• Carregando...
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora | LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora| Foto: LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO

Na hora de comprar um imóvel, aspectos como insolação, localização, vista, custo do condomínio e, é claro, preço, são fatores que influenciam na decisão. Mesmo os inexperientes, que nunca negociaram um imóvel, sabem que é preciso prestar atenção aos itens listados acima. Porém, há alguns aspectos que muitas vezes não são avaliados antes da compra, por falta de conhecimento.

Segundo o arquiteto Manoel Dória, da Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, observar o posicionamento da planta no pavimento tipo (padrão) e obter informações a respeito dos acessos, principalmente no caso do imóvel ser usado e precisar de uma reforma, podem evitar dores de cabeça futuras.

Para não ter nenhuma surpresa desagradável depois de comprar o imóvel é necessário prestar atenção em todos os detalhes. Quando se trata de um apartamento de aproximadamente 100 metros quadrados é aconselhável observar a circulação interna com portas e armários abertos, para verificar se não há interferências, por exemplo. Normalmente, descobertas como essas só acontecem depois que o negócio já está fechado e geram incômodos ao novo morador. "Ver as medidas e criar uma referência com os espaços que as pessoas já convivem é uma das alternativas que facilita o entendimento da planta do imóvel", afirma Dória.

Muitas vezes, itens como churrasqueira a carvão, sacada, hidromassagem, espaço gourmet, sala de home theather, entre outros, despertam o interesse do consumidor, tornando o apartamento mais vendável. Porém, segundo ele, para dar espaço às tendências do mercado, alguns projetos perdem a flexibilidade de circulação, interferindo diretamente no conforto do usuário.

A questão do isolamento termo-acústico também é importante. Em ruas de muito movimento é necessário analisar se os caixilhos e vidros resistem ao barulho da rua, principalmente se o apartamento estiver em andares baixos. "Em um primeiro momento o ruído pode não incomodar, mas se imaginarmos dia após dia, dependendo da situação, pode tirar o sono do morador", afirma Dória. Optar por construtoras que costumam trabalhar com materiais de alto padrão pode solucionar o problema. A mesma recomendação vale para apartamento de fundos, no qual é preciso ver a proximidade com a área de recreação do prédio, para não ter a sensação de ter uma cancha de futebol dentro do apartamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]