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Abrem na próxima quinta-feira (2/2) as inscrições para a quarta edição do Programa de Qualidade Imobiliária (PQI), aberto a todos os profissionais do setor no Paraná. O programa, criado para garantir a oferta de educação continuada para corretores, administradores de condomínios e empresas do ramo, é organizado pela Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), entidade ligada ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) do Paraná.

Com o início da temporada 2006 do PQI, voltam à sala de aula profissionais do mercado imobiliário que desejam reciclagem e capacitação. O sistema é o de uma universidade corporativa: os principais temas do setor (locação, comercialização e condomínios) são abordados em cursos específicos e woorkshops distribuídos ao longo do ano. O foco atual, explica a coordenadora pedagógica da Unihab, Elizabeth Paranhos, foi ditado pelo próprio mercado. "O atendimento ao cliente aparece em primeiro lugar na lista dos profissionais e das imobiliárias. Eles sabem que precisam estar preparados para atender um mercado cada vez mais exigente."

Na área condomínios, que tem um programa de qualidade específico, síndicos e administradores têm à disposição uma grade de cursos que abrange todas as características da atividade. "Ensinamos desde o básico do cargo, como fazer atas, por exemplo, até técnicas avançadas para reduzir os custos do condomínios", explica Elisabeth. Também há cursos voltados para os funcionários: no ano passado, o curso piloto de formação de porteiros e zeladores surpreendeu até mesmo os organizadores. "Fez tanto sucesso que este ano ele vai se estendido de 10 para 60 horas", diz a coordenadora. O número de vagas deve triplicar – em 2005, foram atendidos 300 porteiros, capacidade limite da antiga sede da Unihab, que este ano está de casa nova.

Além disso, não ficou de fora a preocupação com o bem estar dos profissionais. Estão previstos workshops sobre estresse e até a medicina alternativa irá fazer parte da grade curricular do programa de qualidade. "A gente procura trazer o que o ensino formal não dá", explica Elizabeth. Ela avalia que, para o consumidor, o reflexo é o melhor atendimento. "Alguns anos atrás, se você fosse perguntar ao corretor sobre lei de zoneamento, potencial construtivo, ele não saberia responder. Hoje ele dá uma aula. Quem esteve envolvido em uma negociação imobiliária há algum tempo e for fazer agora, sente a diferença."

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