.

Outros detalhes decididos da mesma maneira foram o piso industrial com controle de planicidade, as esquadrias e paredes dos setores administrativo e industrial com isolamento termo acústico e ainda a implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais. Do ponto de vista arquitetônico, destaque é a associação do projeto com o ramo de atividades da empresa, a madeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]