• Carregando...

É muito fácil passar pelo São João e não perceber. Muitos moradores de Curitiba nem imaginam onde ele fica e até mesmo alguns moradores do bairro não sabem ao certo o nome do lugar. Fazendo divisa com os "famosos" Pilarzinho, Cascatinha, Vista Alegre e Santa Felicidade, o bairro vive à sombra dos vizinhos e da abundante área verde que resistiu à expansão urbana: são cerca de 621 metros quadrados por habitante, um dos maiores índices da capital paranaense.

O motivo para tamanha confusão é que, mesmo andando por lá, muitas placas de sinalização levam o nome de outro bairro. Um exemplo é a placa que fica no final da Rua Ângelo Domingos Durigan, uma das vias mais importantes da região. "É um local que pertence a Santa Felicidade", diz o morador José Trindade, ignorando que tanto ele quanto a placa estão errados segundo o mapa de arruamento da Prefeitura de Curitiba.

Já para o comerciante Sérgio Figueiredo, proprietário de um pesque-e-pague no bairro, o engano é intencional. "As pessoas não têm idéia de onde fica o São João, o que acaba de certa forma atrapalhando", explica. Por isso, a opção encontrada para localizar o seu comércio foi colocar no panfleto que ele está em um bairro vizinho.

Apesar de pouco conhecido, o São João é considerado um bairro promissor pelo mercado imobiliário devido às boas características residenciais, como as áreas verdes preservadas e a boa localização. Além disso, tem um ponto turístico importante para a cidade, o Parque Tingüi. Para o corretor de imóveis da Imobiliária Kondor, Celso Freitas, a ampla área verde chama a atenção das pessoas que buscam qualidade de vida para morar. "É um bairro bem arborizado e ainda pouco povoado", explica. A Rua José Valle, segundo Freitas, se tornou o centro comercial da região. "É grande a presença de pequenos estabelecimentos que têm ajudado no crescimento do São João", diz.

Para Fátima Dornfeld, gerente de locação da imobiliária Localite, a revitalização da Rua Ângelo D. Durigan valorizou uma grande parte da região com a presença de condomínios horizontais. "Apesar de pouco conhecido, o São João parece uma simpática cidade do interior, com tranqüilidade, muito verde e sossego." Ela afirma que quem procura o local para morar não quer perder o contato com a natureza. "As opções de moradia são variadas, seja em construções isoladas ou em condomínios. É um bairro que aos poucos está se tornando uma boa opção aos que procuram qualidade de vida."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]