• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Prédio residencial no Água Verde ganha um hall, de 200 metros quadrados, decorado em estilo europeu, com peças antigas de origem francesa, inglesa e italiana. Na composição, espaços livres, como os encontrados em galerias, foram deixados para facilitar a contemplação dos objetos de arte.

Peças de antiquário organizadas como se estivessem em uma galeria de arte. Esse foi o conceito utilizado por Robert Evlagon, do antiquário e escritório de arte Novecento, para decorar um hall de um edifício residencial em Curitiba. "As peças colocadas ali são objetos de arte e para serem contemplados como tal precisam de distância. Por isso usei uma organização perimetral que proporciona esse espaço", diz Evlagon. A decoração seguiu os estilos clássico e neoclássico (linhas do projeto arquitetônico do prédio).

O hall foi o primeiro trabalho da Novecento como escritório de arte. De acordo com o Evlagon, o estilo neoclássico na decoração não é exatamente uma tendência atual, mas sim uma opção sofisticada de decoração que exige conhecimento. "A maioria das peças retirei do antiquário. É preciso conhecer as histórias dos objetos e saber colocá-los de uma forma harmoniosa para o ambiente não ficar carregado". Segundo ele, o mais complicado foi o transporte das peças. "Os objetos de mármore pesam entre 1,5 e 2 toneladas, o que exigiu trabalho especializado", diz.

Composto por três ambientes, o hall de 200 metros quadrados, tem 10 metros de pé-direito, que foi valorizado por um espelho de 5,5 metros de altura por 2,4 metros de largura estilo Luís XVI (neoclássico) e esculpido à mão. Em frente ao espelho foi colocado um lustre de bronze e cristal estilo Versailles, de 1,80 metro de altura por 1,60 metro de diâmetro. Outros elementos de destaque são duas poltronas neoclássicas de estofado azul celeste (tom característico do reinado de Luís XVI e que pode ser observado em vários elementos do filme Maria Antonieta).

O espelho Luís XVI, de 5,5 metros de altura é esculpido à mão. Ao lado, quadros óleo sobre tela, de natureza morta (técnica da escola holandesa) e escultura Vênus e Cupido (2,30 metros de altura). Esta peça, assinada por Auguste Moreau, é da França do século 19. Ao fundo, imagem ampliada de um chatô do interior francês.

Poltronas estilo Règènce (período de transição do reinado de Luís XIV para Luís XV) . Ao fundo, escultura de 2 metros de altura, de origem européia do século 20. A figura seria de um imperador romano não identificado.

Detalhe dos pés do aparador estilo Renascimento, de origem italiana, localizado na entrada do hall. A peça tem tampos de mármore e estrutura de madeira entalhada à mão, com acabamento de folha de madeira de ouro polido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]