• Carregando...
O Aero Rudnick tem prateleiras bem distanciadas para armazenar objetos grandes. | Priscila Forone/Gazeta do Povo
O Aero Rudnick tem prateleiras bem distanciadas para armazenar objetos grandes.| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Dicas

Antes de comprar ou mandar projetar uma estante fique atento a essas questões:

- Pense nos objetos que colocará na estante, já que são suas necessidades que vão determinar o número de prateleiras, a quantidade de divisões e a altura entre elas.

- Não saia de casa sem antes verificar as medidas do ambiente em que ela ficará e, principalmente, da parede em que o móvel será exposto. Já pensou comprar algo maior do que o necessário?

- Se equipamentos eletrônicos, como televisão e home theater, forem colocados na estante, considere a possibilidade de, no futuro, adquirir outras versões. As tevês estão maiores a cada ano e a tentação para a compra de um aparelho com tela grande no longo prazo deve ser levada em conta.

- Reserve espaços para guardar CDs, DVDs, controles remotos e pilhas. Gavetas são úteis para guardar esses objetos que não precisam ficar expostos.

Fonte: Thais Nastás, arquiteta e designer de interiores, e Lupércio Manoel e Souza, designer de interiores.

  • O móvel da Luminar tem portas para
  • Estante China, da Vila Sierra Interiores, para quarto ou sala.
  • A Wide Universum, da Móveis Campo Largo, entra no conceito de móveis modulares.

Foi-se o tempo em que para ter uma estante era necessário se contentar com um móvel enorme e pouca capacidade de adaptação a ambientes pequenos. Com os tamanhos de quartos e salas cada vez menores, principalmente em apartamentos, a regra é pensar na necessidade e na área disponível. Nesse caso, a palavra da vez é a versatilidade.

Essenciais para guardar objetos e organizar ambientes, sejam quartos, salas ou escritórios, as estantes são também úteis para a decoração. Podem ser adequadas de acordo com o gosto e a necessidade de seu dono e com o cômodo em que serão utilizadas. "É possível fazer várias coisas. Se é um escritório, por exemplo, vale mais a pena fazer uma estante e não um armário. Fica um visual mais limpo e dinâmico. Mas o que vale mesmo é o gosto do cliente", explica a arquiteta e designer de interiores Thais Nastás.

Além disso, pode-se dizer que as estantes são uma espécie de curinga na decoração, porque têm os mais variados formatos e cores. Podem ser com ou sem portas, ter diferentes medidas e, o melhor, armazenam os mais diferentes objetos, desde livros a itens de decoração, o que as tornam móveis funcionais. "Muitas pessoas acabam colocando na estante da sala, junto com a televisão, o home theater e os livros, objetos que trouxeram de suas viagens pelo mundo. É uma forma de deixar à mostra um pedaço de suas lembranças", comenta o vendedor da Vila Sierra Interiores Alessandro Mazzarolo.

Material

A preferência ainda é por móveis com materiais que deem o aspecto de madeira, feitos em sua maioria por placas de MDF, revestido por placas de laca ou da própria madeira, aponta Thais. Mas há quem prefira as estantes em metal com prateleiras em vidros ou apenas fixadas na parede com a mão francesa (ganchos fixados diretamente na parede, que servem de apoio para a prateleira).

O designer de interiores Lupércio Manoel e Souza gosta de utilizar, no lugar de um móvel único, várias prateleiras de vidro ou madeira com mão francesa. Os vidros podem ser adesivados com películas com cores ou imagens, dependendo do ambiente e da necessidade e da personalidade de cada pessoa. Mas ele ressalta que essa não é única forma para dar funcionalidade e beleza à sala ou ao quarto. "De repente a ideia é dar um toque contemporâneo a um ambiente clássico. É possível também entrar com uma estante clássica em um ambiente que já é moderno."

Quanto às cores, a preferência tem sido por estantes mais escuras para contrastar com o restante dos móveis e com as paredes. "Os tons de estantes mais procurados são os amadeirados. Os que vendem bem são o carvalho, o venguê (tom castanho) e o ebanizado (castanho escuro quase preto). O tom mais claro que vendemos é o carvalho. Isso porque as pessoas procuram tons que lembrem a madeira", diz Maristela Bubniak, do departamento comercial da Móveis Campo Largo.

Tecnologia

Na era da televisão de tela plana, a tendência é a utilização de móveis baixos, com painéis ao fundo em que o aparelho pode ser fixado e os fios escondidos. "Na sala, normalmente é bom usar estantes ou um móvel baixo para colocar DVD e outros equipamentos eletrônicos com a tevê LCD, que pode ser fixada diretamente na parede ou no painel", explica a arquiteta Thais.

Segundo ela, o quarto segue a mesma tendência com a possibilidade da utilização de várias prateleiras no lugar de um grande armário, que custa mais caro. "Além de ser mais barato, fica bonito e clean. As pessoas podem colocar objetos que ficariam escondidos dentro de um guarda-roupas com portas e que acabam participando da decoração do ambiente." Outra curiosidade desse cômodo é o fato de a televisão ter saído do meio dos armários. "A tevê agora tem um móvel só para ela", diz Maristela.

Organização

Seja com várias prateleiras nas paredes ou dentro do móvel, é preciso caprichar na disposição dos objetos e jamais deixá-los desorganizados. Afinal, essa arrumação pode revelar muito da personalidade do dono da casa. A dica é usar a imaginação aliada à organização. Livros podem ser colocados da maneira vertical (a clássica) ou deitados com um pequeno vaso em cima.

Uma boa opção é deixar DVDs e CDs expostos nas prateleiras organizados pelos títulos em ordem alfabética ou por gêneros. Para os colecionadores de objetos pequenos, como carros em miniatura, canecas ou copos, o ideal é expô-los em um compartimento fechado com vidro para que não acumulem pó e ainda assim fiquem à mostra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]