• Carregando...

Vai viajar mas está com medo de deixar a casa sozinha? Nessa época, quem tira férias e sai da cidade é obrigado a conviver com o medo de que o seu imóvel seja arrombado. Mas é possível diminuir os riscos, basta seguir os conselhos dos especialistas em segurança patrimonial. Algumas providências exigem investimento, mas alguns pequenos cuidados já podem dificultar a ação dos criminosos.

Uma recomendação é antiga, mas nem por isso menos atual: suspender a entrega de jornais e revistas e pedir a um vizinho que recolha a correspondência sempre ajuda, pois evita que a residência fique com aspecto de abandonada. "Isso ajuda a dar a impressão de que há moradores na casa", diz o diretor de Tecnologia da Fort Knox, empresa especializada em soluções de segurança.

Segundo ele, outra dica do tempo dos avós que ainda funciona é nunca deixar luzes acesas, seja na parte interna ou externa do imóvel. "Durante o dia, isso denuncia que não há moradores na residência", explica. Nas casas com jardim na frente, uma maneira de simular a presença de pessoas é contratar alguém para manter o gramado limpo, ensina o consultor de segurança Juarez Novaes Theodoro, da Instalarme. Outra dica simples: evitar colocar cadeados no lado externo do portão – já que isso evidencia a saída dos moradores.

Agora, se a família tem disponibilidade orçamentária – ou seja, dinheiro em caixa para gastar – é possível aumentar sensivelmente a segurança do imóvel. Atualmente há sistemas que permitem acompanhar tudo o que acontece na casa até mesmo durante as férias. A Instalarme oferece, por exemplo, um pacote de segurança em que um circuito fechado de televisão (CFTV) monitora o imóvel e transmite as imagens pela internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]