• Carregando...

Quem não leva um susto ao constatar que a casa está sendo invadida, ou até mesmo demolida, pelos cupins? São dois os tipos de insetos que infestam as casas: cupim de solo, que "come" cimento e pode se locomover atrás de azulejos, pastilhas de vidro e o cupim que vem de revoada. O artista plástico Piero Calo, especialista na área de marcenaria, dá dicas para evitar a instalação desta praga e como eliminá-la:

• Quando construir uma casa certifique-se da remoção do entulho (principalmente restos de madeira), pois eles atraem os cupins de solo.

• Madeiras moles como pinus, pinho e aglomerados são ricos em alimentos para cupins. As melhores madeiras são as mais duras e/ou com maior concentração de resinas, como o cedro, jatobá, jacarandá, imbuia escura e a peroba.

• Não mate as aves nativas. Elas colaboram com a manutenção do equilíbrio ecológico e ainda se alimentam de cupins. Plante árvores de pequenas frutas que ajudam a atrair estas aves.

•Bases de grandes móveis ou de armários devem ser vazadas, com grandes recortes, pois é através da base dos móveis que os cupins se alastram.

•Pequenos móveis ou peças de madeira infestadas podem ser tratados numa estufa caseira, que pode ser "construída" da seguinte forma: dar um "banho" de cupinicida na peça e recobrir com plástico preto bem vedado com fita crepe. Deixar as peças ao sol por duas semanas. Depois descubra e deixe arejar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]