• Carregando...
Loja MB, em São Paulo, foi revitalizada pela Loja4D. | Julia Ribeiro/Divulgação
Loja MB, em São Paulo, foi revitalizada pela Loja4D.| Foto: Julia Ribeiro/Divulgação

Potencializar as vendas e revitalizar os pequenos e médios varejos de materiais de construção em um curto período de tempo. É o que promete a Loja4D, lançada oficialmente na última semana durante a Feicon Batimat, evento referência para o setor da construção civil na América Latina, realizado em São Paulo.

Criada por dois escritórios paulistas de arquitetura e design, o Candossim e Cabana e o Design Novarejo, a empresa oferece serviços do tipo “extreme makeover”, no qual repagina as lojas em apenas quatro dias por meio de diagnóstico, tecnologias e módulos que dão cara nova aos comércios.

“Mais de 80% das lojas de materiais de construção do país são pequenos e médios comércios, que não costumam ter o auxílio de profissionais, como ocorre com as grandes redes varejistas, o que faz com que muitos acabem se acomodando. Com o auxílio de arquitetos e equipamentos adequados, nosso objetivo é o de potencializar as lojas, ampliando seus mix de produtos e seu faturamento”, explica Flávio Machado, sócio da Loja4D.

Diagnóstico

A primeira etapa do trabalho refere-se ao diagnóstico do negócio e à elaboração do projeto, que leva de um a três meses. Nela, os profissionais estudam a localização e idade da loja, itens com os quais trabalha e/ou gostaria de trabalhar e o layout do espaço.

Esta etapa conta, ainda, com o apoio da tecnologia por meio de um sistema de antenas wi-fi que mapeia a circulação das pessoas na loja, indicando o comportamento dos clientes dentro do estabelecimento, assim como os pontos de concentração e inacessibilidade.

Finalizado o diagnóstico, é montada a proposta de um novo layout para a loja contendo a melhor disponibilização das gôndolas, cestos e gancheiros e o tamanho ideal dos corredores para torná-la funcional e atrativa, por exemplo.

“Outro item contemplado no projeto refere-se à comunicação visual da loja, incluindo a precificação dos produtos, para que o cliente consiga se achar sem depender exclusivamente do vendedor”, acrescenta Machado.

Ainda segundo o sócio, a falta de equipamentos adequados para organizar e dispor os produtos estão entre os problemas mais graves apresentados pelos comércios, o que faz com que o cliente não consiga enxergar aquilo de que precisa (e também o que não sabia que precisava) e o vendedor não possa oferecer tudo o que tem.

Mãos à obra

Finalizado o diagnóstico e a proposta do novo layout, aprovada pelo dono do negócio, começa a fase de repaginação física do espaço, executada com empresas parceiras. Todo o processo é realizado em quatro dias, período no qual a loja fica fechada para que as mudanças possam ser colocadas em prática. No quinto dia, o comércio volta a funcionar normalmente, agora com uma nova roupagem.

Segundo Machado, o custo para a revitalização varia de acordo com o tamanho e as necessidades das lojas. A principal vantagem, segundo ele, está no incremento das vendas, que chegou aos 20% nos primeiros dias de funcionamento da loja MB, localizada em São Paulo, que funcionou como projeto piloto.

O serviço está disponível para comércios localizados em todas as regiões do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]