• Carregando...

Confira algumas medidas que vão ajudar a conservar melhor a sua casa de praia:

Eletrodomésticos – Para equipamentos como geladeira e fogão deve ser aplicado um produto antiferrugem para criar uma barreira de proteção.

Pintura – É necessária manutenção anual, principalmente nas áreas externas. O ideal são as tintas com antimofo e fungicida. A limpeza pode ser feita com água e sabão. A tinta antimofo, com acabamento fosco, sai, em média, R$ 195 o galão com 18 litros.

Tapetes – Os de sisal e de fibra natural oferecem boa resistência quando expostos ao tempo e são de fácil limpeza e manutenção. Outra opção são os de PVC, antiderrapantes e antimofo. A lavagem pode ser feita com água e sabão e a secagem é rápida. Não desfia e oferece opção de recorte que pode ser feito em casa, com uma tesoura simples. O tapete tipo capacho também é de fácil conservação e quando usado nas entradas facilita a retenção de detritos, como a areia.

Pisos – Prefira os de cerâmica, pedra ou porcelanato, que são mais frescos, fáceis de limpar e conservar. Carpetes devem ser evitados.

Dedetização – É recomendado contratar uma empresa especializada para uma dedetização completa, que pode ser feita anualmente.

Piscina – Para manter a água saudável é preciso medir o cloro livre três vezes por semana, o pH duas vezes por semana e a alcalinidade uma vez por mês. É preciso utilizar uma capa para cobri-la e a cada 15 dias fazer a aspiração e aplicação de cloro. Caso não seja feita a manutenção adequada e a piscina ficar longos períodos sem uso, as paredes podem manchar.

Armários – Evite os fundos nos armários, principalmente na cozinha e no banheiro, porque são áreas quentes e úmidas, propícias para a formação de mofo. Para armários com fundo, recomenda-se a colocação de uma placa de isopor e deixar um espaço entre o armário e a parede.

Tecidos – Na praia devem ser evitados muitos tecidos; prefira os que são laváveis e que vão à máquina. Para os estofados, tecidos emborrachados e em couro sintético são mais práticos para cuidar. Também é indicada a aplicação de impermeabilizantes. As cadeiras não precisam de revestimentos. Podem ser em madeira, aço inox, alumínio ou polipropileno, que são mais resistentes e facilitam a limpeza.

Cortinas – O ideal é o uso de materiais que não se danificam com a ação da maresia. José Carlos Martinelli, da Persianas Paraná, indica tecidos, alumínio, PVC, cortinas rolo com tela solar, horizontais de madeira ou horizontais de alumínio. A limpeza deve ser semanal, com espanador de pó ou aspirador de pó com bocal escova. Essa limpeza caseira geralmente é suficiente para um período de 3 a 5 anos. No litoral, se a casa ficar fechada por períodos mais longos, é recomendado que a limpeza seja feita por empresas especializadas.

Fontes: Juliana Fuzetto e Carla Kiss – arquitetas; Andréa Garcia Lecheta – da Kapazi tapetes; José Carlos Martinelli, da Persianas Paraná e Alexandre Fayzano, da Sul Brasileira Tintas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]