
As plantas ganham cada vez mais espaço em casas e apartamentos e áreas comerciais, como uma maneira de tornar os ambientes bonitos e agradáveis. Porém alguns cuidados são necessários para que a umidade de jardins e floreiras não se torne um problema, danificando pinturas ou contribuindo com a aparição de fissuras (rachaduras), manchas, vazamentos e descolamentos nas estruturas das edificações.
A palavra-chave é impermeabilização, fundamental para qualquer área ou superfície que tenha contato com água ou umidade. "No caso de floreiras, jardineiras e jardins, é a água usada para a rega das plantas ou da chuva que atua nas estruturas. Por isso os projetos de paisagismo devem prever, antes de tudo, um ou mais orifícios para a saída da água", destaca a engenheira Maria Amélia Silveira, do departamento técnico da Viapol, empresa especializada em produtos para impermeabilização de superfícies.
O planejamento deve levar em consideração o desenho da floreira, contemplando o escoamento correto da água. A escolha do material adequado para usar na prevenção e a incidência de raios solares também são aspectos importantes do projeto.
Produtos
Quando os jardins ou gramados estão sobre o solo, não há a necessidade de usar produtos como os impermeabilizantes, pois a água precisa ser drenada para não se acumular na superfície. Mas as paredes de jardins sim, para que não ocorra destacamento das argamassas e das pinturas por causa da umidade. As raízes também podem afetar as paredes. Para prevenir, produtos antiraiz, como manta asfáltica e pintura impermeabilizante são indicados.




